Terapia online e presencial: quais são as diferenças?

[Terapia online e presencial: quais são as diferenças?]

O cuidado com a saúde mental é uma preocupação cada vez mais frequente entre as pessoas. Sabe-se que doenças como a depressão e transtornos como a ansiedade, estão entre as principais causas de incapacitação do trabalho. Diante desse cenário, a terapia online tem sido procurada por diversas pessoas para tratar problemas já existentes e prevenir condições de saúde mental.

 

A modalidade online cresceu muito durante o período da pandemia e é uma solução viável em diversas situações. A Fepo, que é uma plataforma online de psicólogos qualificados, preparou esse conteúdo para explicar as principais diferenças entre a terapia online e presencial. Confira!

 

O que é terapia?

 

A terapia ou psicoterapia é toda prática terapêutica voltada para os cuidados com a saúde mental e emocional. Trata-se de uma conversa entre paciente e psicólogo onde diferentes assuntos são abordados com o objetivo de ajudar a pessoa em determinada dificuldade, que pode ser um problema emocional, mental, fobia, ou outro. 

 

Essa modalidade terapêutica é indicada para diversas situações, como para tratamento de certas condições como depressão, transtorno de ansiedade e transtorno bipolar, para autoconhecimento, para alívio do estresse e também como prevenção em saúde mental.

 

A terapia é recomendada para todas as pessoas, mesmo aquelas que não sofrem com nenhuma doença ou transtorno mental. Isso porque a psicoterapia pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, indo além dos tratamentos psicológicos.  

 

Portanto, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem fazer terapia com um psicólogo habilitado. Os benefícios dessa prática são muitos e podem contribuir para a vida de qualquer pessoa, independentemente da sua faixa etária ou condições de saúde mental e emocional.

 

Como a terapia presencial funciona?

 

A terapia presencial é a modalidade original de atendimento psicológico. Essa modalidade de atendimento ocorre de forma presencial, no consultório do psicólogo. Ao longo do atendimento, paciente e psicólogo trabalham juntos em determinados pontos que precisam ser cuidados na saúde mental do paciente. 

 

É o método convencional, onde é necessário se deslocar até o consultório para realizar o atendimento. Nesse caso, o paciente precisa de uma maior disponibilidade de horário para comparecer no consultório no momento agendado, além de precisar se deslocar até o local.

 

E a terapia online? Como funciona?

 

A terapia online, por outro lado, é uma nova forma de realizar esse atendimento. Ela também consiste em um atendimento onde paciente e psicólogo conversam sobre aspectos da saúde mental do paciente, mas sem a necessidade de ser presencial. Nesse caso, o psicólogo e o paciente conversam por meio da internet utilizando ferramentas como a videoconferência, por exemplo. 

 

Essa modalidade de atendimento psicológico tem conquistado cada vez mais espaço desde a pandemia. Mas é graças aos seus benefícios que essa modalidade ainda se mantém em alta, como a comodidade, o conforto e a facilidade em realizar a terapia pela internet. 

 

É importante lembrar que a terapia online é regulamentada e autorizada desde 2018 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Além disso, o atendimento feito pela internet deve ser realizado com psicólogos habilitados, que são profissionais capacitados para auxiliar uma pessoa em sua saúde mental e emocional.

 

Quais as principais diferenças entre a terapia online e a terapia presencial?

 

Agora que você já sabe o que é terapia presencial e terapia online, nós vamos te contar quais as principais diferenças entre essas duas modalidades de psicoterapia. Confira a seguir quais são elas:

 

Localização

 

A principal diferença entre as duas modalidades é a localização. Enquanto que no método presencial é necessário se deslocar até o local de atendimento do psicólogo, na modalidade online não é necessário ter esse deslocamento, já que a consulta é feita pela internet. 

 

Isso significa que há uma maior liberdade ao realizar o atendimento online, pois você pode conversar com o psicólogo estando em casa, no trabalho, na faculdade, em uma viagem ou de qualquer lugar do mundo. 

 

Custos

 

Há também uma diferença significativa de custos entre a terapia online e presencial. Geralmente a terapia presencial é mais cara por causa de todos os custos envolvidos, como o aluguel do consultório, contratação de funcionários, entre outras despesas necessárias para a realização de uma terapia presencial.

 

No caso do atendimento online as despesas são menores, já que o psicólogo só precisa de um pequeno espaço para usar como consultório, conexão com internet e um dispositivo para realizar o atendimento ao paciente. 

 

Portanto, a terapia online costuma ter preços mais acessíveis. Na Fepo, por exemplo, você encontra atendimentos a partir de R$38,00. 

 

Disponibilidade

 

Outra questão importante entre as duas modalidades é a disponibilidade. Enquanto que na terapia presencial é preciso reservar um espaço na agenda para a sessão de terapia que dê para ir e voltar do consultório, na modalidade online há uma maior flexibilidade.

 

Em outras palavras, a terapia online é a solução ideal para quem tem uma rotina muito atribulada e tem dificuldade em manter as sessões de terapia por conta da disponibilidade. 

 

Preferência

 

Por último, as duas modalidades variam em relação à preferência do paciente. As duas opções de psicoterapia possuem a mesma qualidade, mas os pacientes podem ter preferências diferentes e está tudo bem!

 

Alguns preferem o atendimento online por conta da comodidade e outros preferem o atendimento presencial porque precisam desse contato presencial. 

 

Faça terapia online com a Fepo

 

Você gostou da modalidade de terapia online? Então agende sua consulta com a Fepo. Nossa plataforma conta com profissionais qualificados, valores acessíveis e a disponibilidade que você precisa para agendar o seu atendimento no dia e no horário que se encaixa na sua rotina. 

 

Como vimos até aqui, tanto a terapia online quanto a presencial possuem diversos benefícios para todas as pessoas. As duas modalidades permitem tratar transtornos, entender melhor nossos sentimentos, conhecer nossos medos, lidar ou superar traumas do passado, desenvolver maturidade emocional, aumentar a autoconfiança, entre outros benefícios.

 

E na modalidade online, você ainda conta com benefícios adicionais como a flexibilidade para agendar a terapia, conforto e comodidade de fazer o atendimento de onde você estiver e custos mais acessíveis. 

 

Conte com todos esses benefícios, faça terapia online com a Fepo. Assim você terá atendimento realizado com profissionais qualificados a um preço que cabe no seu bolso.

 

Gostou do conteúdo?! Quer aprender mais? Então, conheça o Curso Online Grátis de Psicologia e Saúde do GINEAD.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos