Curso Online Grátis de Comportamento Organizacional

Curso Online Grátis de Comportamento Organizacional

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 40 horas

A carga horário desde curso é de 40 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Comportamento e Personalidade

Unidade 2 - Emoções e Inteligência Emocional

Unidade 3 - Conflito e Negociação

Unidade 4 - Liderança

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 40 horas

Curso Online Grátis de Comportamento Organizacional


Carga Horária: 40 horas

Atenção: O certificado não é gratuito!

O Curso Gratuito dá acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o certificado digital, deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site. Bons estudos!

Além deste curso, você também pode avaliar outros de maior interesse através de Cursos de Administração.

Quem busca conhecimento na área, também conhece mais sobre Curso Online Grátis de Administração de Marketing, Curso Online Grátis de Atendimento ao Clientee Curso Online Grátis de Marketing Digital. Aproveite!

 

Sobre o curso


Por meio deste curso, você aprenderá sobre os seguintes temas:

Comportamento e personalidade;
Emoções e inteligência emocional;
Conflito e negociação;
Liderança.
Após a finalização dos módulos, com carga total de 40 horas/aula, você fará um teste necessário para a aprovação e conclusão do curso.

 

Unidade 1 - Comportamento e Personalidade


Habilidades


Analisar o comportamento, personalidade, valores individuais, o modelo MARS de comportamento e desempenho individual, tipos de comportamento individual, personalidades das pessoas nas organizações, valores éticos e interculturais.

Descritores de desempenho


Interpretar tipos de comportamento, personalidade e valores individuais, valores éticos e interculturais;
Analisar o modelo MARS do comportamento e do desempenho individual. 
Como manter os colaboradores permanentemente engajados no trabalho? Como fazer com que se doem integralmente, mantendo o nível de satisfação elevado?

Alcançar e manter níveis de excelência exige esforços, sobretudo das empresas, que precisam atuar fortemente sobre as pessoas visando mantê-las motivadas para que o clima organizacional se torne amplamente favorável à inovação.

Para isso, é indispensável ter uma cultura que facilite e reconheça o valor das pessoas na organização, para que os colaboradores se sintam participantes de cada produto, processo ou serviço criado pela empresa, isto é, que partilhem dos sucessos, fracassos e aprendizagens. Não há uma receita pronta para que a empresa tenha todos os colaboradores atuando com plena satisfação.

Sem dúvidas, podemos concordar que a eficácia de uma organização se fundamenta no comportamento. Por isso, não é possível afirmar que ao alcançar as metas de venda, uma empresa pode ser considerada eficaz, pois há outros elementos agregados no conceito de eficácia organizacional do que apenas os números relacionados às metas.

Atualmente, as organizações vivem em um ambiente dinâmico, em que o parâmetro da concorrência já não é mais suficiente para atuar de forma eficaz e competitiva no mercado, seja local, regional, nacional ou global.

Nesta unidade, iniciamos a abordagem por meio de um posicionamento sobre o campo de atuação do comportamento organizacional (CO). Estudaremos também o Modelo MARS do Comportamento, elementos da tipologia do comportamento individual, encerrando com uma abordagem sobre diversos aspectos sobre a personalidade.

Unidade 2 - Emoções e Inteligência Emocional


Habilidades


Analisar os tipos de emoções no local de trabalho, a inteligência emocional, a satisfação no e para o trabalho, o comprometimento organizacional, as atitudes e estresse no local de trabalho.

Descritores de desempenho


Analisar os tipos de emoções no trabalho e a inteligência emocional.
Analisar a satisfação no e para o trabalho, as necessidades de comprometimento e os tipos de estresse.


Ouvimos muito e há muito tempo coisas como:

“É preciso buscar equilíbrio”;
“Você precisa se acalmar”;
“Seu comportamento não está adequado”;
“Gerencie as suas emoções”.
Quantas vezes você ouviu coisas assim após uma reação a alguma situação ou pessoa? Gerenciar emoções não é um tema novo e, apesar disso, poucos sabem exatamente o que isso significa e para que serve.

Conflitos são causados por uma explosão, o famoso “fiz sem pensar, falei sem querer”, relacionamentos acabam ou ficam abalados por ações impulsivas e desequilibradas, além de oportunidades profissionais que são perdidas por como nos sentimos e reagimos em relação a algo ou alguém. Essas são algumas situações que acontecem devido a desequilíbrios entre emoção e razão, ou entre ação e reação.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa, já que não somos ensinados a identificar e expressar as emoções adequadamente. O problema não está nas emoções, mas nas reações que elas provocam. Somos seres emocionais, precisamos das emoções, cada uma com a sua importância e função específica em nossa existência. A questão, então, é gerenciar as ações.

A ação certa, na intensidade ideal, com o alvo correto e o propósito adequado é o que chamamos de gestão emocional. Isso pode ter consequências muito graves em todos os âmbitos da vida, especificamente no profissional. A falta dessa gestão pode causar demissões, conflitos, inimizades, ansiedade, estresse, baixa produtividade, desorganização, falta de foco, falta de criatividade, dificuldade de tomar decisões e solucionar problemas, entre outras consequências.

Nessa unidade, vamos conhecer as emoções, a importância de cada uma e funções, além de entender como usar as emoções de forma inteligente.

Unidade 3 - Conflito e Negociação


Habilidades


Analisar o conflito e suas consequências, o modelo do processo de conflito, as fontes estruturais do conflito nas organizações, os estilos de resolução de conflito, a resolução de conflitos por meio de negociação.

Descritores de desempenho


Interpretar os tipos de conflitos e consequências, fontes dos conflitos nas organizações e os estilos de tomada de decisão para a resolução de conflitos;
Analisar processos que envolvem a negociação para a gestão dos conflitos nas organizações, os processos “ganha-ganha”, e estratégias de negociação de conflitos.
Falar em Clima Organizacional, Conflito e Negociação consiste em uma tarefa complexa, pois significa tratar de questões indiretas que fazem parte das entranhas dos relacionamentos nas organizações, ou seja, abordar a motivação, a cultura organizacional, a política, o poder e outros assuntos que estão permanentemente conectados ao foco desta unidade.

Os conflitos interpessoais, tão comuns nos ambientes de trabalho, afetam o clima, o desempenho, e influenciam no equilíbrio das organizações. Estamos falando do conflito entre pessoas, logo, imagine a amplitude dos conflitos entre organizações. Identificar fatores internos e externos influenciadores do clima, e provocadores de conflitos, é fundamental para perceber as dinâmicas políticas das organizações.

Para evitar que os conflitos tomem proporções dramáticas a qualquer empresa, a negociação surge como mecanismo indispensável na resolução dos problemas de relacionamentos pessoais e institucionais, requerendo estratégias de planejamento e método para resolução de conflitos. 

Unidade 4 - Liderança


Habilidades


Analisar a liderança nos contextos organizacionais, as perspectivas necessárias para a liderança, as perspectivas dos comportamentos da liderança, as perspectivas contingenciais e transformacionais da liderança e as perspectivas da liderança implícita.

Descritores de desempenho


Analisar os principais tipos e estilos de liderança nos contextos organizacionais;
Analisar perspectivas dos comportamentos de contingência e transformacional de liderança implícita.
Ao longo da história da humanidade, nos organizamos em grupos para facilitar a sobrevivência. Dentro desta organização aquele que demonstra algum tipo de poder é eleito ou assume o comando do grupo, tornando-se líder. Liderar é uma tarefa milenar e em constante evolução. 

É um tema que está sempre em alta em todos os ramos de atuação e até mesmo em âmbitos familiares. A figura do líder sofreu modificações ao longo da evolução da sociedade, adaptando-se às necessidades que surgiram no mercado e nas organizações.

Uma figura que denota poder, o líder não é formado por regras ou passos, mas da personalidade e comportamentos que podem ser mais ou menos eficientes quanto à atividade de levar pessoas à realização de objetivos.

O tipo de poder exercido vai diferenciar líderes de sucesso e gerenciadores de tarefas. Por se tratar de um gestor de pessoas, a sua responsabilidade é conhecer, acolher e direcionar talentos, evitando cair na média de “chefias” que entendem que basta o posto hierárquico para obter a colaboração dos trabalhadores.

Nesta unidade, analisamos os aspectos mais relevantes da liderança com o intuito de tornar clara a relação entre poder e liderança, estilos comportamentais dos líderes e atribuições, além de entender como a liderança se estabelece na atualidade.

Curso Legalizado


Os Certificados são válidos em todo o território nacional, cumprindo os requisitos das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos, entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II, que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia


O curso de Comportamento Organizacional deve ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude todos os módulos para ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso. Para isso, você precisa ter em mente que:

O estudo é individual;
O estudo e avaliação são simples, mas exigem atenção para obter sucesso;
Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para estudar as matérias;
As questões são elaboradas a partir do texto estudado no módulo;
Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso à Internet.
Passos para ter sucesso no curso
Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
Anotar algumas observações importantes do texto;
Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.


Certificado


O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

Atividades complementares (horas extracurriculares);
Enriquecer o seu currículo;
Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
Avaliações para promoções internas nas empresas;
Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
Concursos públicos (mediante verificação do edital);
Provas de títulos (mediante verificação do edital);
Seleções de mestrado e doutorado;
E diversas outras necessidades.

Comportamento Organizacional

 

 

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente