O que é e o que faz o agente de viagens?

[O que é e o que faz o agente de viagens?]

O agente de viagens é o profissional da área de Turismo que transforma em realidade os sonhos das pessoas de visitar e conhecer outros lugares, seja no Brasil ou no exterior.

 

Por meio do seu trabalho, montam os roteiros turísticos de acordo com as expectativas dos clientes, sugerindo os produtos e serviços que se adequam aos seus desejos e, também, ao orçamento disponível.

 

Dessa forma, a atividade do agente de viagens é muito mais do que ser simplesmente um “tirador de pedidos”, atendendo às especificações da clientela.

 

O profissional exerce, de fato, uma função comercial. No entanto, somente tem sucesso na carreira aqueles que têm a consciência de que estão lidando fortemente com as emoções das pessoas.

 

Muito mais do que “vender um simples pacote de viagem”, o agente de viagens encontra maneiras de viabilizar sonhos, permitindo ao turista vivenciar  experiências únicas, cujas lembranças irá carregar pelo resto da vida.

 

Ficou interessado em saber mais sobre o que faz o agente de viagens? Então, continue com a gente, que vamos falar bastante a respeito!

 

 

Como é o trabalho do agente de viagens?


O agente de viagens encontra mercado para trabalhar tanto em agências e operadoras de Turismo, quanto de maneira autônoma, abrindo a sua própria empresa como MEI - Microempreendedor Individual.

 

É importante diferenciar o que são agências e operadoras de Turismo. As operadoras são empresas maiores, que montam os pacotes de viagem e realizam a venda em lojas próprias de sua rede ou nas agências de viagens. Estas, por sua vez, apenas comercializam os roteiros elaborados pelas operadoras.

 

Assim, o agente de viagens pode oferecer aos clientes pacotes prontos das operadoras, ou montar um roteiro personalizado para aquele turista específico, realizando a contratação de produtos turísticos de maneira individualizada.

 

É o caso de passagens aéreas, rodoviárias ou de trem, hotéis, transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa, passeios, excursões, alimentação, ingressos para parques e outras atrações, participação em eventos, cruzeiros marítimos, seguro viagem, entre outros.

 

Da mesma forma, o agente de viagens orienta o cliente quanto a vários tipos de serviços essenciais relacionados à viagem, como, por exemplo, documentos a serem apresentados no destino, obtenção de vistos, exigência de vacinas e necessidade de câmbio para a compra de moeda estrangeira.

 

Existe uma alternativa à atividade de agente de viagens para quem prefere não ter contato direto com o consumidor final. Trata-se do operador de turismo.

 

Este profissional atua nos “bastidores” das operadoras, participando da criação e da montagem dos pacotes turísticos.

 

Uma de suas principais responsabilidades é negociar com os diferentes fornecedores (companhias aéreas, hotéis e agências que recepcionam os turistas em suas praças) valores mais acessíveis e disponibilidade de datas para que os roteiros possam ser oferecidos aos clientes em condições financeiras mais favoráveis.

 

 

Que habilidades e competências o agente de viagens deve desenvolver?

 

Prestar atendimento ao público é uma atividade que requer do agente de viagens uma série de habilidades e competências que permitam satisfazer as necessidades de informação que o cliente deseja sobre o roteiro, ao mesmo tempo que tornem a negociação um processo natural, com a venda sendo efetuada ao final.

 

Confira os principais atributos de um bom agente de viagens!  

 

1) Ser organizado

 

A rotina diária de um agente de viagens envolve o atendimento de diversos clientes simultaneamente, cada um deles com demandas próprias, relativas aos pacotes ou produtos turísticos que adquiriram.

 

Por isso, ter boa organização é um requisito essencial para o profissional, que deve manter todos os processos alinhados, não perdendo nenhuma etapa relacionada a procedimentos como reservas, emissão de bilhetes, controle de pagamentos, conferência e entrega de vouchers, apenas para citar algumas das responsabilidades.

 

Para manter tudo em ordem e as informações estruturadas, vale a pena sempre usar agendas, planilhas e os planejadores que os próprios fornecedores disponibilizam para as agências de viagem.

 

2) Comunicar-se com clareza

 

Saber ouvir o cliente é o primeiro passo para compreender plenamente o que ele deseja para a sua viagem, além de também entender o que ele precisa para que tudo corra bem durante o roteiro.

 

Na sequência, todos os futuros contatos por telefone, e-mail ou mensagens de app devem ser feitas sempre com o Português correto, sem gírias, em linguagem clara e objetivo, para que não existam dúvidas a respeito dos produtos que foram adquiridos, bem como dos procedimentos que ele deverá realizar ao longo da viagem.

 

3) Ter habilidade comercial

 

O agente de viagens precisa ter bons conhecimentos técnicos sobre destinos, roteiros etc. Mas, no fundo, ele é um vendedor.

 

Isso exige que o profissional tenha flexibilidade para conduzir o diálogo de negociação e, principalmente, para mudar de tática quando percebe que é necessário o enfoque da conversa para concluir a venda.

 

4) Sempre priorizar o cliente

 

O bem-estar e a satisfação dos clientes devem ser sempre o norte na atuação do agente de viagens.

 

Para isso, o profissional deve estar sempre disponível para negociar com os fornecedores melhores condições para atender às necessidades dos passageiros, adaptar os pacotes aos anseios dos viajantes, esclarecer dúvidas etc.

 

Lembre-se: o agente de viagens transforma sonhos em realidade e, por isso, não pode medir esforços para que a viagem tenha exatamente o tamanho do sonho.

 

5) Conhecer as particularidades do segmento de viagens


É importante que o profissional conheça a “burocracia” que está por trás de uma viagem, para que possa orientar da melhor forma o seu cliente.

 

Isso engloba saber como é feito o cálculo de tarifas, entender a lógica dos contratos firmados com os fornecedores e conhecer as regras e procedimentos a serem adotados em todas as etapas da viagem.

 

Dessa forma, o agente de viagens tem condições de transmitir ao passageiro as informações necessárias para que ele possa usufruir da melhor forma a sua viagem desde a compra até o momento em que retorna para casa.

 

6) Dominar outros idiomas

 

O domínio ao menos básico de algumas línguas estrangeiras facilita o trabalho do agente de viagens, principalmente na venda de produtos e roteiros internacionais.

 

Grande parte das informações estão disponíveis em Inglês ou Espanhol, o que obriga a compreensão dos idiomas para que o atendimento aos clientes seja feito com qualidade.

 

 

Dê os primeiros passos na área de Turismo com o GINEAD!

 

Não existe a exigência de um curso específico para quem deseja começar a trabalhar como agente de viagens.

 

No entanto, é interessante que a pessoa adquira conhecimentos sobre a área de Turismo, como forma de compreender melhor a dinâmica do segmento e, ao mesmo tempo, se diferenciar de outros candidatos na hora de buscar uma oportunidade.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece gratuitamente cursos livres online relacionados ao setor de Turismo que dão ao aluno a oportunidade de se iniciar na profissão.

 

Na mesma linha, também disponibiliza cursos em nível básico e intermediário de Inglês e Espanhol.

 

Confira!

  1. Introdução a Viagem e Turismo (30 horas-aula)
  2. Lazer e Turismo (20 horas-aula)
  3. Turismo de Aventura (40 horas-aula)
  4. Introdução ao Ecoturismo (30 horas-aula)
  5. Hotelaria e Hospitalidade (60 horas-aula)
  6. Inglês Básico (60 horas-aula)
  7. Inglês Intermediário (60 horas-aula)
  8. Espanhol Básico (60 horas-aula)
  9. Espanhol Intermediário (80 horas-aula)

 

Todos os cursos são gratuitos para se matricular e assistir às aulas. Ao final, após ser aprovado em um teste de avaliação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento pode ser anexado ao currículo e serve como reconhecimento e comprovação do conhecimento adquirido, o que pode ser determinante ao se candidatar em processo seletivo de agente de viagem.

 

Então, vem com o GINEAD e dê os primeiros passos na construção de sua carreira na área de Turismo!

 

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos