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Carga Horária 60 horas

A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Revisão de teorias gerais da administração, tendo os cenários como base da estratégia do futuro e a evolução do pensamento estratégico

Unidade 2 - Análise estrutural da indústria e análise dos ambientes

Unidade 3 - Estabelecimento do escopo organizacional e funções do processo administrativo

Unidade 4 -Estratégias de crescimento e armas competitivas

Unidade 5 - Modelo de gestão estratégica, posicionamento estratégico e características do administrador estratégico

Unidade 6 - Marketing ecológico

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado.

 

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

 

Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

 

Sobre o Curso Estratégia de Mercado

 

 

Unidade 1 - Revisão de teorias gerais da administração, tendo os cenários como base da estratégia do futuro e a evolução do pensamento estratégico. 

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa: 

 

01 -  Compreender a necessidade de revisão das teorias em razão das mudanças de cenários;

 

02 -  Identificar as situações que levaram à evolução do pensamento estratégico e à administração estratégica moderna.

 

Sobre esta Unidade de Aprendizagem:

 

Esta unidade apresentará um breve histórico sobre as teorias da administração e como elas foram importantes para nortear as organizações ao longo dos tempos, desde a primeira grande Revolução Industrial – iniciada na Inglaterra no século XVIII – até a era atual, da Revolução 4.0, ou Quarta Revolução Industrial.

 

Os novos paradigmas da era digital, contudo, têm feito com que muitos modelos e conceitos de gestão tradicionais sejam revistos, abrindo espaço para a administração estratégica moderna.

 

Este estudo fará um paralelo entre modelos de gestão e estratégias que estão sendo empregadas pelas organizações, para fazer frente a todas as mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos em uma economia globalizada.

 

Destaca-se assim a necessidade de se investir permanentemente em inovação nos processos de produção e na qualificação dos administradores e dos profissionais, como você, que terão o papel de liderar as empresas no futuro, em um mercado cada vez mais competitivo e em permanente transformação.

 

Nesta unidade, você pôderá perceber que as teorias administrativas clássicas ainda têm valor. Mas, na administração estratégica moderna, muitas mudanças foram necessárias para conduzir a empresa de forma eficiente num cenário de acirrada competição, transformações permanentes e mercado globalizado.

 

Vivemos uma época de inovação disruptiva, em que a qualquer momento novas formas de serviços podem surgir. Os novos líderes precisam conduzir suas organizações com transparência, comunicando suas intenções estratégicas, gerando envolvimento das equipes e confiança por parte dos stakeholders externos.

 

Chegamos à era digital, da Revolução 4.0, e o planejamento estratégico precisa ser pensado e repensado com mais intensidade. Flexibilidade estratégica é o que deve nortear as decisões.

 

Unidade 2 - Análise estrutural da indústria e análise dos ambientes

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa: 

 

01 - Explicar a necessidade de as empresas estudarem e compreenderem sua organização e o ambiente externo;

 

02 -  Compreender o que é criação de valor e sua importância para a estratégia da organização.

 

Sobre esta Unidade de Aprendizagem:

 

Nesta Unidade, compreenderemos os fatores que nos levaram à revisão das teorias administrativas e influenciaram a evolução do pensamento estratégico, vamos começar a mergulhar nas estruturas das organizações.

 

Você terá uma visão geral sobre as atividades das empresas e os caminhos que as levam a estabelecer suas estratégias, criando valor para as partes interessadas. Veremos com mais detalhes os pontos que a organização deve analisar para avaliar sua capacidade competitiva, considerando seus recursos internos, suas capacidades e suas competências essenciais.

 

Vamos entender a importância de se conhecer as características do mercado onde a empresa está inserida, analisando os principais aspectos do ambiente externo e as características da concorrência.

 

Por fim, demonstraremos como essas informações são importantes para orientar as empresas na busca por oportunidades no mercado, para que possam se posicionar com vantagem competitiva, e de forma eficiente e lucrativa.

 

Unidade 3 - Estabelecimento do escopo organizacional e funções do processo administrativo

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa: 

 

01 -  Identificar os critérios para elaboração do escopo organizacional;

 

02 -  Explicar porque as funções da administração continuam válidas nos dias de hoje.

 

Sobre esta Unidade de Aprendizagem:

 

Nesta unidade você irá aprender sobre a estrutura das organizações baseadas em estratégias competitivas e como as quatro funções administrativas definidas por Fayol são aplicadas na atualidade.

 

Espera-se que, ao final do percurso de ensino-aprendizagem desta unidade, você seja capaz de identificar os critérios para elaboração do escopo organizacional e explicar porque as funções da administração (planejamento, organização, direção e controle) continuam válidas nos dias de hoje.

 

Durante o estudo, tente visualizar a aplicação dos conceitos e das abordagens teóricas na prática do seu ambiente de trabalho ou de outras organizações. Observe que as duas temáticas principais desta unidade de estudo abordam uma das bases teóricas da administração.

 

Fayol estipulou a estrutura organizacional e os pilares da administração. Essas abordagens teóricas serão apresentadas desde seu surgimento até a sua aplicação na atualidade, assim será possível perceber como são executadas, respeitando as particularidades de cada organização, assim como o ambiente onde a empresa está inserida.

 

Nesta unidade, será apresentada a estrutura das organizações baseada em suas estratégicas competitivas e nas funções administrativas definidas por Fayol: planejamento, organização, direção e controle.

 

Iremos observar que as funções administrativas são utilizadas na atual realidade de mercado pelas organizações, havendo uma crescente adequação para uma direção mais colaborativa, em que prevalece a visão de um líder e não de um gestor autoritário. Da mesma forma ocorre com a expectativa de controle, que deve visar identificar as falhas para o processo de melhoria.

 

O estudo desta unidade fornecerá a base para o entendimento das funções da administração, essenciais para os estudos relacionados à gestão. Dessa forma, a visão da estrutura da organização é uma importante aliada para as estratégias competitivas.

 

Unidade 4 -Estratégias de crescimento e armas competitivas

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa: 

 

01 -  Identificar as principais estratégias de crescimento que podem ser adotadas pelas organizações;

 

02 -  Explicar como as armas de competição estão associadas às estratégias operacionais.

 

Sobre esta Unidade de Aprendizagem:

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre os conceitos básicos de estratégias de crescimento segundo a matriz de produtos de Igor Ansoff. Serão destaca-das, entre tantas teorias relativas à administração de empresas, a teoria de crescimento segundo Porter, as teorias segundo as perspectivas de Miles e Snow, a teoria de Certo e os conceitos sobre armas competitivas e campos de competição, ganhando destaque em conceitos que podemos utilizar no nosso dia a dia.

 

Objetiva-se a apresentar uma reflexão sobre alguns dos principais conceitos na identificação sobre as estratégias primordiais de crescimento e tentativa de consolidação das empresas nos atuais dias. Ainda cabe o questionamento sobre qual tipo será adotado em cada empresa, cabem estudos de maneira con-tínua, pois necessitamos sempre estudar e testar diferentes métodos. A competência de uma arma deve sempre ser avaliada mediante o concor-rente, ou aqui chamamos de competidor, que será analisado para saber qual arma podemos utilizar para vencê-lo nesse mercado de alta competição.

 

Unidade 5 - Modelo de gestão estratégica, posicionamento estratégico e características do administrador estratégico

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa: 

 

01 -  Explicar o modelo de gestão estratégica associando-o aos objetivos estratégicos da organização;

 

02 -  Descrever as características de um profissional com perfil estratégico.

 

Sobre esta Unidade de Aprendizagem:

 

Nesta unidade, será tratada a gestão estratégica, além do planejamento estratégico, dos objetivos estratégicos, do posicionamento estratégico, do modelo de gestão estratégica e do perfil do administrador estratégico.

 

A palavra estratégia será citada muitas vezes durante esta unidade de estudo e estará presente em vários cenários e atividades desenvolvidas.

 

Perceberemos a estratégia que um exército utilizou para vencer seu oponente, em um filme de guerra, a estratégia aplicada por um jogador em uma partida de jogo de xadrez. Ademais, ao ensinar uma criança ou convencê-la de algo, necessita-se de uma estratégia.

 

Um vendedor talentoso tem a sua estratégia de conquistar os clientes, os consumidores a de adquirir um produto com um preço menor e o administrador a de conquistar seus objetivos.

 

Enfim, a estratégia não está presente somente no mundo dos negócios. Ganhou força e expressão nas batalhas, considerada como a arte do general, mas sua presença forte e nítida é muito marcante atualmente no meio corporativo.

 

Você terá a oportunidade de entender o que é gestão estratégica e seu impacto nas organizações.

 

Nesta unidade de estudo, você aprenderá sobre gestão estratégica, modelo de gestão relacionado aos objetivos estratégicos da organização e características de um profissional com perfil estratégico.

 

A palavra-chave foi estratégia, que significa a arte do general, terminologia aplicada nas batalhas para as ações pensadas pelo líder da tropa para vencer o inimigo.

 

No meio corporativo, a estratégia visa aplicar ações assertivas, de acordo com o diagnóstico ambiental, para manter ou aumentar o seu percentual participativo do mercado. Assim, necessita de um líder visionário, criativo e inovador que oriente os colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais.

 

Unidade 6 - Marketing ecológico

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa: 

 

01 -  Descrever o que é marketing ecológico e de que forma as empresas estão adaptando seus negócios a essa tendência de mercado;

 

02 - Discutir sobre a relevância da responsabilidade ambiental para a estratégia das empresas.

 

Sobre esta Unidade de Aprendizagem:

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre os conceitos básicos de sustentabilidade, sobre marketing ecológico e as formas com que as empresas estão observando este tipo de mercado.

 

Além disso, pretende discutir sobre a devida relevância da responsabilidade ambiental para a estratégia de empresas que estão tendo a consciência de que precisam mudar para ainda estarem no mercado daqui a alguns anos.

 

O objetivo é apresentar uma reflexão sobre alguns dos principais conceitos no que se refere à sustentabilidade e conscientização de toda a sociedade.

 

Além disso, discutiremos sobre o interesse das empresas e as estratégias utilizadas por elas para convencer o consumidor a escolher um produto que seja menos agressivo ao meio ambiente.

 

FICHA DE INFORMAÇÕES

 

Base Legal do Curso:

 
Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo:

 
Curso Livre 

 

Metodologia:

 
O Curso Estratégia de Mercado deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:


 
- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  

 
O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

 

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O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

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Perguntas Frequentes

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Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

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Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

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Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

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1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

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Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

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b) PIX – Liberado em até 3 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

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