4 dicas incríveis para dar aula online mais atrativa

[4 dicas incríveis para dar aula online mais atrativa]

Não é novidade que a modalidade de ensino online tem sido escolhida por cada vez mais alunos e profissionais da educação. 

 

Prova disso, foi uma pesquisa realizada pela Catho Educação que constatou um crescimento de 70% no número de matrículas para cursos EAD, entre 21 março e 6 abril de 2020. Da mesma forma, o interesse pelos cursos remotos aumentou em 45% nesse período. 

 

Parte desse aumento tem relação com a crescente competitividade do mercado e busca por novas especializações, assim como, com a necessidade de isolamento social.

 

Entretanto, antes da pandemia, o ensino à distância já era uma tendência no Brasil e no mundo. Para os professores, há a vantagem de democratizar o ensino, atingindo um maior número de alunos. Já os estudantes, garantem maior flexibilidade na hora de estudar.

 

Para te ajudar a entender tudo sobre o assunto, além de dicas incríveis para dar aula online, preparamos este conteúdo. Vamos lá?!

 

A importância da tecnologia como ferramenta de ensino

 

Muitas das vezes parece que 24 horas é pouco tempo para cumprir com todas as demandas da rotina, não é mesmo? 

 

Nesse sentido, o ensino à distância consegue suprir bem a necessidade de aprender e ensinar, de forma produtiva e flexível. Afinal, ao dar aula online o professor não perde tempo com trânsito, assim como, os alunos podem acessar o conteúdo de qualquer lugar. 

 

Além disso, a tecnologia disponibiliza muitas metodologias e interações que suprem bem a necessidade de estar em um ambiente físico. Inclusive, o professor é capaz de desenvolver práticas pedagógicas de personalização de ensino, visando atender diferentes perfis de alunos.

 

É claro que muitos professores estão encarando o ensino online pela primeira vez, devido à pandemia do novo coronavírus, o que pode ser um grande desafio. Mas, é bem provável que o uso da tecnologia como ferramenta de ensino seguirá fazendo parte da rotina escolar. 

 

Afinal, é importante ressaltar que a internet como ferramenta de educação não é uma tendência momentânea. É uma realidade consolidada no Brasil e que segue em expansão. 

 

Portanto, é preciso que os professores, que ainda não têm familiaridade com a tecnologia, se adaptem investindo em cursos de especialização para dar aula online.

 

Educação à distância precisa ser em formato de vídeo?

 

A resposta é não. Essa é uma dúvida muito comum entre os professores que ainda se sentem inseguros em dar aulas em frente às câmeras.

 

Segundo o MEC, a educação à distância é qualquer forma de ensino em que os estudantes e professores estão separados, fisicamente ou temporalmente, e o ensino acontece por meio de tecnologias de informação e comunicação. 

 

Sendo assim, você pode dar aulas online por meio de apostilas online, vídeos gravados, plataformas de ensino, entre outros meios.

 

4 dicas para dar aula online mais atrativas

 

Um dos grandes desafios de ensinar é despertar o interesse do aluno, certo? Quando a aula é online essa missão pode ser ainda mais complicada, uma vez que o aluno está em contato com um maior número de distrações.

 

Pensando nisso, separamos aqui dicas incríveis para você dar aula online mais atrativa. Acompanhe.

 

1. Prepare-se para o novo

 

Muitos professores, antes da pandemia, encaravam uma rotina bem diferente. Para lecionar era preciso se deslocar até a escola e se encontrar com os alunos. 

 

Mas, o isolamento social acelerou a expansão da educação à distância, requerendo uma rápida adaptação das instituições de ensino, professores e estudantes. 

 

Então, para começar se prepare fisicamente e mentalmente para uma rotina completamente diferente. Mas que, com certeza, contribuirá para um grande crescimento como educador. 

 

Nesse sentido, uma boa dica é se aprofundar no assunto fazendo cursos para entender melhor como dar aula online e conhecer diferentes plataformas de educação, como o Moodle. 

 

Outro ponto importante é preparar um espaço em casa para trabalhar. Ali você poderá gravar vídeos, desenvolver materiais de ensino, provas e atividades. Você também vai precisar contar com a ajuda de um bom computador, preferencialmente, com microfone e câmera. 

 

2. Planejamento da aula

 

Preparar aulas não é uma tarefa fácil. É preciso definir com cuidado o que será abordado, assim como, qual a melhor didática para aquele tema. 

 

Para isso, uma boa dica é dividir todo o conteúdo da matéria em tópicos, objetivando organizar melhor a apostila online ou vídeoaula. Se possível, faça perguntas ao longo do conteúdo para que o aluno consiga fixar bem a matéria.

 

Preparar slides também é uma boa opção. Essa ferramenta, que já é muito usada em aulas presenciais, também é muito útil em aulas online. Afinal, o slide é perfeito para que o professor e aluno consigam acompanhar o raciocínio. 

 

Na hora de planejar a aula online também pense com cuidado em quais são os alunos que você visa atingir e qual o nível de conhecimento deles sobre o tema. Dessa forma, você conseguirá se comunicar de forma mais efetiva. 

 

3. Explore outros formatos de ensinar

 

Os vídeos são uma ótima opção para prender a atenção dos alunos. Portanto, além dos slides e apostila, você pode usar vídeos para acrescentar alguma informação ou mostrar algo na prática.

 

Além disso, não necessariamente os vídeos precisam mostrar o seu rosto ou precisam ser gravados por você. Por exemplo, você pode complementar o material de estudo com o vídeo de uma reportagem.

 

Portanto, para dar aula online mais atrativa, vale contar com diferentes ferramentas disponíveis na internet. Sempre busque formas de intertextualizar o conhecimento, como vídeos no YouTube, vídeos gravados por você, softwares de ensino e até mesmo jogos e músicas. 

 

4. Teste diferentes plataformas para dar aula online

 

Existem diversas formas de disponibilizar a sua aula online. Você pode colocá-las no YouTube ou em alguma plataforma de ensino específica, como Google Classroom e Microsoft Teams.

 

Todas essas ferramentas permitem que você disponibilize aulas gravadas ou faça ao vivo. Além disso, o Classroom e Teams são pensados para instituições de ensino, portanto, também disponibilizam canais entre o aluno e o professor para comunicação e entrega de atividades.

 

Outra ferramenta que merece destaque é o Moodle. Esse software de ensino é muito completo. Por meio dele, o aluno consegue realizar provas, entregar atividades, visualizar notas, assistir aulas gravadas, se comunicar com os professores e outros alunos e muito mais. 

 

Sendo assim, a nossa dica principal é que você teste algumas das opções e escolha a que melhor se adapte a sua necessidade e a dos seus alunos. 

 

Por onde começar a se especializar?

 

É indiscutível a importância do professor dentro da sociedade. Ele tem o papel de transmitir conhecimento, transformando vidas. Por isso, é preciso que esse profissional se mantenha atualizado quanto às temáticas e as tecnologias que podem levar conhecimentos para cada vez mais alunos. 

 

Nesse sentido, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza diversos cursos online e gratuitos capazes de auxiliar os professores nessa nova forma de lecionar: o ensino à distância. 

 

Por exemplo, o Curso Online Grátis de Educação a Distância. Nele você aprenderá como funciona o e-learning, b-learning e muito mais sobre EAD.

 

Outro curso de destaque é o Curso Online Grátis de Moodle - Plataforma EAD, no qual você entenderá como funciona e como usar essa plataforma. O Moodle é adotado em todo o país, inclusive, em universidades federais.

 

E tem muito mais! Conheça todos os cursos GINEAD de educação, pensados para você, professor. 

 

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuíto lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos