O que faz e como se tornar um profissional de AutoCAD?

[O que faz e como se tornar um profissional de AutoCAD?]

Você é uma pessoa curiosa quando se trata de engenharia ou arquitetura e tem interesse e/ou facilidade de ler e interpretar projetos e desenhos técnicos?

 

Pois saiba que você pode atuar em áreas como essas e construir uma carreira de valor, mesmo não tendo formação universitária.

 

Existe uma alta procura, em diversos segmentos do mercado, por profissionais que sejam especializados em softwares de elaboração e desenvolvimento de projetos e plantas.

 

O principal programa de computador para a criação de desenhos técnicos é o AutoCAD. Aprender a utilizar os seus recursos representa uma grande oportunidade para quem busca se colocar no mercado em uma ótima posição profissional.

 

Se interessou? Então, continue com a gente neste conteúdo, para conhecer um pouco mais sobre esta atividade tão valorizada e reconhecida!

 

 

O que é AutoCAD?

 

Existem no mercado vários softwares voltados à elaboração de desenhos técnicos. Mas o AutoCAD desponta como um dos mais populares em todo o mundo, mesmo tendo sua versão inicial criada em 1982, pela variedade de recursos que possui e a facilidade de utilizá-los.

 

O AutoCAD é um software tipo CAD (Computer Aided Design, ou Desenho Feito por Computador, na tradução para o português). Devido a este sufixo, os profissionais da área são conhecidos no Brasil como “cadistas”.

 

O programa é utilizado na elaboração de projetos técnicos em várias áreas da engenharia (civil, mecânica, automobilística etc.), arquitetura, indústria moveleira e qualquer outro tipo em que haja a produção de algum tipo de objeto.

 

A principal aplicação do software é produzir desenhos técnicos em duas dimensões (AutoCAD 2D) ou em três dimensões (AutoCAD 3D).

 

Dessa forma, o AutoCAD reproduz com extrema fidelidade, a partir de gráficos vetoriais, as medidas, dimensões e especificações técnicas de plantas residenciais e comerciais, além de projetos de máquinas, equipamentos etc.

 

 

Como é o trabalho de um profissional de AutoCAD?

 

Mesmo sem a necessidade de ter uma formação superior, quem trabalha com AutoCAD tem muitas opções e espaço nas empresas. A demanda é grande e chega a haver momentos em que a oferta de mão de obra não é suficiente para suprir as necessidades.

 

O cadista é responsável por elaborar as plantas e projetos técnicos que os engenheiros e arquitetos solicitam.

 

Neste ponto, é preciso estar atento a uma diferenciação importante.

 

A principal atribuição do cadista é transportar para o computador os projetos desenvolvidos por outros profissionais, utilizando a linguagem do software AutoCAD para garantir que as especificações técnicas estejam presentes na versão formal e final do documento.

 

Logo, o cadista não idealiza ou realiza projetos, trabalho que é desenvolvido pelos profissionais que possuem experiência e a devida formação acadêmica para elaborar os projetos dos diferentes segmentos.

 

No entanto, deve saber ler e interpretar corretamente as informações que recebe dos projetistas para garantir que todos os dados sejam inseridos corretamente no software AutoCad.

 

A alta demanda por cadista se explica pela grande variedade de segmentos em que ele pode atuar.

 

Afinal, qualquer produto industrial necessita de um projeto para ser materializado, da mesma forma que ocorre em outras áreas, como construtoras, escritórios de arquitetura e, até mesmo, agências de marketing publicitário.

 

Assim, o trabalho do cadista viabiliza o planejamento e a execução de projetos relacionados a peças e equipamentos em geral, automóveis e outros tipos de veículos, design de interiores e móveis, entre tantos outros objetos e utensílios.

 

Na área da engenharia civil, contribui para produzir os desenhos técnicos de projetos executivos de plantas e fachadas, perspectivas arquitetônicas, sistemas elétricos, redes hidráulicas, apenas para citar alguns elementos possíveis de serem trabalhados no AutoCAD.

 

 

Que tipos de trabalho existem para o cadista?

 

O AutoCAD oferece diferentes alternativas no que se refere às oportunidades de carreira que podem ser seguidas.

 

Confira algumas das profissões em que o software é a principal ferramenta de trabalho!

 

1) Desenhista projetista

 

Produz os desenhos técnicos de peças, equipamentos, ferramentas e outros tipos de objetos, cria layouts e fornece subsídios para a elaboração de documentações técnicas relacionadas aos projetos que estão sendo trabalhados.

 

2) Desenhista elétrico

 

Realiza os desenhos relativos a instalações elétricas prediais, sistemas automotivos, painéis em geral, mapeamento de rede, entre outros.

 

3) Desenhista projetista civil

 

Cuida da elaboração de vistas arquitetônicas, projetos de instalações hidráulicas e elétricas, rede coletora de esgoto, apresentações de design de interiores etc.

 

4) Desenhista mecânico e desenhista industrial

 

Cria no ambiente virtual do AutoCAD toda uma variedade de peças e  equipamentos que serão utilizados na indústria, bem como ferramentas específicas que podem ser acopladas a essas máquinas.

 

O profissional também faz a reprodução digital de sistemas de fluxo de trabalho e de conjuntos de maquinários, entre outros projetos ligados à área industrial.

 

 

Qual é o perfil do profissional de AutoCAD?

 

Apesar de haver grande demanda por cadistas, o mercado de trabalho exige boa qualificação técnica e pró-atividade dos profissionais no que se refere à constante reciclagem de conhecimentos, tanto no que se refere ao software em si, mas também quanto às normas que determinam como os projetos devem ser elaborados e apresentados.

 

Assim, o cadista deve estar sempre em busca de cursos de atualização e, também, de aprofundamento para que domine as funções mais avançadas do AutoCAD.

 

Esse tipo de postura revela que ele é um profissional persistente e interessado, o que é determinante para garantir a qualidade do seu trabalho e, dessa forma, ter mais chances de crescer na carreira.

 

Outras características imprescindíveis são a paciência e a capacidade de trabalhar bem em equipe.

 

O cadista dá forma final ao trabalho de outros profissionais, o que faz com ele precise saber como interagir com pessoas de diferentes áreas e que possuem diferentes personalidades.

 

Essa interação é fundamental para que o projeto final seja construído de acordo com todas as especificidades técnicas estabelecidas.

 

 

Como o GINEAD pode ajudar nos primeiros passos da carreira de técnico de projetos em AutoCAD?

 

Como vimos, não é necessário curso universitário para se tornar um técnico de projetos em AutoCAD.

 

Para entrar na carreira, existem cursos de formação que preparam o futuro profissional para o mercado de trabalho, oferecendo acesso a computadores com o software instalado, a fim de aprender todos os segredos do programa.

 

No entanto, para começar a conhecer melhor os fundamentos que norteiam e também ser apresentado às principais funcionalidades do AutoCAD, o aluno interessado pode realizar cursos livres online sobre o tema.

 

Dessa forma, ganha subsídios para assegurar que realmente deseja seguir esta profissão.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece mais de 400 cursos gratuitos nas diversas áreas do conhecimento, entre os quais estão alguns sobre o software AutoCAD, como você pode ver a seguir:

 

1) Formação Básica em AutoCAD 2D (40 horas-aula)

2) AutoCAD Projetos 3D (50 horas-aula) 

 

Todos os cursos são gratuitos para matrícula, acompanhamento das aulas e realização do teste final de avaliação.

 

Uma vez aprovado, o aluno pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, efetuando o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento serve de comprovação do conhecimento adquirido, podendo ser anexado ao currículo do aluno.

 

Se interessou pela atividade de técnico em projetos AutoCAD! Então, acesse os cursos do GINEAD e dê início a uma grande carreira!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos