O que é procrastinação e como vencer esse mal para render mais nos estudos?

[O que é procrastinação e como vencer esse mal para render mais nos estudos?]

Me diga se você já viu esse filme! Todos os dias, você se prepara para estudar e, assim que se senta para começar, uma enxurrada de pensamentos invade sua mente, em busca de distrações.

 

Vão desde o “só vou dar uma olhadinha nas redes sociais para ver as novidades” até o clássico “só uma partidinha no game para relaxar e entrar com tudo nos livros”.

 

O problema é que uma coisa vai puxando a outra e, quando se dá conta, aquele tempo reservado aos estudos se foi.

 

Mas o pior vem agora: a dor na consciência de saber que aquelas horas se perderam, a obrigação não foi cumprida e provavelmente haverá consequências, como, por exemplo, dificuldade em fazer a prova e tirar uma boa nota. 

 

Uma situação como essa tem um nome claro: procrastinação. É a condição de saber que existe algo importante a ser feito, mas que, por “razões obscuras”, a pessoa não tem força mental, disciplina ou vontade de realizá-la, mesmo sabendo da sua importância.

 

Mas, calma! Se você, neste instante, está olhando para dentro de si e vendo um procrastinador, saiba que não está sozinho. Mais importante: isso não é motivo para se desesperar e achar que tudo está perdido, pois existe muito o que pode ser feito para sair dessa condição indesejada.

 

Neste artigo, vamos explicar o que é a procrastinação, entender suas causas e de que forma é possível combater esse mal, colocando sua vida de volta nos trilhos. Vem com a gente!

 

O que é procrastinação?

 

De uma maneira geral, procrastinar significa realizar as tarefas apenas no último momento, utilizando o restante do tempo para fazer outras coisas mais atrativas para o cérebro, como forma de se “desligar da realidade”.

 

Aliás, pode-se dizer que o cérebro humano é o grande vilão dessa história, sendo o maior defensor da procrastinação.

 

Diversos estudos científicos ao redor do mundo já mostraram que o cérebro, apesar de sempre buscar soluções e decisões racionais, está sempre em busca de “recompensas instantâneas”, que trazem algum tipo de prazer imediato.

 

Por mais que a pessoa reconheça a importância de cumprir suas obrigações, a mente humana tem a tendência de buscar atividades prazerosas e divertidas, liberando dopamina no organismo, o chamado hormônio do bem-estar e da felicidade.

 

Quais são as causas da procrastinação?

 

É falso dizer que o procrastinador na verdade é um grande preguiçoso. Isso pode acontecer em alguns casos, mas existem razões mais profundas por trás desse tipo de comportamento.

 

A principal é a falta de disciplina. No geral, as pessoas realizam suas tarefas por obrigação profissional ou porque estão sendo cobradas devido a alguma circunstância, como dever escolar, provas bimestrais, vestibular, ENEM ou concurso público, entre outras. Por isso, não existe no procrastinador uma “cobrança interna” de que as responsabilidades existem porque as tarefas devem ser cumpridas.

 

Outra razão é a insegurança de não conseguir realizar as tarefas da maneira correta, exigindo de si próprio um perfeccionismo que não é necessário. Esse tipo de comportamento é paralisante e alimenta a procrastinação.

 

No outro extremo, vem o excesso de confiança, que faz o procrastinador deixar todas as tarefas para o último momento, pois acha que consegue fazer tudo bem feito, ainda que na correria.

 

Dicas para parar de procrastinar

 

A procrastinação, depois de consumada, tem sempre como resultado a frustração causada pela sensação de que a tarefa poderia ter sido melhor feita se a pessoa tivesse se esforçado mais. 

 

Mas nunca é tarde para buscar formas de se livrar desse péssimo hábito.

 

Conheça alguns hábitos positivos que podem ser cultivados para que, gradativamente, a procrastinação seja eliminada, aumentando a produtividade na hora de estudar!

 

1) Encontre sua motivação: 

 

Buscar motivação é o primeiro passo para deixar de lado a procrastinação e dar o melhor de si para alcançar seus objetivos nos estudos. É importante pensar sobre eles para descobrir onde você quer chegar.

 

Faça uma lista com as coisas que você deseja para o futuro e lembre-se sempre desses motivos antes de começar a estudar. Imprima a lista e coloque em um lugar bem visível, para não esquecer aquilo que realmente importa.

 

2) Coloque as distrações de lado: 

 

O maior segredo da concentração é livrar-se das distrações. Seu local de estudos deve ser calmo, tranquilo, limpo e organizado, para que você se sinta bem nele.

 

Além disso, é fundamental deixar o celular e o computador desligados, para que o foco seja os livros.

 

3) Elabore um cronograma de estudos:

 


Criar um cronograma de estudos é uma dica básica, mas tem que ser bem planejado. Os diferentes trabalhos, projetos e provas de cada disciplina devem ser considerados no calendário, para que sejam cumpridos de forma racional.

 

Mas criar um cronograma é diferente de cumpri-lo. Por isso, você deve estipular prazos razoáveis e factíveis para cumprir as tarefas e as diferentes etapas, de forma a criar um senso de urgência e driblar a procrastinação.

 

4) Divida as metas em pequenas tarefas:

 

Assim como os prazos, criar metas de estudo em cada jornada de estudo também serve como incentivo para concluir as tarefas pendentes.

 

No entanto, é preciso criar metas possíveis de serem alcançadas, baseando-se no seu padrão de desempenho. Reflita sobre ele, considerando sua rotina, ritmo de estudos e tendência procrastinadora.

 

Na hora de ficar frente a frente com os livros, o segredo é transformar cada meta em pequenas tarefas, mais simples de serem cumpridas.

 

5) Seja generoso consigo mesmo: 

 

Lembra que uma das características da procrastinação é a busca do cérebro por “recompensas instantâneas”? Uma forma de lutar contra o péssimo hábito de procrastinar é gratificar a si mesmo após cada conquista, ainda que seja pequena.

 

Mas, para isso, é preciso se dedicar às tarefas durante algum tempo. Por exemplo: imagine algo que você gostaria de se auto presentear, como comprar algum objeto ou ir ao cinema para ver aquele filme que está bombando, e defina que isso só vai ocorrer quando algumas metas dos estudos forem cumpridas.

 

Conheça os cursos livres oferecidos pelo GINEAD

 

A procrastinação é uma condição que atrapalha muito o desempenho de quem precisa focar nos estudos.

 

No entanto, se você é um procrastinador nato, saiba que nem tudo está perdido! O segredo é entender como sua mente funciona e usar esses truques mencionados anteriormente para parar de procrastinar.

 

E que tal aplicar todas essas dicas de como deixar a procrastinação de lado e melhorar a produtividade nos estudos ao se matricular em um dos cursos livres do GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância?

 

Reconhecida como uma das melhores do Brasil, nossa plataforma de ensino online oferece mais de 400 cursos livres nas diversas áreas do conhecimento.

 

Todos os títulos foram elaborados especialmente para quem acredita que estudar é sempre o melhor caminho em direção ao crescimento pessoal e sucesso profissional.

 

Os cursos são 100% online e totalmente gratuitos para assistir às aulas e fazer o download dos materiais.  

 

Após realizar o teste final de aprovação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão. Para isso, basta efetuar o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento pode ser utilizado como comprovação ao mercado do conhecimento adquirido, facilitando a obtenção de novas oportunidades profissionais.

 

Dessa forma, sem procrastinação, você tem tudo para melhorar nos estudos e construir um novo futuro com a ajuda do GINEAD!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos