Como aprender francês? 6 dicas para estudar o idioma

[Como aprender francês? 6 dicas para estudar o idioma]

Você sabia que uma das línguas mais importantes do mundo é o francês? Não é à toa. Mais de 300 milhões de pessoas falam a língua francesa nos 5 continentes, tornando-se um idioma de grande comunicação internacional. 

 

E, a estimativa é que esse número possa chegar a mais de 700 milhões de pessoas até 2070, segundo um relatório sobre tendências de crescimento da língua. Isso significa que aprender francês ajudará a quebrar barreiras linguísticas.

 

Assim, poder se conectar com o mundo. Essa é uma das várias razões que faz com que muitos queiram aprender francês. No entanto, alguns ainda acreditam que falar francês é difícil. Por isso, acabam desistindo no meio do caminho. 

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aprender francês que vão facilitar bastante o seu aprendizado! Confira.

 

Por que aprender francês é importante?

 

Se você ainda está se perguntando por que alguém deveria aprender francês queremos te apresentar algumas ótimas razões para estudar esse idioma. Então, aqui estão alguns bons motivos que mostram a importância de aprender um novo idioma e lembre-se deles quando pensar em desistir:

 

Satisfação pessoal

 

A França é um dos nossos países preferidos na Europa. Pois ela nos atrai com suas belas paisagens de tirar o fôlego, sendo considerada um paraíso para passar férias. Assim, aprender francês te possibilita conhecer lugares incríveis na França e outros países que falam o idioma, é claro.

 

Sem contar que a França possui uma cultura riquíssima que tem um grande impacto em diversas áreas, como moda, gastronomia, artes, arquitetura e ciência. Então, aprender francês significa poder mergulhar numa viagem cultural incrível. Precisa de mais algum motivo? 

 

Melhores oportunidades de emprego

 

Sem dúvidas, aprender um novo idioma pode ajudá-lo em sua carreira profissional, especialmente com o avanço tecnológico e a integração das empresas nacionais com as estrangeiras. Pois as empresas que desejam crescer e expandir sua área de atuação preferem colaboradores que se comunicam em outros idiomas. 

 

Como no nosso país são poucas pessoas que falam um segundo idioma, ou apenas falam o inglês, aquela que fizer um curso de francês certamente se destacará em meio a tanta concorrência. Então, aprender francês traz melhores oportunidades de emprego para você.

 

Possibilidade de carreira no exterior

 

Ser capaz de falar um idioma grandemente falado no mundo também pode ajudá-lo a ter uma carreira no exterior. Isso porque existem diversas multinacionais francesas espalhadas pelo mundo que atendem a diferentes segmentos do mercado, criando oportunidades de emprego internas e em parceiros comerciais.

 

Sem contar que a França é uma das maiores potências comerciais no mundo, atraindo empresários, investidores e trabalhadores estrangeiros. Se você tem a intenção de trabalhar na área internacional, saiba que o francês é uma das principais línguas da diplomacia. 

 

Afinal, como aprender francês de forma eficiente?

 

Muitas pessoas estão em busca da melhor maneira de aprender francês, não é? Então, confira, a seguir, algumas dicas de como aprender francês:

 

1. Defina seu próprio estilo de aprendizagem

 

Existem diversas maneiras de aprender francês, mas não existe a maneira certa de aprender um novo idioma. O que existe é o método certo de aprendizagem para você. Por isso, o primeiro passo para estudar o idioma é definir seu estilo de aprendizagem.

 

Então, descubra qual é o método que vai te ajudar a aprender francês de maneira fácil ou rápida: será sozinho ou com um professor de francês? Online ou presencial? Com cursos, livros, filmes, séries, aplicativos de francês pagos ou gratuitos? Pense em tudo isso!

 

2. Não tente aprender tudo de uma vez

 

Na ânsia de querer aprender o idioma o mais rápido possível podemos cometer o erro de tentar absorver uma grande quantidade de informações. Nem sempre isso dá certo, principalmente se a sua memória não for tão boa. Sabe o que pode acontecer? 

 

Você pode perder a motivação ou a atenção rapidamente. Por isso, não tente aprender tudo de uma vez se a sua memória não for ótima. Divida o conteúdo e concentre-se em aprender muito bem cada parte, reforçando com exercícios. E, comece com o essencial. 

 

3. Divirta-se quando aprender francês

 

Uma coisa muito importante para manter a sua motivação enquanto aprende um novo idioma é descobrir um jeito divertido. Na prática, isso significa fazer as mesmas atividades de lazer que normalmente você já faz, mas só que em francês.

 

Um exemplo é assistir filmes e séries em francês com um vocabulário mais simples. Basta colocar o áudio e legenda em francês. No início isso vai parecer difícil. Mas é só relacionar as palavras com as situações. E, com o tempo, perceberá que esse foi um dos idiomas mais fáceis de aprender

 

4. Estude francês regularmente 

 

Você já ouviu falar que a repetição leva à perfeição? Isso porque a repetição ajuda a memorizar tudo o que nós aprendemos, ou seja, ajuda o cérebro a gravar as palavras em francês que aprendemos. E, em pouco tempo, você é capaz de aprender francês. 

 

Por isso, estudo francês regularmente, um pouquinho a cada dia para não se cansar e, assim, não perder a atenção. Tente usar a técnica de pomodoro, que consiste em dividir suas sessões de estudo em blocos 25 minutos de aulas com pequenos intervalos de descanso. 

 

5. Mergulhe totalmente no idioma 

 

É mais fácil aprender francês quando você está rodeado por franceses, certo? Mas você não precisa ir para a França para mergulhar nesse idioma. Basta se cercar dessa língua no seu cotidiano, dentro da sua casa. Mas como?  

 

Aqui estão algumas dicas de como mergulhar totalmente no idioma para aprender francês: altere as configurações de idioma do seu smartphone e/ou computador para o francês e nomeie os objetos da sua casa com o idioma em francês, ou seja, coloque uma etiqueta em tudo o que puder. 

 

6. Converse, converse e converse 

 

Quer ir mais longe? Então, coloque em prática o que você está aprendendo. Caso tenha medo de falar em francês comece praticando em frente ao espelho. Converse consigo mesmo em francês e quando se sentir segura procure falantes de francês para conversar.

 

Onde você pode encontrar falantes de francês para praticar? Alunos de cursos de francês da sua cidade ou de cursos online já que existem muitas comunidades nas redes sociais que conectam pessoas de vários lugares. Também existem aplicativos que você pode encontrar falantes nativos para conversar. 

 

Pronto para aprender francês? 

 

Então, não se esqueça de colocar em prática essas dicas de como aprender francês e verá que é muito mais fácil do que pensa. E, se você está procurando onde aprender francês online? Conheça o GINEAD! 

 

Oferecemos diversas oportunidades para aprender um novo idioma, como o curso de francês básico e  o curso de francês intermediário e estamos empenhados em garantir que você aproveite ao máximo esse aprendizado. 

 

Então, está esperando o que para começar o seu curso online gratuito de francês? Matricule-se já e comece a estudar agora mesmo!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos