Certificado digital ou impresso: qual é a melhor opção?

[Certificado digital ou impresso: qual é a melhor opção?]

O doce sentimento do dever cumprido! A imensa satisfação de ter superado um grande desafio! O orgulho pessoal de ver que valeu a pena todo o esforço dedicado a realizar uma tarefa tão importante!

 

Agora, imagine todas essas sensações concentradas em um aluno que acaba de concluir e de ser aprovado naquele curso que tanto sonhou em fazer. O tamanho do contentamento parece que não vai caber no peito, não é mesmo?

 

E, tirando todo o conhecimento e aprendizado alcançados, o que melhor pode representar e simbolizar a grandeza desta conquista? Sem dúvida alguma, é o certificado de conclusão do curso!

 

O documento carrega em si o reconhecimento social e a comprovação oficial de que aquele aluno galgou um importante passo em sua trajetória e que, dali em diante, está apto a conquistas tão grandes ou ainda maiores do que aquela que acaba de alcançar.

 

Ok! Mas e a indagação feita no título deste artigo? Vale mais ter um certificado digital ou é melhor receber um certificado impresso da instituição de ensino? Tem diferença entre eles?!

 

Calma, vamos falar sobre isso na sequência! No entanto, para deixar os corações mais tranquilos, um pequeno “spoiler alert”: do ponto-de-vista legal, os dois têm o mesmo valor.

 

Por isso, não se preocupe quanto a esse aspecto! Seja digital ou impresso, ambos os formatos de certificação são aceitos e reconhecidos por empresas, órgãos do governo e outras instituições. Todo o esforço empreendido para conquistar o certificado está validado e seguro nos dois casos.

 

História e tradição (ainda) mantêm vivo o certificado impresso

 

Apesar de ter sido criada no século 20, a internet como a conhecemos hoje consolidou-se apenas nas últimas duas décadas. 

 

As redes sociais, as publicações e as aplicações genuinamente online atingiram o alcance e a magnitude do que são hoje, transformando totalmente a vida das pessoas e das sociedades, somente nos últimos dez anos.

 

Estes são períodos de tempo bastante pequenos quando comparados aos séculos em que as publicações impressas reinaram absolutas. Não havia alternativa ao papel.

 

E essa realidade também se aplicava aos certificados de conclusão de curso em todos os níveis. Afinal, quem, pelo menos entre aqueles que já passaram dos 30, nunca sonhou em receber o seu diploma em uma cerimônia de colação de grau?

 

O significado era tão forte (na verdade, ainda é, em alguns casos), que esse tipo de solenidade acontecia mesmo que os diplomas ainda nem estivessem fisicamente prontos para a ocasião. 

 

Os alunos recebiam o “canudo” vazio. Mas o que importava era o que aquele momento representava em termos de conquista e de superação individual de cada um dos formandos.

 

Transformação cultural

 

Esse tipo de “tradição escolar” é o que ainda mantém vivo, de certa forma, o certificado impresso. Para muitas pessoas, ainda é importante ter na parede o diploma emoldurado como o símbolo de um grande objetivo que foi alcançado.

 

Mas outras acabam por esquecê-lo dentro de uma gaveta ou de um armário, mesmo depois de “guardá-lo cuidadosamente” para que não suje, amasse, rasgue ou tenha o seu papel estragado de alguma forma.

 

Além disso, seu manuseio é difícil e não é simples obter cópias válidas que possam ser encaminhadas a empresas que estejam recrutando ou outras instituições de ensino que exijam o curso já concluído como pré-requisito.

 

Todo esse processo de transformação cultural faz com que os certificados impressos, apesar de serem legalmente reconhecidos e ainda muito valorizados em ambientes tradicionais, estejam perdendo espaço para os certificados digitais, que são documentos que oferecem inúmeros benefícios de ordem prática e operacional.

 

As vantagens do certificado digital

 

Cada vez mais empresas públicas e privadas, órgãos do governo e instituições de ensino que promovem cursos presenciais e/ou à distância estão receptivas em relação aos certificados digitais.

 

Essa é uma tendência que se mostra irreversível e tem as suas razões de ser. Confira!

 

Segurança da informação

 

Se antes era visto com desconfiança, o certificado digital é cada vez mais aceito, principalmente por conta do desenvolvimento e constante aperfeiçoamento das tecnologias de segurança online que surgiram nos últimos anos.

 

Um dos principais dispositivos que garantem e atestam a legitimidade dos certificados digitais - e que obrigatoriamente devem constar no documento - são as chaves de segurança, no qual constam um número de registro ou um QR Code.

 

Por meio dessas chaves, as instituições interessadas podem fazer a validação do certificado digital, pois os códigos eletrônicos embutem em si todas as informações técnicas relativas ao curso concluído e também os dados de identificação do aluno, impedindo que seja possível fabricar cópias falsificadas.

 

Para serem válidos, os certificados digitais devem apresentar as informações visíveis na tela (tanto na frente quanto no verso) e, também, codificadas em seus dispositivos de segurança. Entre as mais importantes, estão:

  1. Nome completo do aluno.
  2. Documento de identificação (CPF ou RG).
  3. Data de início e de conclusão do curso.
  4. Carga horária.
  5. Modalidade do curso (capacitação, aperfeiçoamento ou atualização).
  6. Nota da avaliação final.
  7. Dados da instituição de ensino (nome, CNPJ e assinatura do diretor ou procurador).
  8. Metodologia do curso.
  9. Chave de segurança para acesso e/ou QR Code.

 

Praticidade

 

Os certificados digitais são facilmente armazenados no computador do aluno ou mesmo na nuvem, podendo ser acessados, se for o caso, em outros dispositivos, como notebooks, celulares e tablets.

 

Da mesma forma, eles podem ser incluídos nos perfis pessoais das redes sociais como prova de realização e conclusão de um curso. O Linkedin, por ser uma rede social voltada às relações profissionais, é um ótimo local para apresentar ao mercado os certificados digitais já conquistados, juntamente com o seu Curriculum Vitae.

 

Da mesma forma, os certificados digitais podem ser transmitidos como anexo em e-mails nos quais o aluno esteja se candidatando a uma vaga de emprego.

 

Sustentabilidade

 

Esta é outra vantagem que os certificados digitais apresentam sobre a modalidade impressa. Por existirem apenas no universo virtual - mas fazendo toda a diferença no mundo real -, proporcionam benefícios importantes, como:

  • redução do consumo de papel, o que traz impactos diretos para o meio ambiente;
  • economia de espaço físico, pois não há mais a necessidade de dispor de armários, estantes ou grandes arquivos para armazená-los;
  • facilidade e rapidez de acesso ao documento, pelo fato de estar arquivado de forma online.

 

Faça seu curso online gratuito no GINEAD

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino a Distância - oferece acesso gratuito a mais de 400 cursos online em uma série de áreas do conhecimento.

 

Ao concluir o curso, caso seja do seu interesse, o aluno poderá solicitar a emissão do certificado digital de conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

 

O certificado digital de conclusão de curso do GINEAD obedece a todos os regulamentos do Ministério da Educação, é válido em todo o Brasil e pode ser usado pelo aluno em diversas finalidades, tais como:

 

  • Atividades complementares (horas extracurriculares).
  • Enriquecer seu Curriculum Vitae.
  • Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção.
  • Avaliações para promoções internas nas empresas.
  • Gratificações adicionais (conforme plano de carreira).
  • Concursos públicos (mediante verificação do edital).
  • Provas de títulos (mediante verificação do edital).
  • Seleções de mestrado e doutorado.

 

Invista na sua carreira profissional com os cursos gratuitos online do GINEAD. E conquiste um certificado digital que irá abrir as portas de inúmeras oportunidades! 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos