Curso Online Grátis de Mecânica Geral

Curso Online Grátis de Mecânica Geral

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 60 horas

A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Introdução a mecânica geral

Unidade 2 - Estática dos pontos materiais

Unidade 3 - Definição de corpo rígido

Unidade 4 - Atrito e equilíbrio em estruturas

Unidade 5 - Centroides e baricentros

Unidade 6 - Forças distribuídas: momentos de inércia

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Online Grátis de Mecânica Automotiva Básica, Curso Online Grátis de Lógica da Programação Aplicada a Mecatrônica e Curso Online Grátis de Trocadores de Calor.

 

Curso Online Grátis de Mecânica Geral

 

Unidade 1 - Introdução a mecânica geral

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que possa:


- Identificar o que a mecânica pode proporcionar;

- Compreender e aplicar o conceito de produto escalar e vetorial nos vários seguimentos da mecânica;

- Conhecer a definição de força, momento e seu conjugado, a fim de entender a sua aplicação;

- Analisar e utilizar as unidades físicas e suas conversões de maneira  coerente.

 

INTRODUÇÃO DA UNIDADE:


Esta unidade se destina a apresentar uma introdução sobre o que é a mecânica, quais tipos de mecânica existem, qual estaremos estudando e, também, para que serve a mecânica e algumas aplicações reais.

 

Além disso, entraremos na definição do que são vetores, operações com vetores e como os vetores podem nos auxiliar a obter informações importantes para a aplicação em mecânica e, em outras áreas. Vetores analisados isoladamente, às vezes não nos traz ricas informações, porém quando aplicamos produtos escalares e/ou vetoriais, podem nos fornece resultados valiosos.

 

Após o entendimento e aplicação desses conceitos, estaremos aptos a entender o conceito de força, momento e conjugado, suas aplicações no ramo da ciência.

 

Por fim, a compreensão e o entendimento das unidades físicas são de grande importância para o estudo e, também, em como realizar suas conversões. Dessa forma, podemos perceber que, o entendimento do tópico seguinte faz-se fundamental o conhecimento do anterior, de modo ao melhor aproveitamento do conteúdo por você aluno.

 

Unidade 2 - Estática dos pontos materiais

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Compreender e conhecer a definição de ponto material e identificar situações em que é possível aplicá-la;

- Conhecer e dominar o conceito de primeira lei de Newton e sua aplicação;

- Caracterizar a condição de equilíbrio estático; aplicar as condições de equilíbrio estático e analisar se os corpos estão em equilíbrio, tanto no plano como no espaço.

 

INTRODUÇÃO DA UNIDADE:


Nesta unidade, estudaremos sobre as forças atuando em um ponto material no plano e no espaço. A referência de ponto material é simplesmente considerarmos todas as forças atuando em um dado ponto, não levando em consideração a dimensão e o tamanho dos corpos. É fundamental entendermos bem as forças no plano, pois no espaço é apenas um complemento.


Além disso, analisaremos a resultante dessas forças atuando sobre o ponto e, também, aplicações da primeira lei de Newton. A força resultante nada mais é do que uma força que representa a soma de todas as demais atuando sobre o ponto material.


Por fim, utilizaremos as forças atuantes e a resultante a fim de analisarmos o equilíbrio estático destes pontos materiais, seguindo da análise de pontos materiais no espaço.

 

Unidade 3 - Definição de corpo rígido

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Compreender o conceito de corpo rígido e o que caracteriza um corpo rígido;

- Identificar os diversos tipos de vínculos e como atuam as forças neles;

- Compreender e dominar a construção de diagrama de corpo livre no plano e no espaço;

- Determinar as reações de apoios nos vínculos;

- Analisar e conhecer as condições de equilíbrio destas estruturas.

- Analisar e utilizar as unidades físicas e suas conversões de maneira coerente.

 

INTRODUÇÃO DA UNIDADE:


A unidade de estudo versa sobre corpos rígidos, importante conteúdo dentro da mecânica. Para isso serão definidos os conceitos de corpo rígido e quando e como devemos utilizar estes conceitos.

Mais adiante, serão tratados de momento de um binário, que nada mais é do que o momento causado por duas forças de mesma intensidade direção, porém em sentidos opostos e do teorema da translação de momentos.


Diagrama de corpo livre é uma ilustração no qual todas as forças que atuam sobre um determinado corpo são explicitadas. Esta representação nos ajuda a determinar as reações nos vínculos bem como as condições de equilíbrio deste corpo rígido, que serão estudados nesta unidade.


Por fim, serão considerados corpos no espaço, ou seja, corpos tridimensionais. Nesta situação, diagrama de corpo livre e as condições de equilíbrio serão detalhados.

 

Unidade 4 - Atrito e equilíbrio em estruturas

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Compreender as condições para que o corpo permaneça estático;

- Compreender quais as condições são necessárias para equilibrar a estrutura;

- Determinar o equilíbrio das estruturas.

 

INTRODUÇÃO DA UNIDADE:


Nesta unidade, serão definidos os conceitos de força de atrito. Veremos que temos três tipos de atrito: o seco, entre fluidos e internos. Entretanto, para nosso estudo iremos dar enfoque nas forças de atrito seco. Para isso, definiremos coeficiente de atrito e ângulo de atrito. Coeficiente de atrito pode ser estático, caso o bloco ou corpo esteja em repouso e o dinâmico, caso o corpo esteja em movimento.

 

Em seguida veremos as condições de equilíbrio em estrutura. As condições de equilíbrio são as mesmas utilizadas para equilíbrio em corpo rígido, com a ressalva de que as estruturas podem ser classificadas em três tipos diferentes. Com isso, o nosso estudo irá se atear nas estruturas do tipo isostática.

 

Posteriormente, falaremos sobre treliças, tipo de estrutura comumente utilizado na área de engenharia, demonstrando as análises dessas estruturas.A análise trata da determinação nas forças internas a seus elementos, onde serão apresentado o método dos nós e o método das secções.

 

Unidade 5 - Centroides e baricentros

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Compreender o conceito de centroide e baricentro de objetos;

- Determinar o centro de gravidade de corpos e superfícies;

- Analisar e aplicar esses conceitos a corpos reais;

- Determinar o baricentro de corpos e superfícies.

 

INTRODUÇÃO DA UNIDADE:


Nesta unidade de estudo, serão definidos centroides e baricentros, conteúdo fundamental para a mecânica e outras áreas de estudo. Conceitos a respeito à respeitos destes temas serão relatados e suas aplicações.


Enunciados as definições, começaremos a entender o que é um baricentro e como determinar para um sistema de partículas. Mais adiante, estes conceitos serão aplicados a arames, superfícies e volumes, ambos utilizando a consideração de homogeneidade destes objetos. Em síntese, serão determinados o baricentro de objetos com uma dimensão, duas e três dimensões.


Posteriormente, serão tratados os baricentros. Para isso falaremos de centros de gravidade e alguns teorema importantes que versam sobre o tema.

Por fim, aplicaremos estes conceitos em superfícies submersas. Ao longo do conteúdo da unidade estes conceitos e definições ficaram mais claros.

 

Unidade 6 - Forças distribuídas: momentos de inércia

 

- Compreender os conceitos envolvendo momento de inércia;

- Compreender o que é momento de inercia polar e sua diferença para o momento de inércia;

- Determinar o momento de inércia de corpos com diferentes configurações.

 

INTRODUÇÃO DA UNIDADE:


Nesta unidade definiremos os conceitos de momento de inércia de uma superfície. Veremos que esta propriedade é uma rigidez a rotação em torno de um eixo de interesse, e que a raiz quadrada entre a sua razão e a área da superfície representam um raio de giração.


Posteriormente será definido o teorema dos eixos paralelos, que nada mais é do que a partir encontrar o momento de inércia de geometrias que distam certa distância de um eixo de interesse. Além disso, o momento de inércia polar será relatado. Este conceito, faz referência a uma determina rigidez de torção, ou seja, o quando uma geometria faz resistência quando tendem a gira-la em torno de um ponto.


Por fim, explicitaremos como determinar o produto de inércia e os respectivos momentos de inércia e produto de inércia em eixos que foram rotacionados certo ângulo em relação ao eixo original.

 

Mecânica Geral

 

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente