Como parar de procrastinar e começar a estudar?

[Como parar de procrastinar e começar a estudar?]

Procrastinar. Se essa palavra te dá arrepios, saiba que você não está sozinho, e não é de hoje!

 

Sim, a procrastinação é um comportamento que acompanha o ser humano desde suas origens históricas e vem sendo observado e estudado há muito tempo.

 

Tem sido um grande desafio tentar entender porque as pessoas, de forma consciente, deixam para depois algo que poderia ser feito naquele momento.

 

De maneira simplificada, existe um consenso entre os especialistas que procrastinar é uma espécie de “mecanismo de fuga” utilizado pelo cérebro, que tem a tendência de optar pela recompensa imediata sempre que possível.

 

Dessa forma, a mente humana prefere, em muitas situações, deixar para depois as atividades que necessitam de esforços no presente, apesar de estar ciente das vantagens e benefícios que elas irão proporcionar no futuro após serem concluídas.

 

No entanto, é importante entender também que procrastinação e preguiça não são sinônimos. O preguiçoso sente-se sem energia para realizar as tarefas propostas, o que faz com que não pretenda realizá-las em nenhum momento.

 

O procrastinador, por sua vez, sabe que irá se dedicar a elas dali a um tempo. E isso acarreta um sentimento de culpa como agravante, pois, enquanto procrastina, sofre em pensar nas consequências de adiar o que precisa ser feito agora.

 

Os efeitos da procrastinação sobre os estudos

 

É fácil perceber que o comportamento procrastinador pode fazer parte da realidade cotidiana de um estudante que tem por objetivo, por exemplo, realizar uma prova futura de conclusão de curso.

 

Por vezes, o investimento emocional e psicológico que o momento presente exige para que os estudos sejam bem feitos e produtivos parece alto demais quando comparado aos benefícios que a aprovação na prova irá proporcionar.

 

No entanto, as consequências da procrastinação normalmente são severas.

 

A começar pela bola de neve que se cria na rotina de estudos, pois as lições e tarefas vão acumulando e se encavalando no tempo, impedindo que sejam feitas de maneira satisfatória.

 

O resultado natural é o surgimento de sentimentos ruins, como culpa, medo, insegurança e angústia, que podem convergir para um estado elevado de estresse e, em alguns casos, até mesmo um quadro depressivo.

 

Assim, combater a raiz do problema - a procrastinação em si - é fundamental para que o aluno consiga não apenas restabelecer seu ritmo natural nos estudos, mas, principalmente, evitar que venha a desenvolver problemas psicológicos e de saúde.

 

Dicas para acabar com a procrastinação e vencer nos estudos

 

Para que você pare de procrastinar (ou nem mesmo comece!) e retome o seu melhor rendimento nos estudos, confira algumas dicas que irão ajudá-lo a vencer este desafio.

 

1. Tenha sempre muito claros quais são seus objetivos

 

Mentalize onde você quer estar no futuro. Construa em sua mente a percepção de que o caminho para chegar lá passa necessariamente por esta etapa atual de sua vida.

 

A prioridade, agora, é estudar bem o suficiente para superar o exame final que se aproxima. Assim, poderá pleitear, com a sua competência, a profissão que deseja desenvolver e o emprego em que deseja trabalhar.

 

2. Estabeleça metas diárias e realistas

 

Monte um cronograma de estudos semanal em que estejam definidos o conteúdo a ser estudado diariamente, a quantidade de exercícios que devem ser solucionados e o tempo dedicado a cada tarefa.

 

Você conhece sua capacidade e seus limites. Por isso, não existe ninguém melhor do que você para estabelecer o que vai ser realizado a cada dia.

 

3. Crie uma rotina de atividades que vai além dos estudos

 

Muitas pessoas argumentam que não gostam de rotina, pois torna a vida “chata e sem graça”.

 

No entanto, quando hábitos rotineiros orientam o andamento de alguma atividade importante - como os estudos -, eles tornam sua realização mais fácil e menos cansativa do ponto de vista mental.

 

Isso acontece pelo fato de o cérebro “se acostumar” com o ritmo e horário das tarefas, despendendo menos energia para que sejam completadas.

 

Por isso, estabeleça horários para dormir e acordar, fazer suas refeições e para se dedicar aos estudos. Aprenda a fazer a gestão do tempo, crie uma rotina saudável e usufrua dos benefícios! 

 

Ah, e só para constar: rotina faz parte da vida de qualquer pessoa. Quando você acorda, se levanta, vai ao banheiro, troca de roupa e cumpre tantas outras tarefas diárias, é fácil notar que tudo isso acontece automaticamente, quase sem você perceber. Criar rotinas é, em essência, um mecanismo de proteção da mente.

 

4. Aprenda a priorizar as atividades

 

Em sua rotina de estudos, defina todas as manhãs quais são os assuntos e tarefas mais importantes e que demandam maior tempo e atenção.

 

Faça listas com as prioridades em ordem decrescente! Elas são ótimas para organizar os pensamentos e permitem que as ações práticas possam fluir mais naturalmente.

 

5. Evite as distrações

 

Para quem estuda em casa, os desafios vão muito além do conteúdo oferecido pelos cursos online, livros e apostilas. Existe uma série de pequenas armadilhas e tentações com enorme potencial de transformar “horas de estudo em minutos de estudo”.

 

Esse tipo de procrastinação possui alguns vilões importantes. Entre os principais, está o celular, que concentra em um único aparelho as redes sociais, joguinhos, sites de notícias e tantos outros aplicativos com enorme potencial de distração.

 

Por isso, a dica é: quando for estudar, deixe o smartphone bem longe do seu alcance. São apenas algumas horas e você poderá se “reconectar com o mundo” em seus momentos de descanso.

 

6. Valorize as conquistas diárias e premie a você mesmo

 

Cumpriu as metas diárias nos estudos? Percebeu mudanças positivas no seu rendimento? Então, dê valor a essas conquistas e conscientize-se de que o mérito é todo seu!

 

Foi você quem desafiou a procrastinação e sistematizou maneiras de enfrentá-la e superá-la.

 

Isso é motivo de comemoração. Por isso, encontre maneiras de se recompensar. Pode ser, por exemplo, uma manhã livre. Assim, você se sente motivado e faz com que seu cérebro sinta-se estimulado a encarar novos desafios.

 

O GINEAD te ajuda a combater a procrastinação

 

Como você pode ver, combater a procrastinação é possível e factível, desde que se tenha consciência do problema. A partir daí, é necessário colocar sua disposição pessoal para vencer o inimigo.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino a Distância está ao seu lado contra a procrastinação. O curso Online Grátis de Técnicas de Estudo mostra em detalhes de que forma você pode dar fim a esse fantasma invisível, mas que não tem nada de imaginário.

 

Além deste, o GINEAD oferece ainda acesso gratuito e totalmente online a mais de 400 cursos, em diversas áreas do conhecimento.

 

Quando o aluno conclui qualquer um dos cursos gratuitos do GINEAD, ele pode solicitar seu certificado digital de conclusão, válido em todo o território brasileiro,  mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.   

 

Esta é a sua hora de investir em sua carreira profissional, realizando os cursos gratuitos online do GINEAD! 



Você tambem pode Curtir
Esses
artigos