Primeiros socorros: o que fazer diante de uma situação de emergência?

[Primeiros socorros: o que fazer diante de uma situação de emergência?]

Possuir noções básicas de primeiros socorros pode mudar o desfecho de um acidente.

 

Afinal, saber como socorrer vítimas de queimadura ou como realizar massagem cardíaca são procedimentos simples, mas que podem aumentar as chances de recuperação da vítima.

 

Por isso, especialistas - como o Dráuzio Varella - defendem o aprendizado dos primeiros socorros. O conhecimento é importante tanto para prestar socorro à vítima quanto para saber o que não fazer, evitando o agravamento do caso.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Aqui você vai aprender o que são primeiros 

socorros e como agir diante de algumas situações. Ah! E, no fim do texto, você terá acesso a um curso completamente grátis sobre o assunto. Vamos lá?!

 

Afinal, o que são primeiros socorros?

 

Os primeiros socorros são a prestação de ajuda imediata à vítima até a chegada do socorro profissional. São conhecimentos simples que podem reduzir os riscos de sequelas no paciente, o sofrimento da vítima, auxiliar o trabalho dos socorristas e, claro, salvar uma vida.

 

Que tal um exemplo?! 

 

Em todo o mundo, milhares de pessoas morrem por parada cardiorrespiratória todos os anos. No entanto, muitos casos poderiam ser evitados por meio de uma massagem cardíaca imediata, de acordo com um estudo realizado na Stony Brook University de Nova York.

 

Segundo a pesquisa, a chance de uma vítima de parada cardiorrespiratória sobreviver diminui em 10% a cada minuto que ela passa sem receber os primeiros socorros. No entanto, se a vítima recebe atendimento imediato, a chance de reanimação aumenta consideravelmente.

 

Os dados, portanto, evidenciam a importância dos primeiros socorros, que vão além do cuidado com vítimas de mal súbito. Situações como queimadura, engasgo, desmaio, entre diversas outras, exigem o cuidado imediato para manutenção dos sinais vitais e não agravamento do caso.

 

Como agir diante de uma situação de emergência?

 

Veja a seguir o passo a passo do que fazer em uma situação de emergência.

 

1. Fique seguro

 

O primeiro passo antes de prestar primeiros socorros é checar o ambiente. Verifique se não há nenhuma situação que coloque você ou a vítima em risco. Para isso, fique atento a situações como incêndio, deslizamento, fumaça tóxica, entre outros perigos. 

 

E, em caso de risco, procure ajuda imediatamente, afinal, de nada adianta prestar primeiros socorros, se você também se machucar. Além disso, se o acidente tiver ocorrido em uma via pública é muito importante realizar a sinalização correta para evitar acidentes adicionais.

 

2. Ligue para emergência

 

O próximo passo é acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do telefone 192. Durante a ligação você deve passar para os técnicos de atendimento todas as informações iniciais sobre a vítima, a gravidade do acidente e a sua localização exata.

 

Nesse momento é muito importante manter a calma e ser objetivo para agilizar o atendimento. Em seguida, a chamada é encaminhada ao Médico Regulador que presta orientações de primeiros socorros. Quando necessário, é enviada uma ambulância até o local.

 

Outros telefones importantes em caso de emergência:

  • Corpo de bombeiros - 193
  • Disque-intoxicação (ANVISA) - 0800-722-6001
  • Defesa Civil - 199
  • Polícia Militar - 199

 

3. Siga todas as recomendações

 

Até a chegada dos profissionais, mantenha a calma e siga corretamente todas as orientações do Médico Regulador. Nesse caso, ter noções básicas de primeiros socorros possibilita que você preste melhor assistência à vítima.

 

Ah! Mas, caso você não se sinta preparado para prestar os primeiros socorros, peça a outra pessoa. A partir daí você pode ajudar de outra maneira, por exemplo, mantendo o local seguro e evitando aglomerações. 

 

4. Aguarde os socorristas

 

Por mais que os primeiros socorros sejam fundamentais para tentar manter a vítima consciente e com sinais vitais, situações de emergência requerem profissionais treinados. Portanto, aguarde a ajuda especializada junto com a vítima em um local seguro.

 

Nesse momento é muito importante fornecer apoio emocional para a vítima, avisar que o socorro especializado já está a caminho e falar que vai ficar tudo bem. Também tente manter a vítima acordada e, em caso de queda ou acidente de trânsito, evite movimentá-la.

 

Primeiros socorros: entenda como agir em diferentes situações

 

Como vimos até aqui, ter noções básicas de primeiros socorros pode fazer a diferença diante de uma situação de emergência. O conhecimento é importante para ajudar a vítima e para que você se sinta mais seguro em prestar socorro.

 

Pensando nisso, separamos aqui algumas práticas de primeiros socorros em diferentes situações. Confira!

 

Em caso de fratura

 

A fratura pode ser exposta ou fechada. O primeiro caso acontece quando o osso rompe a pele e fica exposto. Já em fratura fechada, a pele não é rompida.

 

Nos dois casos, o prestador de primeiros socorros não deve tentar colocar o osso no lugar nem movimentar a vítima, uma vez que isso pode agravar o caso. O ideal é realizar a imobilização do local da fratura e aguardar a ajuda especializada. 

 

Em caso de corte profundo

 

O corte profundo é um acidente comum, no entanto, muita gente ainda tem dúvida do que fazer nesses casos. O recomendado é apenas lavar o ferimento com água e sabão para evitar que as bactérias presentes na pele entrem no corte. 

 

Em caso de sangramento, pressione o local com uma toalha, se o corte for muito profundo, procure imediatamente atendimento médico. É muito importante não colocar nada sobre a ferida nem medicar a vítima.

 

Em caso de atropelamento

 

Se você presenciar uma situação de atropelamento, tente manter a calma e ligue para o serviço de emergência. Não movimente a vítima, já que isso pode gerar sequelas e, até mesmo, hemorragia. Mantenha os curiosos afastados e sinalize bem o local.

 

Quer aprender mais sobre primeiros socorros?

 

Ter noções básicas de primeiros socorros é essencial para prestar o suporte adequado à vítima em situação de emergência, por isso, todo o cidadão deve estudar o assunto.

 

Além disso, o domínio do tema é um diferencial no currículo, principalmente, para vagas em grandes empresas.

 

Pensando nisso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza o Curso Online Grátis de Primeiros Socorros. No material você vai aprender mais sobre as técnicas e procedimentos que devem ser usados em diversas situações de emergência.

 

No Curso você também entenderá o que deve ser feito em cada caso, assim como, conhecerá mais sobre equipamentos e aspectos gerais dos primeiros socorros. Trata-se de um curso livre de aperfeiçoamento destinado a toda a população. 


Não vai perder, né?! Então, acesse o link e aprenda mais sobre primeiros socorros gratuitamente.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos