Veja dicas de etiqueta empresarial!

[Veja dicas de etiqueta empresarial!]

Você sabe se portar no ambiente de trabalho?

 

Etiqueta empresarial é um conjunto de normas que está diretamente ligado ao comportamento do funcionário em seu ambiente de trabalho.

 

Trata-se de um assunto importante, pois as empresas valorizam a postura de seus colaboradores tanto quanto seus conhecimentos, capacidades e habilidades técnicas.

 

E, cada vez, estão desligando de seus quadros aqueles funcionários que apresentam mau comportamento, provocando situações incômodas aos colegas e à própria organização.

 

A preocupação nesse sentido é tão grande que, já no processo de Seleção, os recrutadores aplicam técnicas em suas entrevistas e dinâmicas que buscam identificar os candidatos que efetivamente se adequam ao perfil esperado de comportamento.

 

Neste artigo, vamos abordar o que é etiqueta empresarial e dar algumas dicas de como se portar bem a fim de construir uma carreira duradoura dentro da empresa. Fique com a gente e boa leitura!

 

O que é etiqueta empresarial?

 

Etiqueta profissional pode ser definida como um conjunto de comportamentos e atitudes que visa criar e fortalecer a convivência harmônica entre pessoas que trabalham em um mesmo ambiente, evitando ofender, constranger, desrespeitar ou ignorar a autoridade de alguém. 

 

Ela desenvolve nos profissionais bons hábitos de conduta, permitindo que se comportem de maneiras socialmente aceitas, estabelecendo e respeitando limites, e mantendo uma postura profissional frente aos colegas.

 

Essa “consciência” a respeito da importância de adotar comportamentos adequados no ambiente de trabalho faz com com que a etiqueta empresarial traga uma série de benefícios a todas as pessoas que convivem diariamente naquele local, tais como:

 

  • Abre as portas para a contratação pois, ao realizar a entrevista, o recrutador presta atenção ao comportamento profissional do candidato, avaliando aspectos como pontualidade, forma de se vestir e linguagem corporal, entre outros.
  • Facilita e torna mais fluida a comunicação entre os colegas.
  • Estabelece e fortalece a harmonia entre os colaboradores.
  • Ajuda a criar uma boa imagem da pessoa frente aos colegas e lideranças.
  • Ajuda a construir uma carreira, garantindo a permanência na empresa.
  • Aumenta a chance de ser promovido.
  • Diminui a chance de ser demitido.

 

Dicas de etiqueta empresarial para cultivar um bom ambiente de trabalho com os colegas.

 

Como vimos, ter comportamento adequado é essencial para cultivar um bom ambiente junto aos colegas de trabalho, bem como criar as “bases sociais” para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso dentro da empresa.

 

Vamos conferir algumas dicas de etiqueta empresarial que fazem a diferença no dia a dia!

 

1) Pontualidade:

 

Este é um dos principais elementos para um relacionamento respeitoso e profissional com os colegas, abrangendo vários aspectos:

 

  • Respeito ao horário de todos os compromissos.
  • Nunca chegar em cima da hora.
  • Planejar-se para chegar cedo ao trabalho ou em alguma reunião.
  • Honrar os prazos de entrega de suas demandas. Se não for possível, explicar o motivo do atraso e combinar nova data e horário.

 

2) Bom senso ao se vestir:

 

Homens e mulheres devem se vestir de forma discreta, evitando roupas chamativas nas cores ou no tamanho das peças, bem como excesso de acessórios e maquiagem. É importante conhecer o código de vestimenta da empresa e adequar-se ao grau de formalidade que ele estabelece.

 

3) Cordialidade: 

 

Seja sempre cordial, prestativo e gentil. Saiba ouvir e fale somente na hora certa, quando tiver realmente algo a contribuir.

 

4) Educação:

 

Não economize na gentileza e uso de palavras como por favor, obrigado, bom dia, boa tarde, boa noite, com licença. Ao entrar em uma sala ou outro ambiente, comprimente as pessoas e estenda a mão se o outro fizer primeiro.

 

5) Esteja sempre atento ao tom de voz:

 

O ambiente de trabalho nas empresas demanda, na medida do possível, o máximo de silêncio, para que as pessoas possam realizar suas atividades com concentração e tranquilidade. Por isso, procure:

 

  • Manter um tom de voz baixo, mas que permita ter uma conversa audível.
  • Controlar as emoções ao falar.
  • Falar o mínimo possível em momentos em que estiver estressado, a fim de não descontar nos outros eventuais sentimentos de frustração.
  • Nunca ser agressivo ou utilizar tom de deboche nas conversas.
  • Pensar antes de falar.
  • Evitar falar alto demais pois, dependendo da situação, pode soar que você está brigando com a outra pessoa.
  • Evitar risadas e gargalhadas altas.

 

6) Postura: 

 

A postura corporal fala muito a respeito da pessoa. Por isso, não deixe que os outros tenham uma impressão de desleixo a seu respeito, sentando-se de forma adequada, com uma postura ereta.

 

7) Seja organizado:

 

O senso de organização é muito importante no ambiente de trabalho. Por isso, mantenha sempre sua mesa limpa e todos os materiais organizados. Além de facilitar o trabalho, os colegas terão uma boa imagem a seu respeito e, caso precisem encontrar algum documento na sua mesa, terão facilidade para encontrá-lo.

 

8) Seja respeitoso: 

 

Demonstre respeito pelos seus colegas de trabalho e também pela empresa para a qual trabalha. Fofocas, conversas altas, palavrões e intimidades não são adequados e devem ser completamente evitados.

 

9) Separe a vida pessoal da profissional:

 

Lembre-se que ninguém, além de você mesmo, é o responsável pelos seus infortúnios. Todos têm problemas para resolver e, por isso, mesmo que algo esteja lhe incomodando na sua vida pessoal, procure focar nas suas atividades, não levando para o ambiente de trabalho sentimentos como tristeza, raiva ou descontentamento.

 

10) Tenha foco no trabalho: 

 

Tenha sempre em mente que a empresa remunera seus colaboradores pelo tempo trabalhado. Por isso, evite o uso de celulares em ligações particulares durante o horário de expediente, bem como o uso indevido da internet, acessando redes sociais ou outros sites.

 

Deixe o GINEAD te ajudar a desenvolver suas habilidades em etiqueta empresarial!

 

Como acabamos de ver, seguir a etiqueta empresarial é essencial para se destacar no ambiente de trabalho, conquistando o respeito e admiração dos colegas e das lideranças da empresa.

 

Dentro da sua proposta de oferecer acesso a conteúdos de qualidade, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância coloca à sua disposição vários cursos que tratam exatamente da etiqueta empresarial e de outros aspectos relacionados ao seu desenvolvimento profissional.

 

Confira!

 

 


Todos os cursos são gratuitos para matrícula e acesso às aulas. Ao final, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

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Por meio dela, você será notado de forma positiva, construindo gradativamente sua trajetória até chegar, por exemplo, a uma posição de liderança.

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