Curso Online Grátis de Gestão de Processos

Curso Online Grátis de Gestão de Processos

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 60 horas

A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Conceituação e integração de processos

Metodologias, técnicas e ferramentas para a racionalização de processos organizacionais

Processos e estrutura organizacional

Tomada de decisão e mudança organizacional

Ferramentas de modelagem, análise e redesenho de processos

Proposição de mudanças e melhorias que apoiem os negócios das organizações

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado.

 

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

 

Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Online Grátisde Comportamento Organizacional, Curso Online Grátisde Gestão Empresarial e Curso Online Grátisde Comunicação nas Organizações.

 

Curso Online Grátis de Gestão de Processos

 

Unidade 1 - Conceituação e integração de processos

 

Como todo processo começa pelo início, nesta primeira Unidade da Disciplina Gestão de Processos, começaremos falando sobre os conceitos essenciais sobre o assunto.

 

Abordaremos sua evolução incorporando aos modelos de gestão, fazendo com que presenciássemos a evolução desse conceito dentro das organizações, fazendo com que elas deixassem para traz os antigos paradigmas de gestão operacional.

 

Destacaremos a importância da tecnologia da informação para disseminação da gestão de processos por todas as organizações. A criação de sistemas de gestão integrados trouxe maior facilidade de controle e monitoramento de todos os processos, trazendo uma visão sistêmica de todo o desempenho da organização.

 

Objetivos Gerais da Unidade 01:

 

- Compreender os conceitos e o processo de evolução da gestão de processos;

- Identificar os sistemas de informação que dão suporte à gestão de processos;

- Localizar as interfaces entre os diferentes processos integrados.

 

Unidade 2 - Metodologias, técnicas e ferramentas para a racionalização de processos organizacionais

 

Nesta Unidade, estamos aprofundando um pouco mais os conceitos relacionados à gestão de processos e às suas ferramentas e metodologias de apoio.

 

Apresentaremos um panorama das metodologias tradicionalmente aplicadas em gestão de negócios que se apropriam da lógica de gestão de processos.

 

Aprofundaremos nosso estudo nos métodos de controle da qualidade Lean Manufacturing e Seis Sigma, destacando a importância da sistematização do processo de melhoria contínua em ambos os modelos.

 

Vamos seguir no caminho da qualidade e falar sobre as normas ISO 9000, que certificam as organizações nos padrões internacionais de melhoria contínua e gestão da qualidade.

 

Vamos falar do modelo de gestão de negócio Business Process Modeling Notation (BPMN), que veio com objetivo de unificar as muitas linguagens existentes relacionadas à Gestão de processo, contribuindo para expansão de sua aplicação nas organizações.

 

Por fim, reforçaremos a importância do monitoramento dos indicadores dos processos e de se ter um sistema de gestão integrado capaz de realizar o acompanhamento de todos os processos de forma integrada.

 

Objetivos Gerais da Unidade 02:

 

- Descrever as principais metodologias e ferramentas de racionalização e melhoria de processos organizacionais;

- Identificar oportunidades de melhoria em processos com base nas técnicas e ferramentas apresentadas.

 

Unidade 3 - Processos e estrutura organizacional

 

Caro(a) aluno(a), quando falamos em Gestão de Processos, a principal característica é a administração voltada para o fim, e não importa se os processos fazem o gerenciamento de serviços ou produtos: o relevante mesmo é que essa cadeia deve ser realizada por meio de processos. Vamos conhecer melhor como esse tipo de gestão funciona e como os sistemas se interagem para o controle das organizações?

 

A Gestão de Processos, na atualidade, possui foco completamente estratégico. O que isso significa na prática? Significa que todos os esforços são direcionados para os resultados, com base nos procedimentos, e o objetivo principal é eliminar o tempo inútil, maximizar os resultados e otimizar recursos.

 

Objetivos Gerais da Unidade 03:

 

- Compreender a estrutura das organizações e dos processos organizacionais;

- Identificar os fluxos e as relações entre os processos;

- Analisar as etapas do processo e suas características.

 

Unidade 4 - Tomada de decisão e mudança organizacional

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre os conceitos básicos sobre as tomadas de decisões dentro das organizações, como as mudanças impactam as empresas e explicar as premissas para a elaboração de um plano de mudanças, ou seja, como minimizar as diversas situações à qual vivenciamos no dia a dia.

 

Teremos como objetivo apresentar uma visão ampla, de maneira a entender como as mudanças internas e externas impactam as organizações na sua maneira e organização. O intuito será demonstrar como os direcionadores estratégicos orientam os diversos gestores nas tomadas de decisão e gestão das mudanças nas empresas como um todo.

 

Descreverrmos as premissas básicas para elaboração do plano de mudança organizacional, fato esse que é feito por meio da adaptação, ou seja, de empresa para empresa.

 

Objetivos Gerais da Unidade 04:

 

- Entender como as mudanças internas e externas impactam as organizações;

- Explicar como os direcionadores estratégicos orientam os gestores na tomada de decisão e gestão da mudança;

- Descrever as premissas para elaboração do plano de mudança organizacional.

 

Unidade 5 - Ferramentas de modelagem, análise e redesenho de processos

 

Devemos entender que as empresas que medem e acompanham seus processos atuais, criando oportunidades de melhorias a partir dos resultados obtidos, diferenciam-se das demais. Nesse contexto, torna-se importante manter essa prática continuamente, para que, cada vez mais, sejam obtidos resultados diferenciados e melhores.

 

Cabe, então, à empresa realizar o mapeamento contínuo de seu processo. Para isso, é possível utilizar os mapas interfuncionais. Eles permitem que sejam gerados melhores processos, que devem ser descritos em novos procedimentos, para que possam ser seguidos e implantados com sucesso na organização.

 

É importante lembrar que a ferramenta mais adequada para se confirmar este sucesso são os indicadores de desempenho.

 

Netsa undidade, aprenderemos que, muitas vezes, sucessos nas implementações de mudanças não se devem a fatores técnicos, mas à falta de atenção especial em relação a pessoas. Esse tipo de problema leva a compreender que não basta priorizar apenas critérios técnicos na hora de fazer mudanças. É necessário incluir as pessoas envolvidas nos projetos, que devem ser tratadas como importantes atores nesse processo. Nesse sentido, recomenda-se a realização de todo o esforço necessário para conquistar o envolvimento das pessoas e ativar a motivação intrínseca de cada indivíduo.

 

As ações de gestão da transição devem levar em conta algumas diretrizes, como mobilizar as pessoas: fazer a empresa andar na direção da mudança desejada por meio de pessoas; comunicar o andamento da mudança: fazer com que toda a empresa acompanhe o andamento da mudança, utilizando diferentes canais de comunicação para isso; e ter clareza dos impactos da mudança: conhecer com profundidade quais áreas da empresa sofrerão o impacto da mudança e acompanhar essa decorrência.

 

Objetivos Gerais da Unidade 05:

 

- Compreender como utilizar as principais metodologias e ferramentas de modelagem, análise e redesenho de processo;

- Evidenciar a importância da modelagem para o registro, a padronização e a melhoria de processos.

 

Unidade 6 - Proposição de mudanças e melhorias que apoiem os negócios das organizações

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre os conceitos básicos de indicadores de processos, alguns mecanismos, de maneira qualitativa e quantitativa, para mensurar as diferentes áreas com seus indicadores. Vivemos em um mundo cheio de transformações e não é diferente nas empresas, elas necessitam de melhoria de maneira contínua.

 

Esta unidade teremos como objetivo apresentar conceitos acerca dos indicadores de processos de gestão dentro das organizações, para compreender os diferentes mecanismos que são utilizados no controle dos processos de mudanças dentro das organizações. Sabemos o quanto é difícil mudar, porém, se trabalhada de maneira contínua, a mudança minimiza situações de desconforto.

 

Sabe-se que somos medidos de maneira diária, pelo que produzimos, por exemplo, fato esse que mostra a importância de se ter indicadores dentro das empresas.

 

Objetivos Gerais de Unidade:

 

-  analisar o desempenho dos indicadores de processo;

- propor mecanismos de monitoramento dos indicadores;

- identificar ações para melhoria e mudanças.

 

Gestão de Processos

 

Base Legal do Curso: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso;

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

 

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

 

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente