7 dicas valiosas para ser aprovado em um concurso público

[7 dicas valiosas para ser aprovado em um concurso público]

Ser aprovado em um concurso público é o grande sonho de muitas pessoas que enxergam nisso a oportunidade de conquistar estabilidade profissional e financeira.

 

No entanto, para ter sucesso nesta empreitada, a pessoa deve estar ciente das dificuldades que irá enfrentar, tendo em vista a complexidade das provas e a enorme concorrência a ser vencida, uma vez que, na maioria dos casos, são centenas de candidatos disputando cada uma das vagas disponíveis.  

 

Portanto, a preparação para o exame exige do candidato o desenvolvimento e a prática de algumas habilidades importantes, como foco, concentração, disciplina, persistência e determinação, para fazer valer o seu plano de estudos.

 

O sacrifício é inerente às grandes conquistas. Mas tudo vai valer a pena quando seu nome surge na lista de aprovados e chega o dia da nomeação.

 

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como se preparar para o concurso público, a fim de tornar o seu sonho em realidade! Boa leitura!

 

Para que serve um concurso público?

 

O Estado brasileiro, em suas três esferas (federal, estadual e municipal), abriga cerca de 12 milhões de funcionários públicos, alocados em diversos setores: saúde, educação, segurança pública, administrativo, jurídico, engenharia etc.

 

Nesse contexto, os concursos públicos servem para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e selecionar aqueles considerados mais aptos a desempenhar a função.

 

O que considerar ao se inscrever em um concurso público

 

Antes de se candidatar a um concurso público, a pessoa deve refletir a respeito de uma série de aspectos, a fim de melhor direcionar seus esforços, entre os quais:

 

1) Em que esfera deseja atuar: federal, estadual ou municipal?
2) Está disposto a mudar de cidade ou estado?
3) Em que área quer atuar: saúde, educação, segurança, administração, fiscal, jurídica?
4) Está em busca de cargos de nível médio ou de grau superior?
5) Que faixa de remuneração está buscando?

 

Esses questionamentos são importantes para que você escolha um concurso que seja adequado ao seu perfil e que irá permitir que você trabalhe com algo que realmente goste, evitando investir em uma carreira que venha a trazer frustrações. 

 

Dicas de como ser aprovado em um concurso público

 

Para enfrentar um desafio grande como é participar de um concurso público, o candidato deve se preparar cuidadosamente ao longo de meses (ou anos) e, assim, transformar seu sonho em realidade.

 

Confira as dicas de como ser aprovado!

 

1) Dê atenção total ao edital de convocação: 

 

Pode parecer óbvio, mas conhecer a fundo o conteúdo do edital é fundamental para saber os detalhes do concurso público.

 

O edital traz todas as datas, requisitos para a candidatura, detalhes sobre o conteúdo da prova, referencial bibliográfico, número de questões, peso de cada disciplina, quantidade de candidatos que serão habilitados para as fases seguintes, número de aprovados, entre outras informações.

 

2) Estude as provas anteriores: 

 

Estudar os exames anteriores dá ao candidato uma ideia a respeito do tipo de questões que poderão ser pedidas nesta edição atual.

 

Além disso, serve como uma espécie de “simulado”, em que a pessoa consegue avaliar seu nível de conhecimento para aquele tipo de prova, o que permite um melhor direcionamento  dos estudos.

 

3) Defina uma estratégia de estudos: 

 

Aqui está um dos segredos para ser bem-sucedido nesta empreitada. Cada candidato tem o seu próprio perfil de estudante, por isso, é importante responder a algumas perguntas para definir a melhor estratégia de estudos para o seu caso:

 

a) Como conciliar os estudos com as demais atividades?
b) Quantas horas diárias serão dedicadas aos estudos?
c) O que é melhor: estudar sozinho ou se inscrever em um curso preparatório especializado em concursos públicos?
d) Optar por cursos online ou presenciais?
e) Vale a pena participar de fóruns e outras ferramentas existentes na internet?

 

4) Faça um roteiro de estudos: 

 

Elabore um roteiro de estudos, com um cronograma que possa ser consultado constantemente e que não seja “engessado”, ou seja, possa ser avaliado e melhorado com o passar do tempo.

 

Construa esse planejamento de acordo com a sua rotina, otimizando o tempo dedicado aos estudos.

 

5) Estabeleça metas diárias realistas:

 

É importante estabelecer metas diárias que sejam factíveis diante da sua realidade para que, ao final de cada dia, você tenha atingido um objetivo.

 

Pode ser o estudo de um determinado capítulo das diferentes matérias ou a resolução de uma quantidade definida de questões. O importante é que você perceba gradativamente sua evolução neste projeto de longo prazo, o que ajuda a manter a motivação.

 

6) Organize seu local de estudos: 

 

É importante ter um local adequado para estudar, que seja calmo, silencioso e que traga privacidade, para que você possa se concentrar e manter o foco.

 

Também deve ser bem iluminado e confortável, para que você não sobrecarregue o corpo e os olhos, o que poderia diminuir o seu rendimento.

 

7) Mantenha a concentração: 

 

Nas horas dedicadas aos estudos, mantenha-se distante de possíveis distrações do dia a dia, como internet, redes sociais, TV e excessivas interações familiares.

 

É muito importante manter o foco, pois o volume de matéria a ser estudada é grande nas diferentes disciplinas.

 

Por isso, vale a pena adotar algumas medidas simples, a fim de garantir seu rendimento.

 

a) Faça intervalos regulares para manter o cérebro focado. Por exemplo: 10 minutos de descanso a cada hora estudada.


b) Mantenha-se alimentado durante a jornada de estudos, tendo sempre à mão frutas, barrinhas de cereal e sucos.

 

c) Algumas pessoas conseguem se concentrar melhor ouvindo música. Se esse é o seu caso, monte sua playlist com 50 ou 60 minutos, coloque seu fone de ouvido e vá para os livros. Quando a música acabar, você sabe que é o momento de fazer um intervalo.

 

d) Mantenha sua mesa de estudos bem organizada, pois a bagunça fatalmente vai tirar a sua concentração.

 

e) Aposte em uma cadeira ergonômica, que garanta boa postura e seja confortável. Quando o corpo se sente bem, a mente trabalha melhor.

 

Invista em mais conhecimento para ser aprovado em um concurso público

 

Manter-se firme nos estudos é uma das formas mais eficientes de acumular conhecimento e alcançar o sucesso em um concurso público.

 

Grande parte dos profissionais que vislumbram as oportunidades que a aprovação em um concurso proporciona busca aprimorar constantemente seus conhecimentos, sempre tendo como base o edital da prova.

 

Diante disso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece às pessoas interessadas em prestar concursos públicos uma plataforma de EAD com mais de 400 cursos nas diversas áreas do conhecimento.

 

Nela, poderá encontrar títulos relacionados às diferentes disciplinas que estarão presentes na prova.

 

Ao se aprofundar nesses conteúdos, o concurseiro estará pavimentando o caminho rumo ao seu futuro, uma vez que estará mergulhando com mais intensidade nos conteúdos que são cobrados no exame.

 

Venha para o GINEAD e aumente as chances de ser aprovado naquele concurso público que você tanto deseja!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos