Como a inteligência artificial pode ser usada na educação?

[Como a inteligência artificial pode ser usada na educação?]

Muito se tem falado nos últimos meses sobre inteligência artificial (IA) e nos diferentes sites e aplicativos que já se encontram à disposição dos usuários da internet, em que é possível realizar uma série de tarefas com apenas alguns cliques.

 

Parece cada vez mais claro que o surgimento e disseminação entre as pessoas desse tipo de tecnologia é algo que chegou para ficar, e a tendência é que sua presença na vida das pessoas seja cada vez maior.

 

Obviamente que algo tão inovador e com enorme capacidade de impactar a vida da sociedade como um todo demanda grandes discussões sobre uma série de aspectos éticos e mesmo de ordem prática, como, por exemplo, a extinção de determinadas profissões que podem ser facilmente substituídas pela inteligência artificial.

 

Neste artigo, no entanto, vamos nos concentrar em um dos aspectos positivos que a IA proporciona, que é justamente a capacidade de potencializar a educação e o aprendizado por parte dos alunos. Boa leitura!

 

O que é a inteligência artificial?

 

A inteligência artificial é uma área da informática que busca o desenvolvimento de sistemas e dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar e de ser criativo.

 

O que a IA busca é reproduzir aspectos do funcionamento do cérebro humano, como tomada de decisões, raciocínio e associações lógicas e habilidade de solucionar problemas de forma rápida e prática. Em essência, visa aprimorar o processo de reflexão humana.

 

Tudo isso é possível a partir da observação e análise de bilhões de dados e padrões. Através deles, a IA consegue “aprender”, até ser capaz de reproduzir uma percepção semelhante e otimizada. 

 

Apesar do imaginário popular associar a ideia de inteligência artificial com robôs e tecnologias que substituam os humanos nas suas tarefas, esse não é o objetivo das pesquisas nesse campo da informática, já que a inteligência humana ainda é algo extremamente complexo e difícil de ser replicado.

 

As pesquisas em IA, no entanto, indicam que ela pode contribuir bastante para a realização de diferentes atividades, especialmente por conta da capacidade de armazenamento, criando novos mercados e oportunidades de trabalho.

 

Assim, a IA tem a finalidade básica de melhorar a entrega de serviços para a sociedade, e as possibilidades dentro da área de Educação, com grandes benefícios para os alunos, são inúmeras.

 

Como a inteligência artificial pode ser aplicada na Educação?

 

A inteligência artificial pode ser utilizada diretamente no processo de aprendizagem, por meio de uma série de recursos que ajudam os professores a personalizar a experiência educacional de cada aluno, melhorando os resultados alcançados. 

 

Essa “personalização” permite que a IA analise as habilidades e conhecimentos individuais de cada estudante, adaptando o ensino de acordo com suas necessidades específicas.

 

Com o uso da inteligência artificial, pode-se criar assistentes virtuais que de educação que interagem com os alunos de forma personalizada e adaptativa, oferecendo suporte individualizado.

 

Esses assistentes virtuais podem ser usados ​​para responder a perguntas dos alunos, corrigir erros cometidos nos exercícios propostos, fornecer feedback em tempo real e oferecer tutoriais personalizados de estudos.

 

Uma das ações possíveis é a IA identificar quais são as áreas em que o aluno tem dificuldade e fornecer atividades específicas, construídas sob medida, para ajudá-lo a melhorar seu desempenho na escola.

 

O feedback por parte da ferramenta é imediato, o que potencializa a percepção por parte dos estudantes dos erros cometidos e melhora a assimilação dos conteúdos.

 

Outra aplicação está relacionada à análise de dados. A inteligência artificial tem capacidade de analisar grandes quantidades de informações, incluindo resultados de testes e atividades dos alunos, para identificar padrões e tendências. Isso permite aos professores promoverem ajustes nas estratégias que utilizam em sala de aula, tornando o aprendizado mais eficaz.

 

Tudo isso tem grande potencial para promover enormes avanços nas práticas educacionais em sala de aula, uma vez que o modelo tradicional de ensino, muitas vezes, não consegue se aprofundar nas características individuais de cada aluno. 

 

Dessa forma, a inteligência artificial na educação contribui para que os estudantes encontrem os materiais educacionais que sejam mais relevantes e adequados aos seus interesses e níveis de habilidade, indicando e fornecendo a cada um acesso a diversos recursos educacionais, tais como livros, artigos, vídeos e exercícios práticos. Tudo de maneira nivelada e personalizada!

 

Nem todos os estudantes possuem o mesmo ritmo de aprendizagem, adaptação ao formato proposto ou vão conseguir atingir um certo nível de desempenho na mesma velocidade dos demais e, para isso, a IA consegue identificar o nível de conhecimento de um determinado estudante e recomendar os materiais necessários para que ele avance no aprendizado. 

 

De uma maneira geral, entre os principais benefícios que a inteligência artificial oferece, estão:

 

Adaptação às necessidades dos alunos:


O uso da IA nos processos de aprendizagem torna mais fácil o acompanhamento individual de cada aluno, pois permite ao educador identificar as melhores formas e potencializar sua capacidade de aprender por meio de programas específicos a esse fim.

 

Aprendizado mais abrangente:

 

A IA contribui para expandir e flexibilizar as fronteiras do conhecimento, facilitando o acesso e a assimilação de novos conteúdos, o que se revela fundamental para ampliar as habilidades dos estudantes. 

 

Maior inclusão: 


Promover a inclusão é uma das prioridades na atividade de qualquer educador. Ao utilizar as ferramentas de inteligência artificial, o professor estende as possibilidades de inclusão a todos os alunos, independentemente das deficiências que possam portar.

 

Facilidades aos professores:


Todas as informações a que os professores têm acesso por meio das ferramentas de inteligência artificial contribuem para que os educadores aperfeiçoem o planejamento e as práticas pedagógicas. Tudo isso fornece uma melhor base de organização dos dados dos estudantes e suas trajetórias, bem como facilita os registros coletivos de cada turma. 

 

Da mesma forma, a IA pode ser utilizada para automatizar tarefas administrativas, como a classificação de testes e a criação de avaliações. Isso libera um tempo precioso para os professores, que podem se dedicar a tarefas mais importantes, como o ensino e orientação aos alunos.

 

O futuro da inteligência artificial na Educação?

 

A inteligência artificial certamente apresentará nos próximos meses e anos cada vez mais ferramentas poderosas que irão contribuir para o desenvolvimento da Educação e dos diferentes processos pedagógicos.

 

Mas é importante ressaltar que ela nunca substituirá completamente os educadores, pois eles são a essência de todo o processo educacional.

 

Os professores devem ser treinados para usar a IA de forma eficaz e garantir que os alunos recebam, cada vez mais, educação de qualidade.

 

Se você tem interesse em assuntos relacionados à Educação e quer ampliar seus conhecimentos, conheça o portfólio de cursos online grátis do GINEAD - Instituto Nacional de Educação à Distância.

 

São mais de 400 títulos voltados a diversas áreas, com uma prateleira inteira oferecendo cursos voltados à Educação!

 

Basta clicar no link e mergulhar em um universo de conhecimento! Bons estudos!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos