4 dicas para otimizar o controle financeiro empresarial

[4 dicas para otimizar o controle financeiro empresarial]

Otimizar o controle financeiro empresarial é uma das principais metas para quem empreende no Brasil. A educação financeira ainda é pouco valorizada no país, o que leva ao fechamento de diversas empresas, diariamente, por uma má gestão do recursos.


Para margem, segundo o estudo Causa Mortis realizado pelo SEBRAE, erros de gestão financeira ainda está entre as principais causas de fechamento de empresas. Mas, afinal, o que pode ser feito para otimizar o controle financeiro de um empreendimento?

 

É preciso realizar um bom planejamento e garantir o equilíbrio no caixa para evitar contratempos. Além disso, faz-se necessário uma série de procedimentos de gestão, desenvolvimento de estratégias e aquisição de conhecimento. 


Quer saber mais? Então, continue a leitura e conheça 4 dicas incríveis para otimizar o controle financeiro empresarial. 

 

1 - Invista em conhecimento 

 

Antes de mais nada é preciso estudar a fundo sobre controle financeiro empresarial. Em momentos de ascensão, guiar o empreendimento é uma missão possível, contudo, diante de uma crise, a especialização se faz indispensável. 


O GINEAD, entendendo a necessidade do pequeno empreendedor, oferece cursos na área administrativa gratuitamente. Além disso, o formato EAD é uma excelente oportunidade para conquistar especialização sem sair de casa. 


O estudo relacionado a financeiro e administração é importante para que o empreendimento se mantenha e para que o empreendedor saiba se portar diante de situações adversas. O gestor também pode aproveitar cursos sobre ferramentas de gestão e marketing digital.

 

2 - Planeje-se

 

O ideal é fazer todo o planejamento antes de abrir a empresa, mas caso você tenha pulado esta etapa, comece agora. O planejamento é o melhor caminho para quem almeja otimizar o controle financeiro da empresa. Neste momento devem ser definidos o orçamento, quais atividades serão realizadas e quais produtos serão vendidos.


Em seguida, defina as metas, os objetivos e as métricas que serão usadas para mensurar dos resultados. O acompanhamento do planejamento deve ocorrer com frequência para verificar se os planos estão sendo cumpridos. O planejamento, além de fornecer uma melhor visualização da empresa, também é um ferramenta eficiente na identificação de falhas.

 

3 - Crie e controle o capital de giro


Especialmente, diante de uma crise econômica é preciso estruturar e manter um fundo de reserva, conhecido como capital de giro. Essa importante ferramenta financeira pode, inclusive, evitar a quebra do empreendimento.


É por meio do capital de giro que o empreendedor consegue fazer a manutenção das dívidas enquanto ainda não recebeu os pagamentos. Além disso, o capital de giro é importante em caso de crises internas, no qual o fundo de reserva será usado enquanto o gestor busca alternativas para manter o empresa. 

 

4 - Tenha um software de controle financeiro


Se você ainda não sabe o que é um software de controle financeiro, está na hora de conhecer e adquirir essa ferramenta. Não é à toa que esse tipo de sistema tem sido apontado, atualmente, como a melhor solução para otimização do controle financeiro empresarial.


Dentro da plataforma é possível fazer todo o controle financeiro de forma integrada com outros setores e com a conta bancária da empresa. Além disso, automação é a palavra-chave. Com o uso do software não é mais necessário a atualização de planilhas ou risco de convergência de informações. Toda a gestão financeira passa a ser centralizada e otimizada. 


Conheça os principais recursos de um software de controle financeiro:

 

 

Ao contrário do que se pensa, um software de controle financeiro não deve ser considerado um artigo de luxo dentro da empresa, mas sim entendido como uma necessidade que promove o ganho de tempo e evita erros de gestão. No mercado, já é possível encontrar diversos softwares que superam expectativas por preços acessíveis. Por aqui, indicamos o Simples Agenda, um completo software de controle financeiro. Quer saber mais? Acesse o link e teste grátis! 


Gostou do texto? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos