11 cursos gratuitos para você dominar o Pacote Office

[11 cursos gratuitos para você dominar o Pacote Office]

Tornou-se inviável, nos dias atuais, pensar em trabalhar ou estudar sem a ajuda dos recursos que a tecnologia oferece.

 

Especialmente em tempos de pandemia, em que o trabalho remoto e as aulas à distância acontecem por meio do computador e da internet, conhecer os “segredos” da informática é essencial para garantir o bom desempenho.

 

Uma das principais ferramentas tecnológicas disponíveis e de fácil acesso a qualquer pessoa é o Pacote Office, um conjunto de softwares de trabalho indispensáveis para quem deseja e precisa ter bom desempenho em suas atividades e que é utilizado pela maioria das empresas.

 

Você já é usuário dos programas do Office? Mesmo em caso afirmativo, continue com a gente neste conteúdo para entender melhor a sua importância e saber como é possível conhecer ainda mais sobre os recursos e as facilidades que eles oferecem.

 

Aprender o Pacote Office vai te levar longe na carreira e nos estudos!

 

O que é o Pacote Office?

 

O Office reúne em um único pacote diversos aplicativos desenvolvidos para diferentes aplicações.

 

Entre os principais, estão:

 

1. Word

 

Mais popular entre os softwares do Office, o Word é utilizado para a produção e edição de textos, desde os mais simples, como uma lista de afazeres ou ingredientes, até os mais elaborados, como um livro ou uma tese de mestrado.

 

Funciona como se você tivesse colocado uma folha de papel em branco na máquina de escrever.

 

No entanto, o aplicativo oferece inúmeros recursos que permitem personalizar o formato do texto (fonte, tamanho, alinhamento, entrelinhamento etc.) e até mesmo do próprio conteúdo, com a inclusão de notas de rodapé, cabeçalho, imagens, tabelas etc.

 

2. Excel

 

A planilha eletrônica é quase uma unanimidade mundial em termos de software que realiza cálculos, constrói tabelas e gera gráficos.

 

Com ela, é possível realizar tantas aplicações, que ela faz parte da rotina operacional e também de planejamento estratégico de empresas de todos os segmentos.

 

3. PowerPoint

 

A construção de apresentações para reuniões de trabalho ou para pesquisas escolares é bastante facilitada com o uso deste programa.

 

Além de oferecer dezenas de layouts gráficos, o software permite a inserção de textos, imagens, vídeos, animações, gráficos e tabelas, entre outros elementos, na sequência de slides.

 

Por que é importante aprender o Pacote Office?

 

A principal razão é que o Pacote Office é o conjunto de softwares de trabalho mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Isso ocorre mesmo com a chegada ao mercado de concorrentes de peso, os recursos como os aplicativos do Google.

 

Por isso, saber utilizar o Word, Excel e PowerPoint chega a ser quase que uma exigência natural das empresas quando buscam contratar novos colaboradores, fazendo com que esse conhecimento não possa mais ser apresentado como um “diferencial” relevante por parte dos candidatos.

 

Da mesma forma, ao aprender o Pacote Office e dominar gradativamente os recursos dos vários aplicativos até chegar em um nível avançado, o profissional se qualifica para conquistar novas posições na empresa, encaminhando o crescimento na carreira.

 

Cursos para aprender o Pacote Office grátis

 

A boa notícia para quem deseja ter o primeiro contato ou se aprofundar no conhecimento sobre o Pacote Office é que existem cursos na internet gratuitos sobre os diferentes programas.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece vários deles, tanto em nível Básico quanto Avançado, em sua grade de cursos livres online.

 

Conheça alguns dos principais!

 

1. Word Básico

 

O curso apresenta os conceitos iniciais e os primeiros comandos relativos ao editor de texto.

 

O aluno aprende a fazer a formatação dos textos, inserir elementos externos como imagens, gráficos e tabelas, realizar os comandos relacionados à edição do material, entre várias outras funcionalidades.

 

2. Word Avançado

 

O usuário avançado do editor de texto domina técnicas mais sofisticadas de edição, como notas de rodapé, notas de referência, elaboração de sumário, bibliografia, legendas de imagens e citações.

 

Além disso, aprende também a criar envelopes, etiquetas e malas-diretas, utilizadas na distribuição de material impresso.

 

3. Excel Básico

 

O universo das “temidas” planilhas eletrônicas começa a ser desvendado em aulas práticas e objetivas, que mostram em detalhes:

  • funcionamento da tela de trabalho;
  • como inserir e editar dados;
  • formatação de células, textos e números;
  • criação de gráficos e tabelas;
  • entre outros recursos.

 

4. Excel Avançado

 

Após dominar os recursos iniciais, é a hora de aprofundar o conhecimento sobre o Excel, mergulhando em conceitos como Funções, Tabela Dinâmica, Gráfico Dinâmico, Formulários, Referências Relativa e Absoluta, além das primeiras pinceladas sobre as Macros do Excel.

 

5. Excel - Macros com VBA (Visual Basic for Applications)

 

O curso coloca o aluno em um outro nível de conhecimento ao ensinar como é possível desenvolver novas funcionalidades dentro da planilha utilizando as chamadas Macros do Excel.

 

O usuário aprende a trabalhar no ambiente digital de programação do Excel (VBA), onde poderá criar e desenvolver rotinas personalizadas de cálculos e apresentações, de acordo com as suas necessidades ou da empresa em que trabalha.

 

6. PowerPoint Básico

 

Aqui são mostrados os conceitos iniciais que farão com que a apresentação do trabalho ganhe os primeiros contornos profissionais.

 

O conteúdo traz as maneiras de incluir e formatar slides; como inserir textos, imagens, formas e tabelas; como desenvolver um organograma; e a maneira de salvar o trabalho em outros formatos.

 

7. PowerPoint Avançado

 

É a hora de avançar no aprendizado, introduzindo novos recursos que farão com que as apresentações tornem-se realmente profissionais.

 

O curso avança sobre uma série de recursos gráficos e de aplicação de diferentes designs que realçam o conteúdo dos slides, valorizando a totalidade do trabalho apresentado.

 

Além destes, o GINEAD também oferece outros cursos para quem quer aprender o Pacote Office grátis. Confira!

 

  • Word 2010 – especificidades desta versão do editor de textos.

  • Funções no Excel – imersão nas funcionalidades de cálculo da planilha eletrônica.

  • PowerPoint 2007 – especificidades desta versão do software de apresentações.

  • Access 2007 Básico – introdução ao programa de banco de dados Microsoft.

 

Por que aprender o Pacote Office com o GINEAD?

 

Todos os conteúdos foram elaborados e desenvolvidos para que os alunos, de fato, adquiram o conhecimento necessário para tornarem-se usuários capacitados de todos os softwares do Pacote Office.

 

O GINEAD é uma plataforma de ensino à distância com mais de 400 cursos livres online gratuitos, relacionados a diversos segmentos do mercado.

 

Ao final de cada aprendizado, o estudante tem a opção de obter o seu Certificado Digital de Conclusão, como forma de comprovar o conhecimento adquirido, podendo incluí-lo no  Curriculum Vitae.

 

Para solicitar a certificação, basta efetuar o pagamento de uma taxa de emissão.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos