Auxiliar administrativo: tudo sobre essa carreira

[Auxiliar administrativo: tudo sobre essa carreira]

A carreira de auxiliar administrativo é uma excelente oportunidade. Isso porque quem ingressa nessa área tem grandes chances de crescimento profissional. Para isso, basta ter o perfil correto e buscar sempre por qualificações para se tornar um grande administrador.

 

Além disso, esse profissional é considerado “curinga” dentro da grande maioria das empresas, por desempenhar diferentes tipos de funções. Como resultado, o auxiliar administrativo sempre encontra boas oportunidades de trabalho em empresas de todos os tamanhos e segmentos.

 

Devido ao grande campo de atuação do auxiliar administrativo, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto às responsabilidades desse profissional e como é a carreira. Por isso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre essa profissão. Vamos lá?!

 

O que faz um auxiliar administrativo? 

 

O auxiliar administrativo pode desempenhar diferentes tarefas dependendo do campo de atuação e tamanho da empresa. De maneira geral, esse profissional atua dando apoio aos administradores, desempenhando tarefas relacionadas a finanças, gestão e logística. 

 

Dentre as tarefas mais comuns, podemos citar:

  • Emissão e gerenciamento de documentos, como notas fiscais;
  • Desenvolvimentos de planilhas;
  • Atendimento telefônico;
  • Envio e recebimento de e-mails;
  • Contato com os clientes e fornecedores da empresa;
  • Auxílio ao setor financeiro;
  • Apoio ao setor de RH;
  • Controle da agenda dos administradores.

 

Normalmente, esse profissional atua na empresa auxiliando na administração de maneira geral, como nas funções citadas acima. Mas, alguns empreendimentos contratam o auxiliar para executar funções específicas de acordo com a qualificação do profissional. 

 

Por exemplo, auxiliar administrativo bilíngue, fica responsável por se comunicar com clientes e fornecedores de outros países. Já o auxiliar administrativo do setor pessoal atua auxiliando somente em questões do RH e o auxiliar administrativo financeiro em tarefas do faturamento.

 

Qual é o perfil desse profissional?

 

A rotina de um auxiliar administrativo não é nada monótona. Por mais que em alguns momentos ele trabalhe com tarefas repetitivas, em outros, podem surgir muitas demandas. Portanto, a palavra-chave para esse profissional é organização.

 

É preciso também saber lidar com a pressão no trabalho. Isso porque esse profissional deve ter a capacidade de solucionar problemas com agilidade, mantendo a calma. A boa notícia é que os profissionais que conseguem lidar bem com tais responsabilidades são bem valorizados dentro da empresa.

 

Concentração, boa gestão de tempo, facilidade em trabalhar em equipe, comunicação assertiva e proatividade são outras características comuns entre os auxiliares que apresentam bom desempenho. E aí, preparado?!

 

Qual é a formação necessária para ser auxiliar administrativo? 

 

Quem deseja ingressar na carreira de auxiliar administrativo deve ter, ao menos, o ensino médio completo. Quanto às habilidades técnicas, é preciso ter conhecimento em informática, uma vez que o profissional precisará usar computador e impressora como ferramentas de trabalho.

 

Mas, é válido destacar que a carreira de auxiliar administrativo é muito procurada, portanto, o profissional deve buscar diferenciais para destacar o seu currículo. Além disso, somente por meio da qualificação e competência que será possível crescer dentro da carreira.

 

Portanto, uma boa dica é que o profissional invista em cursos profissionalizantes na área como curso de auxiliar administrativo e cursos relacionados ao Pacote Office, como Word, Excel e Power Point. Além disso, busque aprender uma segunda língua, por exemplo, o inglês

 

Existe diferença entre auxiliar e assistente administrativo? 

 

Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais que pretendem ingressar na carreira administrativa. E sim, existe uma diferença entre os dois cargos, embora ambos exerçam tarefas relacionadas à administração.

 

Basicamente, a diferença está relacionada ao salário e a formação. O auxiliar administrativo atua em atividades entendidas como de baixa complexidade e que não exigem conhecimentos técnicos avançados. Portanto, esse profissional acaba tendo um piso salarial menor em relação ao assistente administrativo. 

 

Já o assistente administrativo atua em tarefas mais estratégicas relacionadas a finanças e administração. Além disso, para desempenhar a função de assistente é preciso ingressar ou ser formado em um na graduação de administração. 

 

Como é o mercado de trabalho para auxiliar administrativo?

 

Com certeza você conhece alguém que atua ou já atuou como auxiliar administrativo, não é mesmo? Isso acontece porque essa é uma profissão com muitas oportunidades, além de não exigir muitas qualificações técnicas do candidato.

 

Como resultado, é uma excelente opção para começar a vida profissional e ingressar na carreira administrativa. Além disso, como o auxiliar administrativo é peça-chave dentro das empresas, sempre surgem novas oportunidades. 

 

Prova disso, foi uma pesquisa realizada no site InfoJobs em janeiro de 2021, no qual havia mais de 6300 vagas de emprego para o cargo de auxiliar administrativo. Normalmente, esse profissional atua nas áreas de compras, finanças, RH, logística e marketing. 

 

Além disso, o auxiliar administrativo também pode trabalhar em escritórios, RH, empresas de logística, hotéis, shoppings, indústria, comércio e muito mais. Oportunidades não faltam!

 

Quanto ganha um auxiliar administrativo?  

 

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a média salarial, em qualquer profissão, varia conforme a cidade, empresa e as qualificações necessárias para a vaga. Mas, ter uma noção da faixa salarial é importante para buscar propostas condizentes com o mercado.

 

De maneira geral, segundo o Catho, considerando todo o Brasil, um auxiliar administrativo ganha aproximadamente R$1375,00 mensalmente. 

 

Dicas para se tornar um auxiliar de administrativo de sucesso

 

Se você chegou até aqui com certeza já está motivado para ingressar na carreira de auxiliar administrativo. Mas, por onde começar? Preparamos três dicas para te ajudar a se tornar um auxiliar administrativo de sucesso. Acompanhe.

 

1. Desenvolva sua habilidade de comunicação

 

Atualmente, as empresas buscam por profissionais que saibam se comunicar, tanto de forma oral quanto escrita. Portanto, um bom auxiliar administrativo deve, além de ter o perfil certo, dominar a língua portuguesa e, se possível, saber uma segunda língua. Isso será importante para uma comunicação assertiva com a equipe, gestores, fornecedores e clientes.

 

2. Monte um bom networking

 

Há quem diga que ter bons contatos é tudo que um bom profissional precisa. E, realmente, ter um bom networking pode te ajudar a alavancar a carreira. Sendo assim, sempre desenvolva uma boa relação com a equipe e se coloque à disposição. Você pode frequentar eventos, palestras e cursos voltados para a área administrativa e criar uma rede de contatos.

 

3. Faça cursos online

 

O estudo é sempre o melhor caminho para superar as próprias limitações e alcançar posições no mercado que pareciam impossíveis. Por isso, a principal dica para se tornar um bom auxiliar administrativo é estudar muito e investir na sua carreira. 

 

A especialização por meio de um curso de auxiliar administrativo irá destacar o seu currículo demonstrando interesse e expertise na área. Além disso, algumas empresas preferem contratar profissionais que tenham esse adicional no currículo.

 

Pensando nisso, o GINEAD oferece o curso online e gratuito de auxiliar administrativo para te preparar para o mercado de trabalho. Ao se matricular, você receberá um material didático e com tudo que você precisa saber para já começar sua carreira de auxiliar administrativo. Matricule-se gratuitamente.

 

Além disso, o GINEAD disponibiliza uma série de outros cursos, como de informática e idiomas, que são ideias para quem quer crescer dentro da área administrativa. Ah! E você terá a opção de solicitar o certificado de conclusão dos cursos e comprovar seu conhecimento, para isto o aluno deverá efetuar o pagamento de uma taxa.  Conheça todos os cursos online e gratuitos oferecidos pelo GINEAD. 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos