O que é e como se tornar um infoprodutor?

[O que é e como se tornar um infoprodutor?]

As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, seja em busca de informação, entretenimento, relacionamentos, consumo de bens e serviços, desenvolvimento pessoal e profissional, entre tantas outras razões.

 

Esse movimento tornou-se ainda mais ascendente com a pandemia de Covid-19, que teve como um de seus reflexos a diminuição da circulação das pessoas em ambientes públicos, fazendo com que, em consequência, elas passassem mais tempo online em seus computadores ou celulares.

 

É nesse cenário que o mercado de infoprodutos, que ainda dava os primeiros passos em 2020, ganhou tração e viu o surgimento de inúmeras oportunidades de negócios online que poderiam ser criados para atender a uma demanda muito reprimida.

 

Você está por dentro das possibilidades que existem dentro do mercado de infoprodutos? Sabia que existem oportunidades de toda a ordem para quem possui algum tipo de conhecimento ou habilidade, podendo, assim, se tornar um infoprodutor?

 

Se você se interessa pelo assunto, então continue conosco neste artigo! Boa leitura!

 

 

Infoprodutor: que profissão é essa?

 

Infoprodutor é a pessoa, normalmente especializada em uma determinada área, que compartilha seus conhecimentos, competências e habilidades por meio da internet.

 

Para fazer isso, desenvolve produtos digitais sobre o assunto - os infoprodutos -, comercializando-os sob a forma de cursos online, ebooks, mentorias e videoaulas, entre outros formatos possíveis.

 

Dessa forma, qualquer tema pode ser abordado pelo infoprodutor. Por exemplo:

  • uma profissional de estética pode ensinar técnicas de cabeleireira ou de maquiagem;
  • uma confeiteira pode ensinar a fazer bolos;
  • um dentista pode falar sobre higiene bucal;
  • um adolescente pode dar dicas sobre videogames;
  • um professor pode ensinar uma língua estrangeira;
  • um agente de viagens pode falar sobre destinos turísticos. 

 

Isso significa que a pessoa que domina um determinado assunto pode ganhar dinheiro na internet como infoprodutor, bastando para isso sistematizar seu conhecimento e formatar o conteúdo no produto digital que tiver melhor aceitação junto ao público.

 

 

Quais são os benefícios de se tornar um infoprodutor?

 

Existem várias razões para que a pessoa invista seu tempo e esforço na criação de um infoproduto. Entre as principais, estão:

 

1) Renda extra

 

O infoprodutor pode iniciar suas atividades utilizando seu tempo livre, sem que seus horários de trabalho sejam prejudicados.

 

Dessa forma, além do salário que já recebe, poderá também ter uma renda extra proveniente dos infoprodutos que comercializar.

 

Além disso, com o passar do tempo e o crescimento das vendas, os infoprodutos poderão se tornar sua fonte primária de renda, permitindo que possa se desligar de seu emprego tradicional.

 

2) Trabalhar com que gosta

 

O produto digital desenvolvido normalmente é sobre um assunto que o infoprodutor gosta e conhece bem, ensinando e compartilhando informações a respeito de uma área sobre a qual possui domínio técnico.

 

Isso é um fator que alimenta sua satisfação pessoal e profissional, o que faz com que aumente as chances de ser bem-sucedido do ponto de vista financeiro.

 

3) Maior flexibilidade e comodidade

 

Trabalhar com infoprodutos proporciona mais flexibilidade do que um emprego tradicional.

 

Por se tratar de uma atividade digital, é necessário apenas um computador e/ou celular com acesso à internet.

 

Isso significa que o trabalho pode ser feito até mesmo em casa, sem a necessidade de se deslocar, especialmente nos horários de pico. Da mesma forma, o infoprodutor é o dono de sua agenda, determinando os horários em que deseja trabalhar.

 

4) Desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras

 

Este talvez seja o benefício mais importante, pois capacita o infoprodutor a desenvolver um negócio próprio, construído a partir dos conhecimentos que possui a respeito de uma área sobre a qual tem domínio.

 

Ao tornar-se um infoprodutor empreendedor, a pessoa aprende a se estabelecer em um mercado competitivo, ainda que experimente algumas dificuldades no início.

 

Com o tempo, percebe-se que não existem ganhos rápidos e fáceis, mas que eles podem ser bastante gratificantes se houver planejamento, dedicação e profissionalismo no desenvolvimento do negócio digital por parte do infoprodutor.

 

 

Que tipos de infoprodutos existem?

 

Com o desenvolvimento da “indústria dos infoprodutos” nos últimos anos, é possível encontrar na internet dezenas de modelos de produtos digitais relacionados ao conhecimento.

 

No entanto, aqueles que são os mais populares e procurados pelos consumidores são:

 

 

1) Cursos online

 

O infoprodutor sistematiza o conhecimento em diversas aulas, que podem acontecer ao vivo ou serem pré-gravadas.

 

Nas duas modalidades, todo o conteúdo é comercializado em um grande pacote, sendo distribuído por plataformas eletrônicas especializadas que armazenam os diversos módulos em seus servidores, sendo remuneradas por esse serviço.

 

2) Ebooks

 

Também chamados de livros digitais, trazem os conteúdos que aprofundam as informações relativas a um determinado assunto ou área do conhecimento.

 

Normalmente, são oferecidos em formato PDF. Dessa forma, além de serem consumidos de maneira online, o comprador pode fazer o download em seu computador, tablet ou smartphone para poder acessá-lo também no offline.

 

3) Mentorias

 

Este é um tipo de produto digital em que o infoprodutor interage diretamente com os alunos, por meio de sessões online dirigidas.

 

Ao longo do tempo das mentorias, o profissional faz a capacitação dos alunos através de dicas, orientações, troca de experiências e, principalmente, análise de casos reais que os mentorandos estejam vivenciando na sua atividade profissional.

 

Normalmente, as mentorias ocorrem a cada semana, quinzena ou mês, com duração variada de 1 a 3 horas por sessão e número limitado de alunos para que a experiência individual seja ainda mais rica.

 

 

Como se tornar um infoprodutor?

 

Existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para se tornar um infoprodutor que obtenha os resultados financeiros esperados. Confira!

 

1) Escolher um nicho de mercado

 

Dar preferência à área de atuação em que se é especialista. Dessa forma, o infoprodutor terá mais facilidade para desenvolver um produto de qualidade que conquiste a atenção do seu público-alvo.

 

2) Entender quem é o público-alvo

 

Saber para quem o infoproduto está sendo elaborado é essencial para o sucesso da empreitada. Ele se destina a profissionais da área (com ou sem experiência) ou estudantes? É voltado a adultos ou adolescentes? Essa definição deve estar muito clara na mente do infoprodutor.

 

3) Definir o formato do infoproduto

 

Qual é o formato mais indicado para o infoproduto, tendo como parâmetros o nicho de mercado e o público-alvo que se deseja alcançar? Curso online, ebook ou mentoria? Essa decisão também é fundamental.

 

4) Elaborar o infoproduto

 

Definido o formato, é hora de colocar a mão na massa e desenvolver os conteúdos, sistematizando o conhecimento nas aulas, textos para o ebook ou roteiro inicial das mentorias.

 

5) Escolher a plataforma eletrônica de distribuição

 

É preciso analisar as ferramentas e benefícios que as diferentes plataformas oferecem tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro e comercial. Isso inclui as funcionalidades necessárias para hospedagem, divulgação e comercialização do infoproduto.

 

 

Invista em mais conhecimento para se tornar um infoprodutor de sucesso

 

Manter-se firme nos estudos é uma das formas mais eficientes de acumular conhecimento e desenvolver as habilidades e competências necessárias para se tornar um infoprodutor bem-sucedido.

 

Grande parte dos profissionais que vislumbram as oportunidades que a atividade de infoprodutor proporciona busca aprimorar seus conhecimentos técnicos para garantir a consistência dos conteúdos que irá produzir.

 

Além disso, também procuram conhecer melhor as técnicas e os conceitos relacionados ao empreendedorismo, como forma de viabilizar seu negócio digital.

 

Diante disso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece aos postulantes a infoprodutor uma plataforma de EAD com mais de 400 cursos nas diversas áreas do conhecimento.

 

Nela, poderá encontrar títulos relacionados à sua área específica de atuação e, assim, consolidar os conhecimentos que necessita para a produção do seu conteúdo digital.

 

Além disso, tem acesso ao curso online grátis de Empreendedorismo e outros títulos gratuitos voltados à área de Administração de Empresas.

 

Ao se aprofundar nesses conteúdos, o futuro infoprodutor certamente terá melhores condições de tirar suas ideias do papel e assegurar que o seu sonho de ter um negócio digital irá alcançar os resultados desejados!

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