O que é e como tornar-se um adestrador de cães?

[O que é e como tornar-se um adestrador de cães?]

Se tem uma coisa muito boa que os dias de hoje nos mostram é que o amor e a preocupação com o bem-estar dos animais é cada vez maior entre os humanos.

 

Cães e gatos, principalmente, já são considerados membros da família por muitas pessoas, que não os enxergam mais como simples bichinhos de estimação. Ao contrário, são tidos como verdadeiros “filhos de quatro patas”.

 

Essa nova perspectiva acarreta importantes mudanças de comportamento. Se, antes, o lugar deles era restrito ao quintal da casa ou à varanda do apartamento, agora, os animais circulam livremente pela residência, podendo descansar no sofá e dormir na cama dos pais à noite.

 

Mas é claro que alguns limites são necessários!

 

Especialmente no caso dos cachorros, a boa convivência pede que, por exemplo, eles aprendam a fazer suas necessidades fisiológicas em locais apropriados e saibam se comportar adequadamente em determinadas situações, como no caso da visita de pessoas estranhas à casa ou ao encontrar outros cães nos passeios pelo bairro.

 

A questão é que dificilmente os pais de pets sabem como educar de maneira correta seus filhos caninos.

 

É nesse cenário que surge a figura do adestrador de cães, um profissional capacitado que é cada vez mais requisitado para ensinar e treinar os animais para que, assim, possam adquirir novos comportamentos.

 

Então, se você está em busca de uma nova profissão e, principalmente, tem amor pelos animais, fique atento a este conteúdo!

 

Você vai saber como tornar-se um adestrador de cães, podendo abraçar esta cativante e rentável atividade, conquistando muitos amigos pelo caminho (humanos e de quatro patas)!

 

 

O que é preciso para ser um adestrador de cães?


Como em qualquer profissão, conhecer bem a parte técnica é importante, mas a pessoa também deve possuir algumas características essenciais em termos de personalidade para que consiga prestar um bom serviço e ter o seu trabalho reconhecido. Confira!

 

  • Amar os animais - mais do que simplesmente gostar de cuidar deles, é preciso nutrir um sentimento mais profundo, de que são seres extraordinários e encantadores.]
  • Ser paciente - adestramento é uma atividade que tem como um de seus princípios a repetição de tarefas, até que o cão absorva e se condicione ao comportamento desejado.
  • Ter empatia com os pais humanos - normalmente, as pessoas ficam ansiosas para que os resultados apareçam logo. O profissional deve transmitir tranquilidade para que elas tenham paciência. As etapas do processo devem ser respeitadas, uma vez que cada animal tem o seu tempo de aprendizado.
  • Ter boa comunicação - a ansiedade dos pais de pets requer do adestrador traquejo na hora de conversar sobre o passo a passo do adestramento, para que possa demonstrar a evolução gradativa apresentada pelo cão.

 

 

Dicas para começar a trabalhar com adestramento de cães


O adestramento está diretamente relacionado com a capacidade do profissional em interagir com o animal, conquistando sua confiança enquanto propõe atividades de ordem física, mental e social ao cão.

 

Para isso, é preciso muito estudo e curiosidade para entender a “lógica” do comportamento canino. Assim, vale a pena se capacitar em cursos online e presenciais, além de buscar referências positivas junto a outros profissionais.

 

Esse conhecimento deve ser aplicado no dia a dia, buscando aperfeiçoar as rotinas de treinamento e aprendendo com os erros cometidos ao longo do caminho.

 

Dessa forma, algumas dicas práticas importantes para se tornar um adestrador competente são:

 

1) Adestre seu próprio cão

 

É a melhor forma de começar, pois você já conhece o animal e existe uma relação de confiança. Você pode:

 

  • Utilizar as técnicas que aprendeu nos cursos para ensinar comandos básicos como “Senta”, “Fica”, “Junto” e “Deita” antes de partir para os mais complexos.
  • Perceber quais são os sinais que o cão oferece quando está alegre, com medo ou ansioso e utilizá-los em benefício do adestramento.
  • Descobrir os estímulos individuais que reforçam ou inibem os diferentes comportamentos.
  • Ajudar amigos e familiares que enfrentam problemas com o adestramento de seus cães.

 

2) Prefira os métodos de adestramento positivo

 

As técnicas tradicionais, baseadas na punição do animal quando tem um comportamento errado (broncas, spray de água, trancos, sustos e uso de enforcador), devem ser totalmente descartadas, por serem ineficientes e prejudicarem a qualidade de vida do cão.

 

Por outro lado, pesquisas realizadas por especialistas em comportamento animal já comprovaram que o adestramento positivo traz os resultados esperados de maneira mais fácil e rápida.

 

Nesse tipo de abordagem, o adestrador mostra ao cão o que ele deve fazer, como forma de educar, incentivar e condicionar o bom comportamento. A cada acerto, oferece uma recompensa sob forma de carinho ou de petisquinho.

 

3) Priorize os fundamentos de cada técnica

 

O adestrador iniciante não deve ter pressa para aplicar a metodologia completa de cada técnica. O conhecimento vai sendo adquirido aos poucos.

 

A prática deve começar a partir dos fundamentos básicos. Conforme se sente mais confiante, as sessões de treinamento vão se desenvolvendo naturalmente, com a aplicação gradativa das técnicas que levam a comandos mais complexos.

 

4) Aprenda a resolver problemas durante o adestramento

 

De uma certa forma, o adestrador é um “resolvedor de problemas”. Afinal, foi contratado para mudar os comportamentos que o cão adquiriu por conta do seu instinto animal.

 

As técnicas positivas de adestramento irão auxiliar o profissional a solucionar uma série de situações indesejadas, condicionando o cão a se comportar de maneira mais apropriada.

 

Por exemplo: aprender a passear com a guia sem atropelar o passo e sempre junto ao humano; não pular em outras pessoas ou latir e avançar sobre outros cães; aprender qual é o local certo da casa para fazer xixi e cocô; entre outros.

 

5) Saiba identificar problemas de ordem emocional no cão

 

Muitas vezes, o mau comportamento do animal está relacionado a problemas de ordem emocional.

 

Um exemplo clássico é o de destruir móveis da casa quando está sozinho. Isso pode acontecer devido à ansiedade do cão pela ausência dos humanos durante o dia. 

 

Cabe ao adestrador entender quais são as causas que levam a um determinado comportamento. Somente assim poderá desenvolver um trabalho que elimine ou minimize o sentimento negativo do animal, encontrando uma solução para o problema.

 

 

O que fazer para se tornar um adestrador de cães?

 

O adestramento de cães é uma atividade essencialmente prática. No entanto, existem muitos conceitos teóricos envolvidos na profissão que devem ser adquiridos por meio de cursos especializados.

 

Para ajudar os interessados a dar os primeiros passos, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece o Curso Online Grátis de Adestramento de Cães

Ao longo das 60 horas previstas na carga horária, o aluno tem acesso a um amplo material didático em que aprende os fundamentos da profissão e as técnicas essenciais utilizadas para condicionar o bom comportamento dos animais em uma série de situações.

 

Ao final, o estudante pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, válido em todo o Brasil, que pode ser anexado ao currículo. A emissão do documento é opcional, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

 

O GINEAD é uma das maiores plataformas digitais de ensino à distância do país, com mais de 400 cursos online nas diversas áreas do conhecimento.

 

Quer dar um salto na sua carreira profissional? Então, venha para o GINEAD!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos