10 cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil

[10 cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil]

Não é novidade que para se tornar um engenheiro competente e diferenciado é preciso se capacitar. Assim como em qualquer outra área, a engenharia civil exige do profissional a busca constante por crescimento e aprimoramento profissional e pessoal. 

 

Além disso, os cursos extracurriculares são importantes para completar a formação do engenheiro civil. Afinal, os cursos podem ser usados como horas complementares que fazem parte da carga horária exigida por boa parte das faculdades. 

 

Pensando nisso, separamos aqui 10 cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil. Os materiais envolvem o aprimoramento de competências e habilidades.

 

Ah! E o melhor: todos os cursos aqui citados podem ser realizados online, gratuitamente e com opção de certificado válido. Preparado?! Então, siga a leitura até o fim. 

 

A importância dos cursos extracurriculares para a engenharia civil

 

Os cursos extracurriculares, como o próprio nome já diz, vão além dos conhecimentos oferecidos dentro da graduação. A ideia é que o aluno pesquise, estude e cresça também em outras áreas da engenharia civil visando à formação de um profissional mais completo. 

 

O conhecimento adquirido pode ser usado, inclusive, para direcionar a área em que o profissional quer seguir. Por exemplo, cursos extracurriculares na área de elétrica podem fazer com que o engenheiro se apaixone pela área ou descarte aquele nicho de vez. 

 

É importante lembrar que nenhum conhecimento adquirido pode ser considerado como “perda de tempo”. Na verdade, é por meio dos aprendizados conquistados fora da faculdade que o aluno consegue definir seus objetivos e direcionamentos de toda a sua carreira. 

 

Os cursos extracurriculares podem ser usados para horas complementares?

 

Sim! Os cursos extracurriculares, além de serem fundamentais para crescimento de carreira, também podem ser usados para cumprimento da carga horária da graduação. 

 

Nesses casos, eles podem ser usados como atividades complementares (também chamadas de horas complementares) que fazem parte da formação do aluno. A ideia é que o estudante acesse outras fontes de conhecimento, objetivando enriquecer o aprendizado. 

 

Vale lembrar que cada instituição de ensino é responsável por definir quais são as atividades aceitas como horas complementares para estudantes de engenharia civil e qual é a carga horária mínima. 

 

Portanto, se o seu objetivo for realizar o curso visando conquistar esse tipo de carga horária, consulte junto à secretaria da sua faculdade se o curso escolhido será aceito, combinado?!

 

Cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil: conheça 10 opções

 

Separamos aqui 10 cursos extracurriculares online e gratuitos que podem fazer a diferença na sua carreira de engenheiro civil. 

 

A ideia é que você desenvolva desde habilidades pessoais, como comunicação, até competências profissionais para ascensão de carreira. Veja só:

 

1. Orçamento e planejamento de obras

 

Independente do campo em que você pretende atuar como engenheiro civil, você precisará saber como precificar o seu serviço, certo?! Por isso, o curso de orçamento e planejamento de obras é um dos mais importantes cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil.

 

O curso online gratuito de orçamento e planejamento de obras será o responsável por te dar um direcionamento na carreira. Ele é fundamental para quem trabalha reformas, construções e projetos. Para conhecer mais sobre o curso, acesse aqui

 

2. Programação e controle de obras

 

A rotina de uma obra civil não é fácil. Sempre surgem imprevistos que afetam a programação e controle da obra. Para aprender a lidar com esse tipo de situação é fundamental que o engenheiro civil se prepare. 

 

Nesse caminho, o curso de programação e controle de obras é uma escolha assertiva entre os  cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil. O material ensina o aluno conceitos importantes para execução de uma obra, como projeto e montagem do cronograma. 

 

3. AutoCad

 

O Autocad é uma ferramenta muito conhecida dentro da engenharia civil. O ideal é que todo o profissional tenha, ao menos, o conhecimento básico sobre o software. Principalmente, aqueles engenheiros civis que pretendem trabalhar na área de projetos. 

 

Para isso, o melhor caminho é realizar um curso online e gratuito sobre autocad e projeto 3D.

 

4. Revit

 

Outro software que tem se destacado e é especialmente útil para os engenheiros civis que pretendem atuar na área de projetos é o de Revit. O software é mais moderno, completo e até mais complexo que o AutoCad, mas tem feito a diferença. 

 

Por meio do curso de elaboração de projeto arquitetônico com Revit você aprenderá mais sobre o funcionamento da ferramenta, interface, como dar os primeiros passos e conhecerá as principais funções. 

 

5. Gestão e gerenciamento de obras

 

O Curso Online Grátis de Gestão e Gerenciamento de Obras envolve conhecimentos de todas as etapas de uma construção civil, desde a criação do projeto até a entrega do último tijolo. O objetivo do curso é atualizar os profissionais de engenharia civil 

 

O curso abrange conhecimentos sobre modelos de planilhas e critérios para levantamento de orçamentos. 

 

6. Oratória e comunicação

 

Outro curso extracurricular fundamental para estudantes de engenharia civil (e para qualquer outro profissional que queria se destacar) é o de oratória e comunicação

 

Isso porque saber se comunicar e expressar é o primeiro passo para conseguir apresentar bem um projeto, fechar um novo orçamento com um cliente ou sair na frente de uma entrevista de emprego. 

 

Afinal, é por meio da comunicação que você passa (ou não) a imagem de um profissional competente. No GINEAD, a carga horária do curso de comunicação e oratória é de 30 horas.

 

7. Curso de inglês

 

O curso de inglês está entre os principais cursos que todo o engenheiro civil deveria fazer. O recomendado é que o profissional tenha, pelo menos, o conhecimento intermediário do idioma, uma vez que ele precisa se comunicar com clientes e fornecedores de outras partes do mundo. 

 

Além disso, muitas informações sobre engenharia civil ainda não foram traduzidas, por isso, pode ser um grande diferencial estudar materiais em inglês. 

 

8. Curso de Excel

 

O Curso de Excel Avançado também não poderia faltar na lista de cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil. A ferramenta faz parte da rotina do profissional sendo necessário, ao menos, o domínio intermediário.

 

O Excel se faz presente desde o planejamento, controle até a entrega da obra. Certamente, o engenheiro que tem conhecimentos mais avançados sobre o Excel consegue se organizar melhor e ganhar mais tempo na hora de usar a ferramenta. 

 

9. Segurança no trabalho

 

A engenharia civil está intimamente ligada à segurança no trabalho, por isso, é recomendado que o engenheiro também se aprofunde em assuntos sobre o tema visando aumentar a segurança da obra. 

 

Dentre alguns cursos sobre o assunto, podemos citar: 

 

 

10. Obrigações trabalhistas e Previdenciárias na Construção Civil

 

Nem só na obra vive o engenheiro civil. Muitos profissionais também precisam se preocupar com a parte administrativa e burocrática, como as questões trabalhistas e previdenciárias na construção civil. 

 

Por isso, o estudo mais aprofundado sobre o tema ajuda o engenheiro civil a evitar complicações e também garante a proteção dos direitos de seus funcionários. Conheça o curso de obrigações trabalhistas Previdenciárias na Construção Civil.

 

Onde fazer cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil?

 

Todos os cursos extracurriculares para estudantes de engenharia civil aqui citados estão disponíveis no GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância. A escola é uma das referências em cursos online e gratuitos no Brasil e é associada à ABED. 

 

Caso o aluno tenha interesse, ele pode realizar a emissão do certificado mediante ao pagamento de uma pequena taxa. Os certificados são válidos em todo o Brasil e podem ser usados para:

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

 

Está esperando o que? 


Para conhecer os demais cursos online e de graça para engenheiro civil do GINEAD, acesse aqui. Estamos preparados para auxiliar no seu crescimento e sucesso profissional. Vamos juntos?!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos