O que é preciso para ser cuidador de idosos?

[O que é preciso para ser cuidador de idosos?]

O cuidador de idosos tem um papel importante na qualidade de vida, segurança e saúde das pessoas da terceira idade. Quem atua na área encontra excelentes oportunidades de trabalho e poderá ser ainda mais requisitado em um futuro próximo.

 

Isso porque a população brasileira está envelhecendo e o mercado de trabalho está carente de cuidadores de idosos. Prova disso, é que de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2012 e 2019 houve um aumento de 29,5% de idosos no Brasil.

 

Inclusive, o número de idosos já é superior em 6 milhões ao de crianças com até 9 anos de idade. Portanto, é clara a necessidade de capacitar profissionais para atuarem na linha de frente no cuidado de idosos.

 

Pensando nisso, separamos aqui algumas informações importantes sobre a profissão e o que é preciso para ser cuidador de idosos. Vamos lá?!

 

O que faz um cuidador de idosos?

 

O cuidador de idosos é o profissional que se dedica ao cuidado de pessoas na terceira idade, ele pode atuar em domicílio ou em instituições. O idoso pode - ou não - apresentar doenças, limitações físicas ou mentais ou algum grau de demência.

 

O principal objetivo do cuidador de idosos é garantir a segurança e bem-estar de quem está sendo cuidado. Para isso, o profissional acompanha o idoso durante toda a rotina e zela pela saúde física e mental dele.

 

Quais as funções de um cuidador de idosos?

 

As atividades que serão desempenhadas pelo cuidador de idosos dependerão do contrato estabelecido, além do estado de saúde e estilo de vida do idoso.

 

Por exemplo, quando o idoso possui limitações, o cuidador precisa cuidar da higiene, alimentação, levar ao médico, fazer controle de horários de medicamentos, entre outras atividades. Inclusive, em alguns casos, é necessário morar com o paciente.

 

Já quando o idoso tem boa saúde física e mental, muita das vezes, o cuidador apenas toma posto de acompanhante. 

 

De todo o modo, as tarefas que são comuns a quase todo cuidador de idosos são: auxiliar o idoso em sua rotina diária, por exemplo, na hora das refeições e na conservação do ambiente. Também deve-se dar suporte em cuidados relacionados à higiene pessoal e medicação.

 

O cuidador também deve garantir o bem-estar do paciente e, para isso, ele precisa conversar com o idoso, oferecer carinho, incentivar a prática de atividades físicas (de acordo com as limitações), proporcionar entretenimento, incentivar o banho de sol e prevenir acidentes.

 

Como é o mercado de trabalho de um cuidador de idosos?

 

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a profissão de cuidador de idosos é a que mais cresce no país. Entre 2007 e 2017 o número de cuidadores de idosos registrados cresceu 547%, saltando de 5.283 profissionais para 34.051.

 

Do mesmo modo, a procura por cursos na área subiu 84% de 2017 para 2018. Isso porque, com o envelhecimento da população, o mercado está carente de cuidadores de idosos realmente capacitados.

 

A boa notícia é que as expectativas são ainda melhores para os próximos anos, uma vez que, segundo dados do IBGE, até 2050 30% da população brasileira será idosa.

 

O profissional da área pode trabalhar em condomínios residenciais para idosos, lar sênior, clubes, núcleos de convivência, casas de repouso, domicílio, home care, agência de turismo para a terceira idade e muito mais. 

 

Ou seja, qualquer espaço em que o idoso precise de apoio ou estímulo, há uma oportunidade para o cuidador de idosos trabalhar com carinho e empatia.

 

Quanto ganha um cuidador de idosos?

 

O salário do cuidador de idosos depende muito da carga horária e do local escolhido para trabalhar. Em geral, o salário é considerado bom, uma vez que o profissional precisa apenas do ensino fundamental e de um curso livre na área.

 

De acordo com o site Salário, a faixa salarial de um cuidador de idosos fica entre R$1.186,98 e R$1.981,34, dentro do regime CLT. Quando o profissional trabalha a noite, há um adicional noturno de 20% sobre a hora diurna. 

 

Vale destacar que é uma profissão gratificante. O cuidador zela pelo bem-estar do idoso e proporciona uma vida mais feliz e mais leve. Assim, o idoso pode, de fato, aproveitar a sua melhor idade.

 

Qual o perfil de um cuidador de idoso?

 

O cuidador de idosos tem a principal missão de fazer com que o idoso se sinta bem. Para isso, o profissional deve ser paciente e ter empatia com as limitações do idoso. 

 

Inclusive, alguns idosos são teimosos ou têm dificuldade em entender as mudanças trazidas pela nova fase da vida. Por isso, muita das vezes, o cuidador de idosos precisa realmente gostar de ajudar o próximo para conseguir lidar bem com os desafios da profissão.

 

Além disso, o idoso pode se sentir vulnerável e assustado e o cuidador precisa ter uma boa percepção para entender os sentimentos e acolher o idoso.

 

O que é preciso para ser cuidador de idosos?

 

Para ser um cuidador de idosos, além de ter paciência e empatia, também é preciso ter conhecimentos específicos da profissão. Nesse caso, não é necessário ter título superior, mas é válido realizar cursos livres na área para aprender sobre cuidados com idosos.

 

Por exemplo, existem técnicas específicas para dar banho em idosos, para lidar com pacientes acamados, para lidar com doenças e limitações específicas, entre outros desafios. 

 

Tudo isso é importante para que você esteja preparado para lidar com diferentes necessidades do paciente. Os cursos de carácter livre visam à qualificação profissional e são oferecidos em todo o Brasil, inclusive na modalidade online.

 

Onde fazer curso para cuidador de idoso?

 

Entendeu o que é preciso para ser cuidador de idosos?! Como vimos, para se tornar um profissional da área basta realizar um curso livre de qualificação profissional.

 

E é pensando no seu sucesso que o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza um curso online e gratuito de cuidador de idosos. Você pode estudar no seu ritmo, sem sair de casa ou de qualquer lugar do mundo. Incrível, né?!

 

Para se matricular e estudar é completamente gratuito e você só paga pela emissão do certificado. O documento é válido em todo o Brasil e pode ser a oportunidade que faltava para você conquistar uma nova carreira e mudar de vida!


Preparado para começar?! Então, conheça o Curso Online Grátis de Cuidador de Idosos do GINEAD e se surpreenda!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos