Estudar em casa: 8 dicas para aprender sem estresse

[Estudar em casa: 8 dicas para aprender sem estresse]

Não é novidade que a pandemia acelerou um processo que já era esperado: o estudo à distância. Atualmente, cada vez mais alunos precisam estudar em casa, seja para assistir aulas escolares, de graduação ou para se especializar por meio de cursos online.

 

No entanto, estudar em casa pode não ser tão simples quanto parece. Para realmente aprender, o aluno precisa realizar anotações, evitar distrações (como celular e conversas paralelas), criar uma rotina de estudos e muito mais.

 

Pensando nisso, separamos 8 dicas para estudar em casa sem estresse. Vamos lá?!

 

Quais as principais vantagens de estudar em casa?

 

Uma das principais vantagens de estudar em casa é que o aluno consegue aprender no conforto do próprio lar. Portanto, a modalidade é perfeita para quem tem uma rotina corrida e/ou prefere economizar o tempo e o dinheiro que seriam gastos com transporte.

 

Além disso, o aluno é quem dita seu ritmo de estudo. Isso porque nem todo curso à distância possui aulas ao vivo. Muitas das vezes, o aluno pode acompanhar a matéria por meio de apostilas ou de aulas gravadas, assim, ele consegue ter flexibilidade nos horários de estudo.

 

Ah! Vale lembrar que o certificado de cursos à distância possui o mesmo valor que um certificado obtido por meio de um curso presencial. 

 

8 dicas para estudar em casa

 

Precisando de dicas para estudar em casa?! Calma, que a gente te ajuda! Conheça a seguir 8 dicas incríveis para você ter mais tempo, disposição e concentração para estudar em casa. 

 

1. Utilize técnicas de concentração e produtividade

 

Estudar em casa é uma necessidade, antes e depois da pandemia. Mas, hora de sentar na frente do computador: o vizinho bate no portão, o sono aparece, os familiares pedem favores, o cachorro começa a latir...por isso, concentrar-se, quase sempre, é um desafio. 

 

Nesse contexto, uma boa dica é contar com técnicas de produtividade e gerenciamento do tempo, como a Pomodoro. A ideia dessa técnica é criar momentos de concentração e intervalos programados para descanso, afinal, ninguém é produtivo 100% do tempo.

 

Ao determinar intervalos fixos, o aluno passa a render mais em menos tempo. Até porque de nada adianta ficar 12 horas na frente do computador quando o estudante só fica realmente focado por 2 horas, por exemplo. 

 

2. Tenho um local de estudo apropriado 

 

Uma excelente dica para estudar em casa é ter um local de estudo adequado. Isso quer dizer que você deve procurar um espaço com uma mesa para apoiar seu material de estudo, procurar uma boa iluminação e uma cadeira confortável para se sentar.

 

Ah! E é sempre bom evitar espaços que tenham muitas distrações, como sala de TV e sala de jantar. Afinal, isso impacta na sua produtividade. 

 

A gente sabe que nem sempre é possível ter tudo isso, mas é importante evitar estudar na cama ou sofá. Do contrário, você pode ficar com sono ou desmotivado para dar o start na aula. 

 

Além disso, passar muitas horas em ambiente escuro ou em uma posição inadequada pode prejudicar a sua saúde, impactando principalmente na sua visão e coluna.

 

Estudar em casa: 8 dicas para aprender sem estresse

 

Gostando das dicas para estudar em casa? Então, continue a leitura!

 

3. Crie um ambiente favorável

 

Algumas pessoas preferem estudar no completo silêncio enquanto outras preferem um som ambiente. Defina qual alternativa melhor funciona para você. O recomendado é que, caso opte por ouvir músicas, escolha aquelas desconhecidas ou somente instrumentais. 

 

Assim, você não se distrai cantando. Dentro do Youtube e do Spotify existem playlists prontas pensadas, exatamente, para ajudar o estudante a se concentrar. 

 

Outra boa dica para estudar em casa é manter por perto todo o material necessário para o seu estudo (caderno, calculadora, apostila e outros) e uma garrafinha de água. Isso evita que você se levante toda a hora e acabe perdendo o foco

 

4. Defina uma rotina de estudos

 

Por mais que no começo criar uma rotina de estudos pareça um desafio, ela é fundamental para disciplinar o seu corpo e a sua mente. Com o tempo, o hábito te ajuda a se concentrar e se manter concentrado sem sacrifícios. 

 

Ah! E se em um determinado dia for necessário fugir da rotina, volte ao normal no dia seguinte. Tudo isso é importante para que você tenha um rendimento favorável. Além disso, é fundamental criar um cronograma de estudos e prezar pela organização da rotina. 

 

5. Faça registros do seu estudo

 

Independente se o seu material de estudo for um vídeo ou uma apostila, é preciso anotar ou resumir o que foi estudado. Afinal, o cérebro foi preparado para receber milhares de informações durante um dia, no entanto, é impossível armazenar todas elas. 

 

Portanto, antes de começar a estudar, separe um caderno ou bloco de notas para fazer anotações durante a aula ou leitura do material. Além disso, crie o hábito de anotar todas as tarefas a serem realizadas, como provas, atividades e compromissos.

 

6. Defina metas e objetivos para o seu estudo

 

Sabe aquela lista que criamos todo começo de ano com uma série de objetivos e metas?! A ideia aqui é parecida. A nossa dica para quem quer estudar em casa é anotar os seus objetivos com o estudo e qual o caminho para alcançá-los.

 

Isso te ajuda a se manter motivado. Para isso, divida a sua meta principal em metas menores, por exemplo: “meu principal objetivo é conquistar uma boa oportunidade de trabalho, para isso vou precisar estudar sobre administração”. 

 

O próximo passo é dividir todo o conteúdo a ser estudado em tópicos menores e organizar a sua rotina dentro do cronograma. É importante ser realista, afinal, não adianta criar um cronograma denso, se você não tem tempo hábil para realizá-lo.

 

7. Afaste tudo que possa te distrair

 

Um dos maiores desafios de estudar em casa são as distrações. Portanto, na hora de estudar, afaste-se de tudo que possa atrapalhar o seu rendimento, como celular e televisão. Comece colocando o celular no modo avião ou desative as notificações de WhatsApp e redes sociais.

 

Ah! Também é importante contar com o apoio dos outros moradores da casa. Converse com todos e explique que durante o seu estudo, eles devem evitar interrupções e barulhos muito altos, uma vez que cada distração interfere no seu rendimento. 

 

8. Expanda o seu conhecimento

 

Aproveite o seu momento de estudo em casa para explorar outras formas de conhecimento. Assista vídeos no Youtube sobre a matéria, ouça podcasts, faça exercícios complementares, busque até mesmo por cursos online e gratuitos sobre o assunto, entre outros exemplos. 

 

Tudo isso é importante para você aprender mais! Afinal, estudar em casa pode ser mais produtivo do que você imagina.

 

Cursos online e gratuitos: aprenda sem sair de casa

 

Se você está buscando horas complementares na faculdade, quer dar um up no currículo ou conquistar mais oportunidades na sua carreira, você precisa conhecer o GINEAD. A Instituição oferece mais de 400 cursos online e gratuitos para você estudar em casa. Incrível, né?!

 

São cursos de diferentes áreas do conhecimento e todos pensando com um único objetivo: o seu crescimento pessoal e profissional. O GINEAD ainda oferece certificado (opcional) válido em todo o país. A emissão ocorre mediante ao pagamento de uma taxa. 

 

Conheça agora os cursos disponíveis e matricule-se gratuitamente!


Gostou das dicas para estudar em casa? Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog do GINEAD. Por aqui estamos de mãos dadas com o seu sucesso!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos