Como elaborar um plano de carreira de sucesso

[Como elaborar um plano de carreira de sucesso]

Quer mudar de carreira ou está ansioso por uma promoção? Então, você precisa elaborar um plano de carreira. Isso porque é a partir desse planejamento que você projetará onde quer chegar e como fará essa trajetória, ajudando a garantir o controle sobre sua carreira.

 

Além disso, somente por meio de um plano bem claro, você terá chances de reconhecer as ameaças que podem prejudicar a sua performance para, então, corrigir sua rota. 

 

E aí, quer aprender como elaborar uma plano de carreira? Então, confira este post até o final. Nele, listamos algumas passos para você elaborar um plano de carreira de sucesso. Confira!

 

1. Compreenda quem você é

 

O autoconhecimento é fundamental para esse processo de construção do seu plano de carreira. Isso porque, sem ele, fica difícil saber onde você realmente quer chegar. Muito menos quais são os desafios e oportunidades que podem atrapalhar ou potencializar sua performance.

 

Então, pegue um papel e uma caneta e responda às seguintes perguntas:

 

  • qual a sua visão de futuro para daqui 1, 5 e 10 anos?
  • onde você quer estar no futuro (empresa, cidade, cargo)?
  • qual é o ambiente de trabalho que mais te agrada?
  • quais os tipos de pessoas com quem gostaria de trabalhar?
  • quais são os seus defeitos que podem atrapalhar nessa jornada?
  •     o que te motiva a mudar de carreira ou subir de cargo? Salário? Benefícios? Família?

 

São essas respostas que vão ajudá-lo a atingir os seus objetivos profissionais ou pessoais mais facilmente. Por isso, responda com sinceridade e compreenda quem você é. Acredite: realmente vale muito a pena fazer isso.

 

2. Mapeie suas habilidades e competências comportamentais atuais

 

O próximo passo é fazer uma lista de todas as habilidades e competências comportamentais que você já possui. Dessa forma, você saberá se possui os requisitos necessários para preencher uma determinada vaga. Mas, você sabe o que são habilidades e competências comportamentais?

 

As habilidades são os conhecimentos que podem ser facilmente aprendidos por meio de cursos, palestras, treinamentos e workshops, por exemplo. Para prová-los basta ter um certificado, que possa ser inserido no currículo. Já as competências comportamentais são aquelas relacionadas às aptidões mentais.

 

Também a capacidade de lidar com os fatores emocionais, como comunicação interpessoal, proatividade, resolução de conflitos, senso de liderança e capacidade de trabalhar em equipe. Então, mapeie suas habilidades e competências comportamentais atuais.

 

3. Faça uma lista das habilidade e competências comportamentais que precisa adquirir

 

Essa etapa da elaboração de um plano de carreira de sucesso envolve o mapeamento das habilidades e competências comportamentais que você precisa adquirir. Para isso, leve em consideração dois fatores: os requisitos do cargo que deseja conquistar e suas habilidades e competências comportamentais atuais.

 

Para saber quais são os requisitos necessários para conquistar uma promoção na sua empresa atual, nossa dica é procurar o setor de recursos humanos. Se for em outra empresa, pesquise na internet as divulgações sobre as vagas e veja quais são os requisitos solicitados para o cargo que interessa a você.

 

Feito isso, agora é a hora de confrontar suas habilidades e competências comportamentais atuais com essas informações. Então, avalie o que você precisa aprender. Se necessário, comece a investir em seu aprendizado através de um curso ou formação online.

 

4. Trace um plano de ação de carreira

 

Agora é hora de realmente desenvolver um plano para atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Depois de entender a si mesmo e o que você almeja, essa etapa será mais fácil. Isso porque você pode criar um plano de carreira que se adapte ao seu estilo de vida e suas motivações.

 

Nossa dica é definir estratégias específicas. Para isso, basta pensar em quais ações são essenciais para atingir seus objetivos. Por exemplo, talvez você precise aprender um novo idioma. Qual será esse idioma? Francês? Inglês? Alemão? E quando essa ação deve ser realizada?

 

Você precisa aprender um novo idioma em 6 meses, 1 ou 2 anos? Ou talvez você precise concluir uma nova graduação? Quando você vai começar? Em quanto tempo pretende concluir? Pense nisso, estabeleça metas e datas para cada ação e priorize as que mais te interessam.

 

5. Sempre invista em seu aprendizado

 

Mesmo que você já seja um excelente profissional, saiba que a busca por conhecimento deve ser contínua. Principalmente se você quer crescer profissionalmente em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Nem sempre uma graduação será a melhor opção.

 

Pois o mercado muda constantemente e está sempre em busca de profissionais que estejam frequentemente atualizados e investindo em seu aprendizado de forma rápida e em áreas específicas. A melhor maneira de garantir isso é investindo em cursos online. Pois eles são voltados para conhecimentos específicos.

 

Também costumam ter uma duração mais curta do que as graduações. Por ser na internet, eles tem uma carga horária mais flexível. Assim, você pode estudar quando e onde quiser. O melhor de tudo é que você estuda no seu próprio ritmo, pois muitos cursos não tem prazo para finalizar rapidamente.

 

6. Seja persistente no seu projeto

 

Não é incomum as pessoas se sentirem desmotivadas e, até mesmo frustradas, até alcançar o seu objetivo. Seja pela falta de reconhecimento do seu esforço ou pela sensação de que não está perto de conquistar a vaga tão desejada.

 

Para que isso não aconteça com você é importante ter certeza do que realmente quer. Além de adotar outras medidas que possam ajudá-lo a se manter motivado. Por exemplo, se você precisa aprender um novo idioma, adote estas dicas para se manter empenhado nessa tarefa:

 

  • lembre-se do porquê está fazendo aquilo;
  • concentre-se em aprender o básico primeiro;
  • converse com nativos;
  • insira o novo idioma no seu cotidiano;
  • divirta-se aprendendo, como assistindo filmes.

 

Pronto para começar a elaborar um plano de carreira de sucesso? Lembre-se: ele te mostrará o caminho que você deve seguir para atingir um objetivo profissional. Para garantir que você está seguindo a direção certa, fique atento aos prazos das suas ações. Sinta-se à vontade para mudar a rota quando precisar.

 

E aí, gostou dessas dicas sobre como elaborar um plano de carreira de sucesso? O que acha de começar hoje mesmo a investir no seu aprendizado? Conheça os cursos da GINEAD

 

Temos diversos cursos online gratuitos com certificado que vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho! A GINEAD oferece cursos profissionais e de idiomas que podem ser o empurrão que faltava para alavancar a sua carreira. Comece agora mesmo gratuitamente!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos