Programação Neurolinguística: o que é e como ela pode ajudar o seu crescimento

[Programação Neurolinguística: o que é e como ela pode ajudar o seu crescimento]

 

Você já reparou naqueles indivíduos que têm a capacidade de influenciar quem quer que esteja ao seu redor? Pessoas que são persuasivas ao utilizar as palavras e a linguagem corporal, e fazem com que suas ideias e opiniões sejam bem aceitas por todos.

 

Esse “poder de convencimento” até pode até ser um dom natural em alguns casos. No entanto, isso não significa que a “mágica” esteja restrita a eles. Na verdade, não existe qualquer magia nesse processo, ainda que a palavra esteja entre várias aspas.

 

O fato é que as ciências que estão por trás do comportamento humano já identificaram e desenvolveram diversas técnicas que se propõem a aumentar o poder de persuasão e de influência de quem souber utilizá-las adequadamente.

 

Nesse sentido, a Programação Neurolinguística (PNL) surge como uma das linhas mais eficientes. Trata-se de uma metodologia comportamental que pode ser utilizada em diversas situações, principalmente no que se relaciona ao desenvolvimento pessoal, evolução de carreira e construção / fortalecimento de relacionamentos.

 

Quer entender melhor como a PNL pode trazer benefícios importantes para a sua vida? Então, continue com a gente neste artigo!

 

 

O que é Programação Neurolinguística (PNL)?

 

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma área de estudo que desvenda a complexa conexão entre o cérebro humano, os padrões de comportamento e a linguagem que utilizamos diariamente. Por meio dessa abordagem, busca-se compreender como o cérebro influencia o modo como aprendemos, nos comportamos e nos comunicamos com o mundo ao nosso redor.

 

Através do estudo dos modelos neurais, é possível compreender o tipo e a forma de linguagem que o indivíduo utiliza em sua vida pessoal e profissional.

 

A análise de cada elemento que compõe o termo PNL ajuda a entender melhor seus objetivos:

 

- Programação - refere-se à maneira como o cérebro organiza e relaciona as ideias com as ações e comportamentos, a fim de produzir resultados.

- Neuro - a percepção e compreensão do mundo somente é possível devido aos cinco sentidos do corpo. São eles que possibilitam a compreensão neurológica da realidade e determinam os comportamentos que as pessoas adotam em resposta.

- Linguística - as linguagens verbal e corporal são os instrumentos que a mente utiliza para ordenar os pensamentos e os comportamentos entre si, o que viabiliza e dá forma ao processo individual de comunicação.

 

Em outras palavras, a PNL estuda os padrões neurais e comportamentais resultantes da interação que existe entre a mente, o corpo e a linguagem praticada pelo indivíduo.

 

Ela parte do princípio que, ao receber os estímulos provenientes dos cinco sentidos, o cérebro produz, de maneira inconsciente, modelos emocionais e de comunicação que determinam o comportamento das pessoas e que podem ou não ser benéficos a elas.

 

 

Como a PNL pode funcionar na prática


A PNL revela-se um poderoso instrumento de autoconhecimento, que permite ao indivíduo identificar as emoções que regem suas atitudes e realizar as mudanças nos padrões comportamentais que o incomodam.

 

Dessa forma, constrói um caminho que o conduz na direção do crescimento e do desenvolvimento, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

 

Sob um ponto de vista mais prático, a Programação Neurolinguística é bastante utilizada como forma de melhorar a comunicação do indivíduo com as outras pessoas.

 

Isso é especialmente interessante no ambiente de trabalho, local em que a exposição e comunicação de ideias de maneira fluente e persuasiva é importante para a construção e a evolução da carreira.

 

Indo um pouco além, a PNL trabalha uma série de outros aspectos, tais como:

  • Melhora da autoestima.
  • Alívio de dores da alma causadas por traumas pessoais.
  • Resolução de conflitos com outras pessoas.
  • Fortalecimento da habilidade de tomar decisões.
  • Mais assertividade e maior produtividade na vida profissional.
  • Desenvolvimento de Inteligência Emocional para melhor condução dos relacionamentos pessoais e no trabalho.

 


Quais são as principais técnicas utilizadas na PNL?


A Programação Neurolinguística tem a ver com comunicação afetiva e tipos de comportamento, transformados a partir de técnicas e metodologias adequadas.

 

Entre essas técnicas, destacam-se:

 

1) Ancoragem


A âncora mental é uma técnica na qual a pessoa guarda uma imagem positiva em sua mente e recorre a ela quando vivencia uma situação que a desestabilize e, assim, necessita restabelecer os bons sentimentos e emoções.

 

2) Metáfora


A técnica consiste em associar uma imagem, um som ou um pensamento a uma determinada situação indesejada que esteja vivendo. Ao estabelecer uma comparação mental entre ambos, a pessoa busca um novo significado para o momento atual, encontrando elementos positivos que a fortaleçam para seguir em frente.

 

3) Ponte para o futuro


Esta ferramenta visa condicionar a mente em relação a possíveis mudanças desejadas pela pessoa em seu futuro. A técnica consiste em visualizar gradativamente os acontecimentos, experimentando as emoções que vêm com eles, até chegar a um estado de motivação que a encaminhe rumo ao objetivo.

 

4) Ressignificação


O objetivo da técnica é evitar que a pessoa assuma a postura natural de vítima quando alguma coisa dá errado. Ao contrário, valoriza a experiência e o aprendizado conquistado. A ressignificação é um modelo de comportamento que mostra que as pessoas têm escolhas e podem mudar o significado de qualquer situação em sua vida.

 

5) Swish


A ideia é redirecionar a mente para pensamentos positivos quando se está diante de situações negativas ou de estresse. Esta técnica é uma ferramenta poderosa no sentido de encontrar maneiras de controlar as emoções e as reações quando se está diante de algo indesejado.

 

6) Fogging


O nome da técnica deriva da palavra ”fog” que, em Inglês, significa névoa. A ideia é “enevoar” uma possível situação de conflito, adotando uma postura que desarme o oponente que se encontra com o espírito bélico. Ao demonstrar disposição para pacificar os ânimos, uma situação potencialmente explosiva é contornada.

 

7) Rapport


Trata-se de uma técnica bastante utilizada por profissionais de vendas. A palavra é francesa e significa “trazer de volta”.

 

O rapport é uma ferramenta que visa criar empatia e conexão com o interlocutor, a fim de que ele perceba que é entendido e que existem laços em comum entre ambos.

 

Se caracteriza por:

  • Saber ouvir pacientemente.
  • Tratar o outro pelo nome.
  • Demonstrar otimismo.
  • Ter sempre um sorriso no rosto.
  • Ser hábil para espelhar o comportamento do interlocutor, a fim de ser semelhante nos movimentos corporais, tom de voz, palavras utilizadas e expressões faciais.
  • O objetivo da técnica é fazer com que, de maneira inconsciente, a pessoa se reconheça em todo esse gestual, o que permite conquistar sua confiança de um jeito mais natural.

 

 

Aprenda mais sobre PNL com o GINEAD


A Programação Neurolinguística é um tema amplo e bastante complexo, bem como as técnicas e metodologias que a compõem.

 

Cada vez mais pessoas em todo o mundo - e também no Brasil - buscam se informar e aprender seus conceitos para que possam se desenvolver e crescer tanto na vida pessoal quanto na profissão, construindo uma carreira de sucesso.

 

Por essa razão, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece aos interessados o curso online e gratuito PNL - Introdução à Programação Neurolinguística.

 

Ao longo de suas 40 horas-aula, o aluno aprende os fundamentos teóricos da PNL e conhece as principais técnicas, com acesso a exemplos práticos.

 

Ao final, se for do seu interesse, pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão do curso, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos