Guia Completo: Como Usar as Ferramentas Google para Criar Campanhas de Marketing

[Guia Completo: Como Usar as Ferramentas Google para Criar Campanhas de Marketing]

Quem deseja trabalhar na área de Comunicação e Marketing ⎼ seja em uma empresa ou em sua própria agência digital ⎼ encontra nas Ferramentas do Google excelentes aliadas na realização de diversas atividades relacionadas à produção e gerenciamento de textos, gráficos, tabelas e apresentações, entre tantas outras possibilidades.

 

As Ferramentas do Google facilitam a criação de uma boa estratégia de Marketing para os negócios, uma vez que suas inúmeras funcionalidades permitem que o planejamento, definição de ações e direcionamentos das campanhas sejam otimizados.

 

Neste artigo, vamos mostrar como as Ferramentas Google podem ajudar no desenvolvimento de seus trabalhos de Marketing. Continue com a gente para conhecer as principais e como acessar essas ferramentas!

 

O que são as Ferramentas Google?


As Ferramentas Google são um conjunto de softwares gratuitos que entrega um verdadeiro universo de possibilidades para quem atua com o Marketing Digital.

 

Para cada tarefa ou estratégia de marketing, o Google coloca à disposição dos usuários, gratuitamente, uma série de funcionalidades que permitem a criação de conteúdos como textos, gráficos, tabelas e apresentações.

 

Mas as possibilidades não se restringem às tarefas mais operacionais. Ao contrário, as Ferramentas Google oferecem uma série de aplicativos que atuam nas atividades estratégicas do marketing, como a criação de campanhas de mídia paga, monitoramento de sites, alertas de pesquisa, acompanhamento de tendências de busca e organização de agenda, entre outras.

 

Não é exagero dizer que, quando bem utilizadas, as Ferramentas Google funcionam como uma agência especializada em Marketing Digital!

 

Os diferentes aplicativos possibilitam a geração de ganhos importantes para o desempenho do negócio no mundo online, mesmo que você ainda atue como autônomo ou freelancer ao fornecer serviços de marketing para outras empresas.

 

Quais são as principais Ferramentas Google?

 

As Ferramentas Google podem ser utilizadas em diversos aspectos da atividade de Marketing & Comunicação, trazendo os resultados desejados pelos usuários nas diferentes tarefas.

 

Para acessar qualquer uma delas, basta entrar nos sites oficiais. Digite o nome da ferramenta no buscador do Google e aparecerá a página oficial do aplicativo desejado. Para utilizar o serviço, é só fazer o login na conta Google.

 

Confira, a seguir, as principais Ferramentas Google que estão disponíveis gratuitamente. Veja quais são seus objetivos, funcionalidades e aplicações!

 

1) Google Drive:

 

O Google Drive é um aplicativo de armazenamento em nuvem que está disponível para todos os usuários que possuem um Gmail. Todos têm acesso gratuitamente a 15 GB de espaço na nuvem, onde qualquer tipo de arquivo pode ser armazenado.

 

Além disso, um dos grandes benefícios do Google Drive é permitir a sincronização de arquivos do computador ou smartphone, gerando um upload automático para o armazenamento na nuvem.

 

Todas as informações inseridas na ferramenta podem ser organizadas em pastas, que são encontradas facilmente com a ajuda de um simples mecanismo de busca. Para isso, basta ter um dispositivo eletrônico conectado à internet.

 

2) Google Docs:


O Google Docs é um completo editor de textos totalmente gratuito. Trata-se de uma ferramenta versátil para produzir e editar textos.

 

Além de oferecer uma série de recursos úteis para este fim, possui funcionalidades adicionais, como inserir links, imagens, ícones e fazer toda a formatação do arquivo.

 

3) Planilhas Google:

 

As planilhas do Google funcionam de maneira semelhante ao Excel da Microsoft, possuindo, inclusive, suporte para os mesmos tipos de arquivos.

 

É possível criar tabelas, gráficos complexos e usar fórmulas integradas. Assim como o Google Docs, os dados são salvos automaticamente no Google Drive e podem ser compartilhados com qualquer pessoa.

 

4) Apresentações Google:

 

Se você quer fazer boas apresentações para os seus clientes, esta é a ferramenta perfeita. O aplicativo permite criar slides e personalizar todo o conteúdo.

 

A plataforma disponibiliza uma variedade de temas para deixar sua apresentação mais atraente, tendo acesso, ainda, a outros recursos, como fonte, cor, layout, gráficos e inserção de imagens.

 

5) Gmail:

 

O Gmail é uma ferramenta focada no envio e recebimento de mensagens eletrônicas. Uma de suas maiores vantagens é o design amigável, organizado e funcional. Os e-mails são agrupados em etiquetas, como: caixa de entrada, enviados, rascunhos, spam e saída. 

 

É possível também personalizar e criar novas etiquetas. Por todas essas características, o Gmail normalmente é utilizado como o provedor principal de mensagens eletrônicas.

 

Isso permite que esse tipo de comunicação esteja integrada às demais Ferramentas Google, facilitando a usabilidade dos arquivos e tornando mais rápida a comunicação com clientes e fornecedores.

 

6) Google Search:

 

O Google Search é uma ferramenta ideal para monitorar as métricas de desempenho orgânico de um site, ou seja, medir o volume de buscas e a quantidade de visitantes e de cliques realizados na página sem a necessidade de realizar publicidade pagas.

 

Assim, de maneira rápida e objetiva, o aplicativo apresenta informações como:

 

- Taxa de cliques e impressões (visualizações).
- Posicionamento das páginas e das palavras-chave na busca do Google.
- Cobertura da indexação do site, com informações sobre possíveis correções necessárias.
- Relatórios de visão geral do site.

 

7) Google Ads:

 

Essa ferramenta é a solução para empresas, profissionais autônomos e prestadores de serviços que desejam realizar publicidade online paga no Google.

 

Com a ajuda de funcionalidades bem intuitivas, é possível criar anúncios digitais para serem veiculados nos diversos canais da plataforma Google. 

 

Entre os benefícios do Google Ads, estão:

 

- Dar destaque a produtos, serviços, posts e artigos de blogs específicos.
- Variar a maneira como a publicidade é realizada, utilizando páginas de pesquisa, rede de display, apps, Youtube e muitas outras possibilidades.

 

8) Google Meet:

 

O Google Meet é a ferramenta gratuita para videoconferências.

 

Por meio dela, pode-se reunir até 100 pessoas durante o período de uma hora. No decorrer desse encontro, é possível usar funcionalidades, como: chat, compartilhamento de tela e envio de documentos.

 

Para ter acesso a reuniões maiores, e a outras funcionalidades e ferramentas, o usuário deve escolher um dos planos pagos que melhor atende às suas necessidades.

 

Uma das maneiras de utilizar o Google Meet nas estratégias de marketing é apresentar tutoriais sobre um determinado produto com clientes e outros parceiros de negócios. Além disso, o conteúdo pode ser disponibilizado nas mídias digitais e redes sociais da empresa ou do profissional.

 

9) Google Optimize:

 

Entre as ferramentas Google, o Optimize é a mais indicada para melhorar a experiência do usuário e a taxa de conversão do site através da realização de testes de atração de novos visitantes. 

 

Com ela, é possível realizar testes em qualquer elemento HTML de uma página, com o objetivo de entender melhor o comportamento dos seguidores na página em relação a alguma mudança em seu design ou na estrutura de navegação.

 

10) Google Trends:

 

Para descobrir e acompanhar as tendências e assuntos mais buscados e debatidos pela audiência, o Google Trends é a melhor solução.

 

Por meio dos dados coletados em toda a internet, a empresa ou profissional liberal pode criar estratégias de marketing alinhadas com o perfil de seu público-alvo ou dos consumidores de uma determinada região.

 

Vale lembrar que o Google é o maior buscador que existe. Sendo assim, as tendências coletadas pela ferramenta têm alta abrangência e assertividade. Sem falar que é possível inserir filtros por volume, localidade, temas, tempo ou realizar uma série de outras segmentações.

 

11) Google Analytics:

 

Sempre que for necessário mensurar e monitorar o tráfego do site, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável.

 

Com ela, tem-se acesso a relatórios de dados coletados sobre o comportamento do público-alvo durante a navegação no site.

 

As informações coletadas incluem: 

 

- Número de acessos que o site obteve.
- Tempo médio de permanência nas páginas.
- Dados demográficos dos usuários.

 

12) Google Meu Negócio:

 

Essa ferramenta ajuda as empresas, autônomos, profissionais liberais e prestadores de serviços a serem encontrados nas pesquisas feitas na página de busca ou no Google Maps.

 

Para facilitar os usuários a acharem o negócio, podem ser inseridas informações, como nome, endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento e horários de pico.

 

Uma funcionalidade importante são as perguntas, avaliações e comentários de usuários. Com ela, a empresa consegue entender melhor as necessidades do seu público-alvo, algo que é essencial para se aproximar dos consumidores e para obter feedbacks valiosos sobre produtos e serviços, e também sobre a experiência dos clientes.

 

Aprenda mais sobre as Ferramentas Google com o GINEAD

 

As Ferramentas Google são atualmente o pacote de aplicativos online mais abrangente da internet para as empresas, profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviços que desejam otimizar suas ações de Marketing Digital a fim de aumentar o volume de negócios.

 

E, o melhor de tudo, todas elas estão disponíveis gratuitamente!

 

Se você ainda é iniciante e deseja conhecer melhor como utilizar as principais Ferramentas Google disponíveis, nós estamos aqui para te ajudar! 

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância é uma plataforma de cursos livres online que oferece mais de 400 títulos relacionados a todas as áreas do conhecimento.

 

Entre eles, estão cursos especialmente voltados às Ferramentas Google, desenvolvidos especialmente para permitir que os alunos as utilizem de maneira plena após concluídas as aulas.

 

Todos os cursos relacionados às Ferramentas Google são oferecidos por meio de vídeo aulas, sendo que os alunos também têm acesso às apostilas de apoio e acompanhamento, que podem ser baixadas diretamente para o seu computador, tablet ou smartphone.

 

Conheça os cursos disponíveis:

 

1) Curso de Google Drive (10 horas-aula)

2) Curso de Google Docs (20 horas-aula)

3) Curso de Google Planilhas (20 horas-aula)

4) Curso de Introdução às Ferramentas Google (50 horas-aula)

 

Todos os cursos oferecidos pelo GINEAD são gratuitos para matrícula e acompanhamento das aulas e, ao final, após aprovação em um teste de avaliação, o estudante pode solicitar seu Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

Então, não perca mais tempo! Matricule-se no GINEAD e dê um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao dominar por completo as Ferramentas Google!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos