Dicas para fazer seu TCC e ser aprovado na Graduação

[Dicas para fazer seu TCC e ser aprovado na Graduação]

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das etapas mais importantes e desafiadoras da Graduação. E, porque não dizer, uma das mais temidas também!

 

Afinal, qual é o universitário que não vê a hora de colocar a mão no seu diploma e partir para o mercado de trabalho.

 

O TCC representa o resultado de todo o esforço e aprendizado do aluno ao longo dos anos na universidade, e também uma oportunidade de contribuir para o avanço do conhecimento na sua área de estudo.

 

Por isso, é essencial que seja bem planejado desde o momento da escolha do tema, desenvolvido com cuidado e apresentado com maestria, para que o estudante alcance a melhor avaliação possível da banca examinadora e, assim, possa se formar com sucesso e orgulho.

 

Mas como fazer um bom TCC? Quais são os passos necessários para elaborar um trabalho que atenda aos critérios acadêmicos e que seja relevante para a sociedade?

 

Neste artigo, vamos apresentar 10 dicas que vão te ajudar nessa tarefa tão importante. Vem com a gente!

 

10 dicas de ouro para fazer seu TCC brilhar!

 

Para ajudar os estudantes de Graduação a elaborar com primazia o seu Trabalho de Conclusão de Curso, preparamos 10 dicas essenciais, que vão desde o planejamento até a apresentação.

 

Acompanhe!

 

Dica 01) Escolha um tema que você goste e domine:


O TCC é um trabalho que exige dedicação, pesquisa e criatividade. Por isso, é importante que você escolha um tema que tenha afinidade, interesse e conhecimento dentro da sua área de atuação, e que também reflita seus objetivos profissionais e pessoais.

 

Assim, você terá mais motivação e facilidade para desenvolver o seu projeto, além de se sentir mais à vontade por ocasião da apresentação.

 

Dica 02) Defina um problema e a hipótese:

 

O TCC deve ter um objetivo claro e específico, que é responder a uma pergunta ou solucionar um problema relacionado ao tema escolhido.

 

Para isso, você deve formular uma hipótese, que é uma suposição ou uma possível resposta para o seu problema. A hipótese deve ser coerente, relevante e testável.

 

Dica 03) Faça o levantamento bibliográfico:

 

O TCC deve ser embasado em fontes confiáveis e atualizadas, que forneçam informações e dados sobre o tema, o problema e a hipótese do seu trabalho.

 

Você deve fazer uma pesquisa em livros, artigos, teses, dissertações, sites, entre outros materiais que sejam pertinentes ao seu campo de estudo.

 

Um ótimo recurso a ser explorado é o portal Google Acadêmico, em que é possível localizar, pesquisar e ter acesso a estudos científicos atuais de uma série de áreas do conhecimento.

 

Dica 04) Elabore um plano de trabalho:

 


O TCC deve seguir uma estrutura lógica e organizada, que contenha os seguintes elementos:

 

  • Introdução;
  • Revisão da Literatura;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Conclusão; e
  • Referências Bibliográficas.

 

É fundamental elaborar um plano de trabalho, que consiste em um roteiro do seu TCC, com os principais tópicos e subtópicos que serão abordados em cada parte do trabalho.

 

Dica 05) Siga as normas da ABNT:

 


O TCC deve estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que são regras que padronizam a formatação, as citações e as referências dos trabalhos acadêmicos.

 

Você deve consultar as normas da ABNT e aplicá-las corretamente para garantir a qualidade e a credibilidade do seu TCC.

 

Dica 06) Escreva com clareza e coerência:

 


O TCC deve ser escrito com uma linguagem formal, objetiva e adequada ao seu público-alvo.

 

É imprescindível evitar erros gramaticais, de ortografia e de pontuação. Da mesma forma, os termos técnicos devem ser usados de maneira precisa, explicando cada um deles sempre que necessário.

 

Você também deve manter a coerência entre as partes do seu trabalho, evitando repetições, contradições e informações desnecessárias.

 

Dica 07) Revise o seu texto:

 


O TCC deve ser revisado várias vezes antes da entrega final, para corrigir possíveis erros e melhorar a qualidade do texto.

 

Você pode pedir a ajuda de um orientador, de um colega ou de um profissional para revisar o trabalho e dar sugestões de melhoria.

 

Use também ferramentas online de revisão ortográfica e gramatical, como o Grammarly ou o LanguageTool.

 

Dica 08) Prepare a apresentação oral:

 


O TCC deve ser apresentado oralmente para uma banca examinadora, que irá avaliar o trabalho e fazer perguntas sobre ele.

 

Você deve preparar uma apresentação em slides, que resuma os principais pontos do seu TCC e ilustre-os com gráficos, tabelas, imagens ou vídeos.

 

Também é essencial ensaiar a sua fala, cronometrando o tempo e cuidando da postura, da voz e da expressão corporal.

 

Dica 09) Antecipe-se aos possíveis questionamentos:

 


O TCC deve ser defendido com segurança e confiança diante da banca examinadora.

 

Por isso, é importante que você procure se antecipar aos possíveis questionamentos que podem surgir sobre o trabalho, estudando bem o tema, o problema escolhido, a hipótese que você defende e os resultados verificados.

 

Você deve estar preparado para responder com argumentos sólidos e embasados nas fontes consultadas.

 

Dica 10) Relaxe e aproveite o momento:

 

O TCC é uma oportunidade de mostrar o seu conhecimento, sua criatividade e capacidade de pesquisa.

 

Você deve relaxar e aproveitar o momento, demonstrando seu entusiasmo e satisfação pelo trabalho realizado.

 

Você deve também agradecer ao seu orientador, aos colegas, familiares e a todos que contribuíram para a elaboração do seu TCC.

 

Conheça os cursos livres oferecidos pelo GINEAD

 

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encarado como uma oportunidade única de demonstrar o seu potencial acadêmico e profissional.

 

Por isso, não transforme o TCC em um obstáculo ou um fardo. Ao contrário, enxergue o trabalho como um importante desafio que trará grande realização pessoal.

 

Afinal, com planejamento, organização e dedicação, você será capaz de fazer um excelente TCC e se formar com ótima nota na universidade.

 

Para ajudá-lo nesta importante etapa da sua vida acadêmica, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância, coloca à sua disposição mais de 400 de cursos livres, 100% online, que abrangem todas as áreas do conhecimento.

 

Você pode consultar a relação de cursos oferecidos no link acima e encontrar aqueles que podem agregar valor acadêmico à pesquisa do seu TCC e redação final do texto. 

 

Todos os cursos foram elaborados por profissionais especialistas em cada assunto, trazendo conteúdos relevantes aos interessados em conhecer ou se aprofundar nas respectivas áreas.

 

Os cursos são 100% online e totalmente gratuitos para assistir às aulas e fazer o download dos materiais.  

 

Após realizar o teste final de aprovação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão. Para isso, basta efetuar o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O GINEAD está à disposição para que você possa elaborar um grande Trabalho de Conclusão de Curso e se formar com louvor em sua Graduação!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos