A arte de contar histórias: uma profissão encantadora

[A arte de contar histórias: uma profissão encantadora]

 

Se você é daquelas pessoas que sonham em conseguir juntar o trabalho com seu hobby , talvez a contação de histórias seja uma alternativa a ser considerada!

 

Esse é o caminho que muita gente que tem uma veia teatral e se interessa por assuntos como Artes Cênicas, Literatura e outras formas de artes e entretenimento tem encontrado para desenvolver uma carreira e, até mesmo, alcançar sua liberdade financeira.

 

Será que você está se identificando com tudo isso? Então, continue com a gente neste artigo, pois vamos te mostrar o que é exatamente a contação de histórias, o que é preciso aprender e desenvolver para se tornar um contador e onde você pode trabalhar nessa área tão envolvente e cativante.

 

Gostou da ideia? Então, boa leitura!

 

Contação de histórias: arte que atravessa milênios

 

A contação de histórias é uma arte milenar que consiste em narrar oralmente histórias reais ou fictícias, usando elementos como gestos, expressões faciais, entonação de voz, objetos e cenários para envolver e encantar os ouvintes.

 

Trata-se, sem dúvida, de uma das formas mais antigas de preservar e transmitir a cultura, os valores e o conhecimento de um povo ou comunidade, além de estimular a imaginação, criatividade e emoções de quem escuta.

 

A origem da contação de histórias remonta aos primórdios da humanidade, quando os homens pré-históricos usavam sons, gestos e desenhos nas cavernas para contar suas experiências de caça, guerra e sobrevivência.

 

Com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, as histórias passaram a ser registradas e difundidas por diferentes meios, como a literatura, o teatro, o cinema e as mídias digitais.

 

No entanto, a tradição oral nunca se perdeu, pois as histórias continuam sendo contadas de geração em geração, em diferentes contextos e situações.

 

Curso Online Gratuitos do GINEAD

 

Quem pode ser um contador de histórias?

 

A contação de histórias pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha interesse e habilidade para narrar histórias. Mas, como em toda atividade, é possível se tornar um profissional da área, especializado nessa arte.

 

Os contadores de histórias podem atuar em diversos espaços, como escolas, bibliotecas, hospitais, livrarias, asilos, praças e palcos, usando diferentes recursos além da própria voz para tornar suas narrativas mais atrativas e interativas. É o caso de técnicas de teatro, bem como livros, fantoches, bonecos, instrumentos musicais, adereços e figurinos.

 

Algumas das principais atividades que estão relacionadas à profissão de contador de histórias são:

 

- Selecionar as histórias adequadas para cada público e ocasião;
- Preparar o ambiente e os materiais necessários para a contação;
- Adaptar as histórias para diferentes formatos e linguagens;
- Interagir com os ouvintes durante a contação;
- Avaliar os resultados e os feedbacks da contação;
- Participar de cursos, oficinas e eventos sobre contação de histórias;
- Pesquisar sobre as origens, os significados e as variantes das histórias;
- Criar suas próprias histórias ou recriar as já existentes.

 

Vale destacar, ainda, que se engana quem pensa que os contadores de histórias estão limitados ao público infantil. Também existe mercado para quem deseja atuar junto ao segmento adulto, especialmente no contexto de eventos internos ou externos realizados por empresas ou outros tipos de instituições.

 

Habilidades e competências necessárias a um contador de histórias

 

Para se tornar um bom contador de histórias, a pessoa deve procurar desenvolver algumas habilidades e competências importantes, entre as quais:

 

1) Criatividade:

 

Habilidade essencial para um contador de histórias, pois permite que o contador crie histórias envolventes e momentos memoráveis que cativam e emocionam o público.

 

Além disso, a criatividade também é necessária para adaptar histórias existentes de maneiras novas e interessantes. Isso pode incluir a introdução de novos personagens, a mudança do cenário ou a alteração do enredo.

 

A criatividade também é útil para improvisar durante a contação de histórias, especialmente em resposta às reações do público.

 

2) Expressão verbal:

 

A expressão verbal envolve a capacidade de usar a voz de maneira eficaz para transmitir diferentes emoções e dar vida aos personagens, como se estivesse em meio à encenação de uma peça teatral.

 

Isso pode incluir a mudança do tom de voz, o ritmo da fala e a ênfase em certas palavras ou frases.

 

Ela também envolve a pronúncia clara das palavras e a capacidade de projetar a voz para que todos presentes no ambiente possam ouvir claramente.

 

3) Empatia:

 

A capacidade de se conectar emocionalmente com o público e entender suas reações é essencial para um contador de histórias, pois permite a ele ajustar a contação com base nas reações da audiência, tornando a experiência mais envolvente e memorável.

 

Além disso, a empatia permite que o contador de histórias crie personagens e situações com as quais o público consegue se identificar, aumentando a conexão com as pessoas.

 

4) Memória:

 

Para o contador de histórias, é fundamental memorizar todos os detalhes das histórias para reproduzi-las com precisão. Isso pode ser particularmente desafiador quando se conta uma história longa ou complexa com muitos personagens e eventos.

 

Da mesma forma, um bom contador de histórias também deve ser capaz de assimilar as reações do público a diferentes partes da história, para que possa ajustar sua contação de histórias em apresentações futuras.

 

5) Expressão corporal:

 

Um dos segredos para conquistar o público ao longo das sessões de contação de histórias é usar de maneira envolvente gestos e movimentos corporais, capazes de ajudar na narrativa e prender a atenção das pessoas.

 

Por exemplo, o contador de histórias pode utilizar as mãos para descrever o tamanho ou forma de um objeto, ou usar sua postura e movimentos para representar diferentes personagens.

 

Esse elemento teatral adiciona uma camada extra de envolvimento à contação de histórias, tornando-a mais dinâmica e visual.

 

De que forma o contador de histórias pode atuar?


O mercado de trabalho para o contador de histórias tem se expandido nos últimos anos, devido à conscientização por parte das instituições ligadas à educação, cultura e entretenimento dos benefícios positivos que a atividade proporciona, especialmente no que se refere ao público infantil.

 

Nesse cenário, existem diferentes maneiras de o contador de histórias monetizar seu trabalho. Entre as principais, estão:

 

1) Festas infantis:

 

Nem só de mágicos e recreadores vivem as festas das crianças. Os contadores de histórias encontram nesses locais o ambiente perfeito para realizar o seu trabalho, encantando não apenas os pequenos, mas os adultos também.

 

2) Escolas, bibliotecas e hospitais infantis:

 

As histórias são um ativo cultural imprescindível na formação de qualquer criança. Atuar em locais como escolas e bibliotecas, em que o fator educacional é determinante para a própria existência desses locais, complementa de maneira perfeita todo o trabalho que ali é feito por professores e outros profissionais.

 

Da mesma forma, levar a contação de histórias a locais em que crianças estejam internadas devido a algum tipo de doença proporciona a elas um ingrediente lúdico, de leveza e de esperança a esse momento que estão vivendo.

 

3) Livrarias e shoppings:

 

Especialmente nas datas comemorativas, livrarias e shoppings promovem ações culturais e de lazer em suas dependências, a fim de atrair as crianças e seus familiares e, assim, aumentar suas vendas.

 

4) Criação de e-books e cursos online:

 

Muitos contadores de histórias aumentam seus rendimentos por meio da venda de e-books ou cursos online, em que compartilham seu conhecimento a respeito da profissão, ensinam suas técnicas, dão dicas sobre como desenvolver habilidades comportamentais e orientam quanto a diferentes formas de contar histórias para todos os tipos de público.

 

5) Torne-se um youtuber:

 

Outra forma de ganhar dinheiro dentro do universo digital é criar um canal no Youtube, a fim de exercer a atividade de contação de histórias através da internet. A própria plataforma monetiza os produtores de conteúdo, desde que eles tenham um mínimo de 1 mil inscritos e alcancem 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses.

 

De qualquer forma, qualquer que seja a sua jornada, lembre-se que toda atividade demanda estudo, dedicação e prática por parte do profissional. Mas com determinação, qualidade e amor à profissão, os resultados irão aparecer.

 

Como o GINEAD pode ajudar você a entrar no incrível mundo da contação de histórias?

 

Curso Online Grátis A Arte de Contar Histórias Infantis

 

A contação de histórias é uma profissão gratificante que requer um conjunto único de habilidades e paixão pela arte da narrativa.

 

Se você gosta de contar histórias e tem o desejo de levar alegria aos outros através delas, então esta pode ser a carreira certa para você!

 

Para isso, algumas práticas importantes irão conduzi-lo em sua trajetória, tais como:

 

  • Participe de cursos para conhecer e desenvolver diferentes técnicas. Cursos online ou presenciais podem ajudá-lo a aprimorar suas habilidades e conhecer outros contadores de histórias.]

 

  • Explore diferentes mídias, além da contação de histórias ao vivo. Para isso, faça gravações de áudio ou vídeo, e compartilhe suas histórias através de podcasts ou canais do YouTube.]

 

  • Construa um repertório diversificado de histórias que você pode contar. Isso permitirá que você se adapte a diferentes públicos e situações.

 

  • Envolva-se na comunidade, participando de eventos locais, bibliotecas, escolas e festivais que promovam a narração de histórias infantis. Isso pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas que compartilham seus interesses.

 

  • Cuide da sua apresentação ao se vestir de forma apropriada e criar um ambiente acolhedor para a sua plateia, usando adereços e recursos visuais.

 

Para ajudá-lo a dar os primeiros passos como contador de histórias, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece gratuitamente o curso livre online A Arte de Contar Histórias Infantis.

 

Por meio dele, o aluno interessado na atividade pode ter o primeiro contato com alguns dos aspectos relativos à atividade, como as diferentes técnicas narrativas existentes, habilidades necessárias e muito mais.

 

O curso carga horária de 60 horas, e é gratuito para se matricular e assistir às aulas.

 

Ao final, após ser aprovado em um teste de avaliação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento pode ser anexado ao currículo e serve como reconhecimento e comprovação do conhecimento adquirido.

 

Então, não perca mais tempo! Matricule-se no GINEAD e dê os primeiros passos na construção do seu sonho e de sua carreira como contador de histórias!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos