O que é mapa mental e como fazer?

[O que é mapa mental e como fazer?]

Para você que gosta de se organizar e colocar as ideias em ordem antes de praticá-las, o mapa mental pode ser um ótimo aliado.

 

Ele é um recurso altamente aplicado em diversos ramos e por empresas dos mais variados tamanhos, já que ajuda a interligar conceitos, fazer associações e planejar o que fazer.

 

Mas para saber tudo sobre esse tema, continue acompanhando com o GINEAD e veja como ele é altamente benéfico e pode te ajudar. Veja conosco!

 

O que é um mapa mental?

 

Mapa mental, mapa cognitivo, mind map, brainstorm ou brainstorming são os nomes dados a uma técnica bem simples de se fazer que é amplamente conhecida e utilizada para organizar ideias e informações.

 

Basicamente, ela é um diagrama onde constam todas as informações pertinentes ao que está sendo analisado, que normalmente é considerado a partir de uma palavra-chave.

 

Ele pode ser feito manualmente, em papéis de diferentes tamanhos, ou então com o auxílio de ferramentas virtuais, mas tem sempre o mesmo princípio como base: uma “discussão” sobre um tema, que pode ser representado por palavras, imagens ou símbolos.

 

Exemplos de mind map

 

Mais do que saber o que é mapa mental, conferir algumas formas de se usá-lo é uma ótima forma de compreender a ferramenta, e até de usar como base na hora de criar o seu próprio material.

 

Confira abaixo alguns exemplos de mapa mental. As imagens estão em inglês ou em texto padrão, mas são excelentes bases para entender como funciona. Veja:

O que é mapa mental e como fazer?O que é mapa mental e como fazer?O que é mapa mental e como fazer?O que é mapa mental e como fazer?O que é mapa mental e como fazer?

 

O melhor é que não existe um padrão definitivo. Você pode fazer da forma como quiser e que tenha mais sentido para você e para o entendimento, tanto o seu próprio como o das pessoas que vão acompanhar ou utilizar o material feito por você.

 

Como fazer mapa mental?

 

Após conferir algumas ideias, vamos então às dicas de como fazer mapa mental, o que não é difícil.

 

Tudo começa definindo o tema a ser tratado (a palavra-chave principal de análise) e como você vai fazer, seja manual ou digitalmente. Definido isso, os passos são:

  1. Colocar o tema central no meio da folha/documento; 
  2. Puxar flechas e setas, colocando informações adicionais e relevantes em cada uma;
  3. Repetir o processo e colocar novas informações até constar tudo o que é mais importante.

Vale lembrar que você pode fazer quantas ramificações quiser e organizar como preferir, e o tamanho final varia conforme o tema analisado.

 

Mas assim que você colocar tudo o que lembrar, e que é pertinente, está finalizado o processo e você tem um resumo sobre um assunto em específico, e por vezes até novas ideias.

 

Em que situações podemos usar essa ferramenta no trabalho?

 

Saber como fazer um mapa mental é um passo crucial para começar a melhorar o seu dia a dia. Seja no mundo acadêmico ou na sua vida profissional.

 

E pegando o gancho no âmbito empresarial, é fundamental analisar que esta ferramenta é ótima para as empresas definirem pontos como próximos passos e planos de ação, por exemplo. Mas quando e como usar o mapa mental no trabalho?

 

Existem diversas formas que você pode fazer isso, confira:

  1. Organização de ideias, facilitando a compreensão de conceitos complexos e a identificação de relações entre diferentes temas;
  2. Planejamento por meio da definição de tarefas importantes, prioridades e prazos;
  3. Criação de novos processos, entendendo o que fazer, como fazer, passos cruciais e o que não pode ser esquecido;
  4. Anotações durante uma reunião, utilizando o recurso para registrar as principais ideias discutidas, ajudando a manter o foco e a lembrar dos pontos importantes;
  5. Criação de novos produtos ou serviços, bem como seus nomes mediante ao mercado e as características do que será oferecido;
  6. Estudo e aprendizado, ajudando a fixar o conteúdo de forma mais fácil;
  7. Apresentações que tornam o conteúdo mais claro e fácil de compreender.

Viu como este é um recurso fácil de usar e altamente benéfico? Então para conferir mais dicas que vão te ajudar profissionalmente, confira também o nosso blog. E para se especializar ainda mais e melhorar a eficácia dos seus mapas mentais, confira os nossos cursos!

 

Três recomendações nossas que têm tudo a ver com essa ferramenta, são: Curso Online Grátis de Administração de Marketing, Curso Online Grátis de Comunicação nas Organizações e Curso Online Grátis de Plano de Marketing. Bons estudos!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos