4 dicas para aprender a programar sem graduação

[4 dicas para aprender a programar sem graduação]

Com a transformação digital, aprender a programar garante boas oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque vivemos em um mundo repleto de tecnologia e, mesmo assim, o mercado está carente de profissionais com conhecimentos sobre programação.

 

Muitas vezes, isso se deve ao fato de que quem deseja aprender a programar acredita que precisa fazer uma graduação para entrar nesse mercado. Mas será que realmente é preciso fazer uma graduação para aprender a programar? Na verdade, não.

 

Neste conteúdo, você entenderá porque é possível aprender a programar sem graduação. Ao final, verá 4 dicas para dar os primeiros passos nessa área promissora e como o GINEAD pode ajudá-lo. Confira!

 

Como está o mercado de trabalho de programação no Brasil?

 

A área de tecnologia da informação foi a que mais cresceu nos últimos anos, especialmente em 2020. Neste ano, o setor experimentou um crescimento de mais de 103%, segundo Ricardo Pieper, Engenheiro de Software da Ubots. 

 

Isso aconteceu por causa da pandemia do coronavírus que nos obrigou a migrar para o mundo digital. A expectativa é de que até 2024 sejam criadas mais de 240 mil vagas no setor de TI. 

 

Dentre as várias oportunidades de carreira nessa área, destaca-se a de programador.

 

Mas o que faz o programador? Ele é o profissional que programa, codifica e testa linguagens de diferentes tipos de softwares. Também faz manutenções para corrigir eventuais problemas no software.

 

O programador pode atuar em diversos segmentos, como hospitalar, comercial, RH, financeiro, marketing digital e tecnologia. Também existem diversas áreas dentro da programação para trabalhar, como programação desktop, web e mobile. 

 

E quanto ganha um programador? Assim como em qualquer profissão, o salário depende da experiência, do cargo e do setor de atuação, dentre outros. Mas, em geral, o salário de um profissional com cerca de dois anos de experiência é de R$3.000,00.

 

É possível aprender a programar sem graduação?

 

Para se tornar um programador, não é preciso ser formado em um curso superior da área da tecnologia. Isso porque saber programar requer habilidades e conhecimentos técnicos de programação que podem ser desenvolvidos com a experiência. 

 

Uma delas é o raciocínio lógico, uma habilidade que todo desenvolvedor deve ter. Da mesma maneira, saber se comunicar e debater ideias é essencial. Afinal, o profissional deve ser capaz de entender o que o cliente deseja. 

 

Bem como saber trabalhar em parceria com os demais colegas para alcançar os resultados esperados. Além disso, a pessoa que deseja aprender a programar deve estar sempre em evolução, uma vez que a área da tecnologia está em constante mudança. 

 

Assim, aquele que é mais versátil consegue se adaptar rapidamente às exigências do mercado. É claro, que não podemos deixar de ressaltar que os programadores também precisam dominar conhecimentos teóricos, como linguagens de programação, lógica de programação e algoritmos.

 

Além de banco de dados, infraestrutura de TI, UX design e inglês, dentre outros. Todas essas habilidades e conhecimentos podem ser aprendidos sem graduação, como veremos a seguir.

 

Como aprender a programar sem graduação?

 

Confira 4 dicas de como aprender a programar sem graduação:

 

1. Escolha a linguagem de programação 

 

Existem diversas linguagens de programação, com maior ou menor demanda no mercado. Porque elas têm finalidades diferentes. Por exemplo, JavaScript é mais útil para criar sites. Já a linguagem C++ é utilizada para desenvolvimento de softwares. 

 

Por isso, antes de começar a aprender a programar escolha uma linguagem de programação. Entre as opções que existem, destacam-se: JavaScript, Java (para Android), Swift (para iOS), Ruby on Rails, Python, PHP e Kotlin. 

 

Para ajudar na sua escolha, leve em consideração a facilidade de aprendê-la e a demanda no mercado.

 

2. Procure se aprofundar nos estudos técnicos

 

Como você viu, aprender a programar exige muitos conhecimentos técnicos. Alguns deles são comuns para todas as áreas da programação. Enquanto outros são para áreas específicas. Por exemplo, conhecimentos sobre dados é essencial para todo programador.

 

Já o conhecimento em UX Design é indispensável para quem deseja ser um programador mobile. Então, procure se aprofundar nos estudos técnicos, principalmente nos temas que estarão relacionados com a sua futura área de atuação profissional.

 

3. Desenvolva projetos de programação

 

A próxima dica para aprender a programar é desenvolver projetos de programação em sua área de interesse. Afinal, essa é a melhor forma de colocar em prática todo conhecimento teórico adquirido. Além disso, seus projetos podem servir como portfólio para apresentar aos potenciais clientes.

 

Algumas ferramentas que podem ajudá-lo a construir o seu projeto de programação são o Notepad++, Sublime Text e Visual Studio Code. Eles são ferramentas de edição de texto. Você também precisará de um compilador, como o Code Blocks e o Visual C++.

 

4. Faça parte de comunidades 

 

Por fim, procure fazer parte de comunidades de programadores, pois nesses espaços você pode trocar ideias e tirar dúvidas com outros profissionais. Além disso, poderá se atualizar sobre as tendências da área, demandas do mercado e eventos (palestras, workshops, dentre outros).

 

Sem dúvida, isso é extremamente útil, principalmente para quem está começando sua jornada nesse universo. Por isso, você precisa estar sempre em contato com outros programadores através das comunidades. Você encontra facilmente esses grupos nas redes sociais, como o Facebook.

 

Pronto para começar a sua carreira como programador?

 

Como você viu, vale a pena trabalhar com tecnologias e existem diversas opções de carreira, como a de programador. O bom é que você não precisa de uma graduação para se tornar um profissional. Mas isso não significa que você não precise desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários para essa profissão.

 

Para ajudá-lo, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - preparou uma série de cursos online e gratuitos na área de tecnologia para você se especializar e, assim, impulsionar a sua carreira como programador. 

 

Além disso, o GINEAD também oferece cursos que podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades essenciais que todo programador deve ter, como cursos de comunicação, cursos de inglês e cursos de design. Tudo para você ser um profissional completo! 

 

Para estudar e se matricular é 100% online e gratuito. Assim, você poderá estudar onde e quando quiser. A emissão do certificado é opcional e para emiti-lo você pagará apenas uma pequena taxa. 

 

Portanto, não perca mais tempo! Conheça agora mesmo os cursos na área da tecnologia do GINEAD e venha aprender a programar com a gente!

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos