7 dicas para se destacar no mercado de trabalho

[7 dicas para se destacar no mercado de trabalho]

É comum relacionar mercado de trabalho com competitividade. Afinal, não importa qual área você pretenda seguir, sempre terão bons profissionais que aumentam o nível da concorrência. Por isso, é preciso investir em estratégias para se manter um passo à frente. 

 

Fazer um bom plano de carreira, se manter atualizado e investir em especializações, são alguns exemplos do que deve ser feito para se destacar no mercado de trabalho. Esse processo é importante não só para quem está em busca de uma colocação profissional, mas também para aqueles que querem se manter ou crescer dentro de uma instituição. 

 

Para todos os casos, você deve se preparar. E, para te ajudar nesse trajetória, preparamos algumas dicas incríveis de como se destacar no mercado de trabalho. Vamos lá?!

 

Qual a realidade do mercado de trabalho atual?

 

O número de desempregados no Brasil tem crescido desde 2017 e, este ano, houve a maior taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012. A taxa de desemprego chegou a máxima de 14,4%, no trimestre encerrado em agosto, atingindo 13,8 milhões de pessoas.

 

Esses dados foram divulgados pelo IBGE no fim de outubro. A mesma pesquisa evidenciou que foram fechados cerca de 4,3 milhões de postos de trabalho nos últimos três meses. Por isso, mais do que nunca é preciso buscar alternativas para se destacar o mercado de trabalho.

 

Como se destacar no mercado de trabalho

 

Por onde começar? Calma, a gente te ajuda! Acompanhe 7 dicas para conquistar espaço no mercado de trabalho.

 

1 - Crie um plano de carreira 

 

Para montar um plano de carreira você deve traçar quais são suas metas e objetivos pessoais e profissionais. Esse processo é importante para que você se organize a curto, médio e longo prazo, entendendo quais ações devem ser realizadas para que você atinja o seu objetivo.

 

Avalie quais especializações serão necessárias e o que aumentará sua chance de sucesso. Saber por onde começar e qual caminho seguir proporciona uma caminhada mais tranquila até o topo. Além disso, desenvolver um plano de carreiro reduz as chances de escolhas equivocadas e de estagnação profissional. 

 

Mas, fique tranquilo, você pode mudar a rota quando quiser. Aprenda mais sobre como elaborar um plano de carreira de sucesso.

 

2 - Se mantenha atualizado

 

As informações mudam o tempo inteiro e o mercado de trabalho exige que você acompanhe as tendências. Mais do que concluir a graduação, você precisa se manter atualizado quanto às novas tecnologias e pesquisas relacionadas ao seu campo de trabalho.

 

Da mesma forma, o mercado muda constantemente, assim como, os critérios para se destacar como profissional. Por exemplo, um curso básico de inglês já foi considerado um diferencial, mas hoje é entendido como um pré-requisito para diversas empresas. 

 

Para tal, invista em cursos que agreguem a sua carreira profissional ou estude para acompanhar as novidades e ofereça mais do que o esperado. A boa notícia é que, atualmente, não é mais necessário realizar um grande investimento financeiro para se atualizar. Já existem boas opções de cursos online e gratuitos que podem agregar muito a sua carreira. 

 

3 - Desenvolva um bom currículo

 

Parece óbvio, mas muitos profissionais ainda erram na hora de desenvolver um bom currículo. Contudo, é importante lembrar que essa ferramenta tem um papel muito importante no avanço profissional. 

 

Além disso, durante um processo seletivo o recrutador recebe inúmeros currículos e, caso o seu não se destaque, ele rapidamente passará para o próximo. A partir daí cabe a você realizar cursos diferenciados que demonstrem o seu interesse em se manter qualificado e atualizado.

 

Outra boa dica é colocar no currículo não só as suas qualificações profissionais, mas também características pessoais e eventos que te transformam em um profissional único. Por exemplo, ações de caridade que você participou, características de comunicação e até mesmo hobbies, mas somente os que acrescentem valor ao currículo.

 

4 - Invista em especializações 

 

Diferentemente do que acontecia há alguns anos atrás, hoje, fazer graduação não é mais garantia de sucesso. O mercado atual é mais complexo e multifacetado, por isso, é preciso ir além. Como vimos, se manter atualizado é o mínimo, agora você precisa buscar por diferenciais.

 

Para tal, invista em especializações, ou seja, busque por cursos que sejam relacionados com os seus objetivos e carreira. Esses processo é importante também para que você saia da zona de conforto. Isso não quer dizer que você precise se arriscar, mas sim, que pode ir mais longe.

 

A dica aqui é nunca parar de estudar. Entenda como um curso gratuito e online com certificado pode te ajudar.

 

5 - Atualize sua rede social profissional

 

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar no LinkedIn. Essa rede social para profissionais pode ser usada para montar um currículo/portfólio apresentando todos os passos da sua carreira, além disso, é útil para criar network, anunciar vagas, encontrar emprego e muito mais.

 

Ah! É possível também colocar competência profissionais, adicionar certificados, fazer provas para comprovar habilidades e, ainda, receber elogios e recomendações de outros profissionais. Vale muito a pena usar e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo LinkedIn para se destacar no mercado de trabalho.

 

6 - Participe de eventos profissionais e crie network

 

Participe de eventos empresariais, atividades acadêmicas, palestras, simpósios, entre outros, relacionados com o seu objetivo de carreira. Você também pode usar esses eventos para conhecer outras oportunidades dentro do seu campo de estudo.

 

Além disso, essas ocasiões são excelentes caminhos para criar laços e conhecer outros profissionais da sua área. Esse network pode ser precioso ao longo da sua carreira, seja para tirar dúvidas, desenvolver projetos e, até mesmo, conquistar uma boa vaga de emprego.

 

7 - Supere expectativas

 

É difícil encontrar um segmento de mercado que tenha pouca concorrência. Por isso, em tempos de tamanha competitividade, é preciso superar expectativas entregando sempre mais do que o esperado. 

 

Além disso, dentro de uma empresa é importante ser proativo e desenvolver uma boa comunicação. Isso não quer dizer que você deve ter um boa oratória, mas sim que saiba receber e passar feedbacks, lidar com situações complicadas e que demonstre compromisso com a empresa em que trabalha. 

 

Por onde começar?

 

Nem sempre é possível realizar um alto investimento financeiro para iniciar um curso ou uma especialização. Como resultado, os profissionais que entendem a importância do estudo para a ascensão profissional, acabam se sentindo desmotivados e sem oportunidade.

 

A boa notícia é que já existem excelentes instituições de ensino que oferecem diversos cursos online e gratuitos, como é o caso do GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância. Atualmente, o GINEAD já oferece mais de 230 cursos em diferentes áreas. Conheça os cursos online oferecidos e comece agora a investir na sua carreira gratuitamente, como a área de segurança no trabalho, entre outras.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos