O que é web designer e como se tornar um?

[O que é web designer e como se tornar um?]

Não é novidade dizer que as carreiras voltadas para o digital estão entre as mais procuradas para 2022 e para os próximos anos. Dentre elas, o Web Designer merece destaque. 

 

O profissional da área atua no desenvolvimento de projetos para sites e aplicativos, garantindo que o resultado final tenha um layout agradável e que os recursos sejam simples de usar. 

 

No fim das contas, esse processo é mais importante do que se imagina. Afinal, eu tenho certeza que você já desistiu de navegar em algum site porque as informações não estavam bem organizadas ou não eram bem adaptadas para a tela do celular.  

 

Nesse contexto, a profissão de Web Designer tem sido muito procurada pelo mercado de trabalho, sendo uma excelente oportunidade para quem quer ingressar em uma nova profissão. 

 

E para te ajudar a conhecer mais sobre o que é web designer, o que faz esse profissional e como você pode se tornar um, preparamos este conteúdo. Continue a leitura para dominar o assunto. 

 

O que é um Web Design? 

 

O Web Desing é uma vertente do Design Gráfico. Basicamente, é uma área relacionada à criação e desenvolvimento de interfaces digitais, por exemplo, layout de sites e aplicativos para a web. 

 

Para o desenvolvimento do projeto e definição de como as páginas serão exibidas para o usuário, costumam ser utilizadas linguagens de marcação (ex: HTML) e elementos visuais (normalmente, CSS).

 

O processo de criação pode ser realizado por meio de ferramentas, como o  WordPress, Adobe Dreamweaver e CMS.

 

O que é um Web Designer?

 

O Web Designer é o profissional que fica responsável pelo desenvolvimento do projeto de um site, desde a parte estética até a funcional. 

 

A principal missão de um Web Designer é criar websites ou aplicativos que tenham navegação intuitiva para o usuário e que contenham todos os recursos necessários para que tudo funcione corretamente. 

 

Ele também deve planejar o design do site, imaginando qual será a sensação que a página despertará no público. Portanto, o profissional deve ser capaz de criar um site com boa usabilidade, utilidade, beleza e performance.

 

Qual a diferença entre Web Designer e Web Developer?

 

Ah, mas não confunda! O Web Designer não é o mesmo que o Web Developer. 

 

De maneira resumida, o trabalho do Web Developer está mais relacionado a criação estrutural de um site e ele precisa dominar complexas linguagens de programação.

 

Já Web Designer cuida da parte visual e transmite indicações ao desenvolvedor que realmente constrói todo o site ou aplicativo do zero.

 

O que é um Web Designer precisa saber para atuar na área?

 

Em teoria, o Web Designer não precisa saber programar, no entanto, o recomendado é que o profissional tenha ao menos conhecimentos básicos de programação, em especial, HTML e CSS. 

 

Isso é importante para que ele consiga desenvolver a interface e posteriormente passar os códigos para os programadores (Web Developer). Além disso, conhecer sobre programação ajuda na rotina de trabalho e na resolução de erros.

 

O Web Designer também deve conhecer sobre construtores de sites - dos mais simples aos mais complexos - para que consiga criar sites de acordo com a necessidade e desejo do cliente.

 

Outro ponto importante é conhecer a teoria das cores, tipografia, arquitetura de informações, entender sobre a usabilidade de sites e semiótica.

 

Por fim, vale destacar que Web Designer precisa se manter em constante atualização, uma vez que frequentemente surgem novas tecnologias capazes de melhorar os processos de desenvolvimento de um site ou aplicativo.

 

Qual o mercado de trabalho para Web Designer?

 

Agora que você já entendeu “o que é Web Designer”, vamos entender qual é o mercado de trabalho para esse profissional.

 

Atualmente, a maioria das pessoas utilizam - e dependem da internet - para inúmeras atividades todos os dias, por exemplo, realizar uma pesquisa Google, trabalhar, interagir socialmente, pagar contas e até mesmo fazer o mercado do mês.

 

Isso quer dizer que o consumidor encontra na internet facilidade e faz dela uma ferramenta para simplificar a rotina. 

 

E, nesse contexto, as empresas que querem crescer perceberam que ter um site imponente ou um aplicativo incrível é imprescindível e compensa muito mais do que ter um cartão de visitas memorável.

 

Como isso, a demanda por Web Designer cresce exponencialmente e essa já é considerada umas das profissões mais promissoras para agora e para o futuro.

 

O profissional da área pode trabalhar como autônomo (freelancer) ou atuar em empresas de comunicação, TI, agências de publicidade, startups, entre diversas outras de diferentes setores e tamanhos.

 

Quanto ganha um Web Designer?

 

Assim como em qualquer outra ocupação, o salário de um Web Designer varia de acordo com a formação, experiência, região do país, qualidade do trabalho e área de atuação do profissional.

 

Uma pesquisa realizada no site da Catho na data de publicação deste texto (março de 2022), evidenciou que o salário de um web designer pode ultrapassar 5 mil reais, mas muitas fontes indicam que a média salarial é cerca de 3 mil reais por mês.

 

Para os profissionais que atuam como Web Designer freelancer, a variação salarial pode ser ainda maior porque a remuneração vai depender do que foi combinado com o cliente e do prazo para finalização do projeto.

 

Como se tornar um Web Designer? 

 

Muitos Web Designers fazem graduação de Desenho Gráfico e depois se profissionalizam em Web Designer. No entanto, para se tornar um profissional da área não precisa-se, necessariamente, realizar uma graduação.

 

Na prática, qualquer pessoa interessada pelas áreas de comunicação, arte e tecnologia pode se tornar um Web Designer, desde que busque qualificação profissional na área por meio de cursos profissionalizantes.

 

A boa notícia é que, atualmente, é possível encontrar cursos exclusivamente online que são voltados para a qualificação profissional de Web Design. 

 

Ou seja, quem está interessado na área pode conquistar uma nova carreira ou atualizar o conhecimento sem sair de casa.

 

Pensando nisso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece cursos online e gratuitos desenvolvidos para a capacitação de Web Designers

 

Dentre eles, podemos citar o Curso Online Grátis de Web Designer, o Curso Online Grátis Teoria do Design, Estudo da Cor e Tipografia e o Curso Online de HTML 5.

 

Entendeu o que é web designer, gostou da profissão e quer se tornar um?! Então, não perca mais tempo! Comece hoje a estudar online e saia na frente!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos