Conheça 7 profissões que não precisam de faculdade

[Conheça 7 profissões que não precisam de faculdade]

Você gosta de cozinhar? E de cuidar de animais de estimação? Ou talvez você seja apaixonado pelo universo digital e esteja por dentro de todas as novidades relacionadas a aplicativos? 

 

Sentiu-se atraído por alguns desses “hobbies” ou lembrou-se de algum outro?

 

Agora, você já parou para pensar que, por trás de cada um deles, existe um mercado de trabalho que necessita de pessoas como você, que gostam e sentem prazer em desempenhar atividades como essas?

 

Pois essa é a realidade de muitos segmentos de atuação. 

 

E, em cada um deles, você pode trabalhar em algo que lhe dê muita satisfação e ainda ser bem remunerado por isso.

 

São profissões que não precisam de faculdade para serem exercidas e que irão lhe trazer um ótimo retorno pessoal, profissional e financeiro.

 

Vamos ver neste artigo algumas atividades em que o diploma universitário não é necessário. 

 

Mas, ainda assim, é importante realizar cursos técnicos e cursos livres (presenciais ou online) para que o “hobby” possa se transformar efetivamente em profissão.  

 

1) Auxiliar Administrativo

 

Esta é uma profissão bastante requisitada e que oferece muitas oportunidades de crescimento. As atividades relacionadas à administração estão presentes e são necessárias em todas as empresas, fazendo com que a oferta de empregos seja grande e constante.

 

O auxiliar administrativo é uma figura primordial dentro das organizações, uma vez que ele presta todo o apoio necessário para o bom andamento das mais variadas rotinas administrativas.

 

Outra vantagem relacionada à profissão é que existem vagas nos diversos setores das empresas, permitindo a atuação em departamentos como recursos humanos, financeiro, secretariado, logística, marketing, entre outros.

 

Ao se destacar na função de auxiliar administrativo, o profissional tem muitas chances de avançar na empresa e na carreira, pois trata-se do primeiro passo para chegar a cargos de liderança e gerência.

 

2) Fotógrafo

 

Eis um exemplo de profissão que não precisa de faculdade e que encontra-se em alta, tanto no universo digital quanto nos tradicionais mercados offline.

 

Um bom exemplo é o segmento de e-commerce

 

O crescimento desse tipo de comércio eletrônico demanda que os produtos sejam fotografados por profissionais que tenham bons conhecimentos relacionados à estética, iluminação e posterior tratamento das imagens em softwares de edição, entre outras habilidades.

 

Os trabalhos de fotografia também incluem atividades tradicionais, como casamentos, aniversários e outras comemorações familiares e sociais.

 

Mas podem abranger a atuação em segmentos diversos como eventos moda,  empresariais, gastronomia, arquitetura, esportes, destinos turísticos e ensaios de pets, apenas para citar alguns.

 

Um bom fotógrafo está sempre se atualizando. Mesmo sem precisar de faculdade, realizar cursos online e presenciais sobre técnicas de fotografia, edição de imagens e até mesmo de liderança fazem toda a diferença para este profissional.

 

3) Atendente de Farmácia

 

Não são raros os casos de farmacêuticos que concluíram o estudo superior em Farmácia algum tempo depois de iniciarem a carreira como atendente ou balconista em uma drogaria.

 

Além de terem tomado gosto pelos aspectos técnicos e científicos da profissão, descobriram e desenvolveram o talento de prestar um bom atendimento.

 

Esta é uma habilidade essencial para quem lida com o público todos os dias, especialmente porque muitas pessoas vão à farmácia por estar sentindo alguma dor ou sintoma de doença. Elas esperam contar com a empatia do balconista.

 

Não é necessário ter faculdade para trabalhar como atendente de farmácia. No entanto, é preciso ter o Ensino Médio e ter concluído um curso específico para a função, ainda que não seja uma formação técnica.

 

A rotina do profissional inclui a dispensação de medicamentos, bem como informar os clientes sobre as marcas disponíveis e a forma de uso (sempre supervisionado por um farmacêutico), limpeza e organização do local de trabalho (balcão e prateleiras), controle de estoque e de validade dos medicamentos.

 

4) Cabeleireiro

 

Este é um segmento de atuação que mantém-se aquecido mesmo em momentos de crise. A demanda pelos serviços prestados por um cabeleireiro - como penteados, corte, tintura, hidratação e outras técnicas de embelezamento capilar - é sempre grande entre mulheres e homens.

 

Apesar de ser uma profissão que não exige curso superior, é obrigatório que cursos presenciais sejam realizados. Somente com muitos exercícios e atividades práticas, o futuro cabeleireiro irá alcançar um nível de experiência adequado para poder iniciar sua carreira.

 

Além disso, o profissional deve manter-se sempre atualizado em relação às novidades e tendências da moda, a fim de atender às expectativas de seus clientes e, assim, mantê-los fiéis aos seus serviços.

 

O cabeleireiro pode atuar em salões de beleza, clínicas de estética ou, como muitos fazem em início de carreira ou por vontade própria, atendendo em domicílio. E nada impede que obtenha conhecimento e experiência para também prestar serviços como maquiador, manicure e pedicure.

 

5) Cozinheiro

 

Que tal transformar seu hobby em profissão? É isso mesmo! Se você tem paixão por gastronomia ou é apenas um curioso na cozinha, saiba que esta é uma atividade que nunca sai de moda. Afinal, todo mundo tem que comer diariamente.

 

Existem cursos universitários de Gastronomia. Mas, por outro lado, o aprendizado em cursos técnicos ou livres (até mesmo online) também abre as portas para muitas oportunidades em restaurantes, buffets, padarias, lanchonetes, confeitarias, empresas ou qualquer outro lugar cujo negócio seja servir boa comida. 

 

Na verdade, o mercado é tão amplo que até casas de família podem ser seu novo local de trabalho.

 

Os cursos de cozinheiro dão ao profissional conhecimento sobre a execução de diferentes pratos, bem como orienta sobre os procedimentos adequados de higienização e preparo dos diferentes alimentos e ingredientes.

 

6) Adestrador de Cães

 

Sim, existem pessoas que não gostam de cachorros, mas eles são minoria. A maior parte dos humanos ama os cães e isso pode ser a porta de entrada para uma profissão muito gratificante e que se consolida cada vez mais no mercado brasileiro.

 

É claro que somente gostar de pets não é suficiente. Para ser um bom adestrador, é preciso ser bem paciente para ensinar os truques aos animais e, acima de tudo, ter muita disciplina.

 

Afinal, as técnicas de adestramento de cães exigem repetições constantes e nem sempre os “alunos” estão dispostos a obedecer, mesmo com as recompensas.

 

Para quem não deseja ser um adestrador, mas gostaria de trabalhar com cachorros e também com gatos, existem outras opções.

 

Um deles é o serviço de cuidador de pets, também chamado de pet sitter, no qual o profissional cuida dos animais de estimação enquanto seus tutores não estão em casa. 

 

Existem cursos online que orientam a respeito dos trabalhos que podem ser oferecidos. Normalmente, inclui serviços como alimentação, levar para passear, cuidar da caixa de areia (no caso dos gatos) e até mesmo dar banho.

 

7) Desenvolvedor de Apps

 

Você já notou que os aplicativos de celular estão cada vez mais presentes na vida moderna? E se deu conta de que eles foram criados por alguém que, não apenas gosta de informática, mas que também percebeu que poderia suprir a necessidade de um determinado segmento de público por meio de um app?

 

Pois então, muita gente está descobrindo que a profissão de desenvolvedor de aplicativos não apenas existe, mas, principalmente, pode ser bastante rentável.

 

As possibilidades do universo digital são infinitas, o que abre a perspectiva de criação de apps para inúmeras finalidades: games, exercícios físicos, controle da saúde, namoro online etc. 

 

Não existe limite para o que cabe dentro do celular!

 

Para se tornar um desenvolvedor de aplicativo não é preciso fazer uma faculdade. Mas alguns cursos de programação são muito bem-vindos.

 

Um dos mais procurados é o Java, linguagem utilizada em um grande número de aplicativos online e que também serve de base para o aprendizado de outras modalidades de programação.

 

O Ginead oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para quem quer uma nova carreira

 

Ingressar em uma nova profissão demanda muito esforço e dedicação, pois o mercado está cada vez mais exigente em relação às qualificações técnicas e habilidades comportamentais de quem irá contratar.

 

Como você viu, existem muitas profissões que não precisam de faculdade. No entanto, para entrar e se desenvolver em uma nova atividade, é importante participar de cursos de formação e de qualificação profissional que ofereçam o conhecimento técnico necessário.

 

O Ginead - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece cursos gratuitos online (com certificado pago) em uma série de áreas do conhecimento, a fim de atender à demanda dos mais variados segmentos que buscam profissionais qualificados.

 

Para conhecer mais a respeito dos cursos oferecidos pelo Ginead sobre as profissões deste artigo e muitas outras, visite a página de cursos de Profissões

 

Você vai ver que existem diversas atividades profissionais nas quais você pode construir sua nova carreira! 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos