7 dicas de como aprender inglês sozinho

[7 dicas de como aprender inglês sozinho]

O inglês é uma língua considerada universal. Por isso, aprender esse idioma pode ser extremamente útil tanto para a vida profissional quanto pessoal. Seja em uma viagem para qualquer lugar do mundo ou em uma entrevista de emprego, saber inglês é indispensável.

 

Mesmo quem acredita não saber nada do idioma conhece o significado de algumas palavras por ser exposto à língua inglesa frequentemente. Ou seja, o contato diário com músicas, filmes, sites ou expressões da língua auxiliam no aprendizado. A partir daí fica fácil perceber que é possível sim aprender inglês sozinho.

 

Além disso, diferentes ferramentas presentes na internet auxiliam, consideravelmente, no aprendizado. Os cursos online e, até mesmo jogos, podem aumentar o conhecimento de forma divertida e sem sair de casa.

 

Por isso, separamos aqui algumas maneiras e dicas para aprender inglês sozinho, considerando escrita, audição e conversação na língua estrangeira. Vamos lá?! Ah! Mas, não se esqueça: as dicas são complementares e não excludentes, ou seja, é válido seguir a mais de uma dica para que o aprendizado seja completo.

 

1- Assista programações infantis em inglês

 

Se você está começando agora, uma boa dica é assistir séries e programações infantis em inglês. Aprender um novo idioma, no começo, pode ser bem semelhante a quando uma criança começa a falar. Por isso, comece por palavras simples, como cores, números e objetos. 

 

Dentro de uma série infantil não haverá sotaque dos personagens, gírias e o vocabulário será mais simples. Além disso, esse tipo de programação é criada com o objetivo de ensinar a se comunicar. Por isso, se você quer aprender inglês sozinho, esse é um ótimo começo.

 

2 - Filmes e séries legendados

 

Caso você já tenha certo conhecimento dentro do idioma, esqueça filmes e séries dublados! Assistir filmes e séries em inglês com legenda pode melhorar muito o seu vocabulário e a audição no inglês. No começo pode ser complicado, mas com o tempo você terá mais familiaridade com o idioma.

 

O próximo passo é passar a legenda para o inglês. Alguns estudantes gostam de rever séries ou filmes que tinham assistido dublado, assim, fica mais fácil entender o contexto e compreender o vocabulário. Uma boa dica de série é FRIENDS.

 

Evite de ler a legenda, use-a apenas como um suporte. Tente de fato entender a comunicação entre os personagens. Além disso, não pesquise o significado das palavras o tempo todo, caso contrário, o processo passará a ser cansativo e tedioso. Por fim, quando estiver seguro, retire as legendas.

 

3 - Ouvir músicas e podcasts em inglês

 

Ainda sobre melhorar a audição no inglês, ouvir música pode ser uma excelente dica. Selecione uma boa playlist de músicas em inglês e acompanhe as letras das canções. Ouça com atenção e tente cantar junto, entendendo o que está sendo cantado.

 

Uma boa dica também é ouvir podcasts em inglês sobre assuntos que te interessem. A grande vantagem é que você pode estudar inglês e ainda conquistar conhecimento sobre a temática do podcast. Se necessário, escute mais de uma vez, até que você compreenda o assunto.

 

4 - Curso online e gratuito 

 

Aprender inglês sozinho não é uma missão fácil, por isso, conte com a ajuda de especialistas para te ajudar nesse processo. Isso não significa que você precisa fazer um grande investimento em um curso tradicional, mas sim, que pode usar de recursos disponíveis na internet de forma acessível.

 

A GINEAD oferece cursos online e gratuitos de qualidade para te proporcionar o melhor aprendizado. O cursos de inglês básico oferecido foi avaliado com nota 9,6 - entendido como excelente pelos estudantes. O curso é completamente gratuito e você só paga pelo certificado, se quiser.

 

Estudar por meio de um curso, tendo uma metodologia empregada é fundamental para complementar o aprendizado. As demais dicas passaram a fazer mais sentido quando, de fato, se separa um tempo para estudar o inglês. O GINEAD entende a importância do aprendizado e preza por uma metodologia didática para que o aluno se sinta motivado a estudar. 

 

Está esperando o que? Comece seu curso de inglês online e gratuito agora mesmo! Não tem pegadinha.

 

5 - Aplicativos para celular

 

Aprender inglês exige que você entenda o idioma, pensando em inglês, por isso, somente traduzir as expressões pode dificultar o aprendizado. Isso porque durante uma conversa em um idioma estrangeiro você precisa entender rapidamente o que foi dito, não sendo possível traduzir todo o diálogo.

 

Uma boa dica para “pensar em inglês” é entender o significado das palavras e não traduzi-las. Para tal, o uso de aplicativos no celular como dicionário inglês/inglês pode ser bem útil. Esse tipo de aplicativo explica, em inglês, o significado da palavra, assim, você entende o que ela significa e não traduz.

 

Outra boa dica são aplicativos de conversação. Alguns desses são capazes de te colocar em contato com pessoas nativas, o que é bem útil para praticar a língua estrangeira. A grande questão é que normalmente esses aplicativos exigem o pagamento de mensalidades.

 

6 - Introduza o inglês à sua rotina

 

Para aprender inglês sozinho é preciso que ele faça parte da sua rotina. Como assim? Para começar, procure por palavras que você gostaria de falar em inglês, algo relacionado ao seu trabalho ou área de estudo. Pesquisar te ajuda a conhecer novos vocabulários e desperta interesse em estudar. 

 

Altere seu celular para o inglês. Isso será importante para conhecer novas palavras e usar o inglês o tempo inteiro. Outra boa dica é passar aplicativos também para o inglês, por exemplo, redes sociais. Jogos em inglês ou que possibilitem que você converse com pessoas de outras partes do mundo, também ajuda muito no aprendizado. 

 

Busque por leituras em inglês, tente começar também por livros infantis e opte por aqueles que tenham um vocabulário simples. Com o tempo vá evoluindo a leitura. Alguns editoras já indicam no verso do livro qual o nível de inglês daquele material.

 

Por fim, cerque-se de inglês: veja programas de TV, ouça rádio e entre em grupos do WhatsApp para tirar dúvidas de pronúncia ou solucionar dificuldades em gramática.

 

7 - Fale inglês

 

Provavelmente, essa é uma das maiores dificuldades do estudantes do idioma. A grande maioria dos alunos que já conseguiram avançar na audição e na escrita, ainda travam na hora de falar. O grande problema é insegurança. Para solucionar tal questão é preciso treinar.

 

Se você não tiver com quem conversar em inglês, treine sozinho. Crie diálogos mentais e quando tiver a oportunidades converse com você mesmo. Ouça áudios dos nativos, por exemplo, filmes e tente reproduzir a conversa. 

 

E aí? Gostou das dicas? Conte para gente como está o seu aprendizado e quais dicas você tem usado para aprender inglês sozinho. Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog do GINEAD.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos