Aprenda como estudar para passar em um concurso público

[Aprenda como estudar para passar em um concurso público]

Ingressar em uma carreira pública é o sonho de boa parte dos brasileiros, afinal, além de bons salários, os concursos garantem estabilidade funcional. O servidor público também recebe benefícios e gratificações ao longo da carreira e tem boas chances de crescer dentro da empresa.

 

No entanto, devido à alta concorrência, passar em um concurso público é sempre um grande desafio. É preciso estudar e ter muita disciplina, principalmente, quem pretende se preparar sozinho. Por isso, é muito comum que surja a dúvida: como estudar para passar em concurso?

 

É sobre isso que falaremos no texto de hoje. Continue a leitura e conheça algumas dicas de como estudar para concurso. Acompanhe!

 

1. Defina o que precisa ser estudado

 

Quando o assunto é estudar para passar em um concurso público, uma das coisas mais importantes é planejar a sua própria rotina. Comece analisando o conteúdo programático do concurso que, geralmente, aparece no final do edital de abertura.

 

Para conhecer os possíveis concursos federais que serão abertos em 2021, acesse aqui. Analise as opções disponíveis e escolha os concursos que mais combinam com o seu perfil ou qualificação. Separe as matérias que você precisará estudar para passar no concurso.

 

2. Monte o seu cronograma de estudos

 

O próximo passo é elaborar um plano de estudos completo, com prazos para estudar cada conteúdo, horários para fazer exercícios e revisões. Depois disso, verifique o que funciona na prática e se esforce para comprimir o cronograma, evitando o acúmulo de materiais. 

 

Você pode montar o seu cronograma em uma planilha do Excel, como no exemplo abaixo, ou usar ferramentas mais interativas, como o Trello. Ah! Você não precisa estudar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Defina o seu ritmo e estude com qualidade.

 

3. Faça da tecnologia a sua ferramenta de estudo

 

A boa notícia é que, atualmente, quase tudo é digital ou pode ser resolvido pela internet. Estudar para passar em um concurso público não é diferente. Anos atrás, de fato, era preciso se deslocar até uma sala de curso preparatório para ter acesso às informações e apostilas.

 

Hoje em dia, no entanto, você consegue encontrar na internet provas antigas para estudar, assim como, apostilas completas sobre a matéria. Portanto, para começar, busque na internet bons materiais de estudo com base no conteúdo programático do concurso.

 

Conheça 9 dicas para se organizar para estudar online.

 

4. Use técnica e métodos de estudo

 

O sucesso do seu estudo depende de muitos fatores, inclusive da técnica utilizada na hora de estudar. Ao contrário do que muita gente pensa, somente ler o livro ou ver e ouvir a aula não é o suficiente. Segundo a teoria da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser é preciso se envolver no estudo.

 

Portanto, leia a apostila, faça resumos, elabore perguntas, resolva exercícios e converse com outras pessoas (ou converse sozinho) sobre o que você está aprendendo. Finja que você está tentando ensinar a matéria a alguém, se na hora de explicar você tiver dúvidas, você saberá onde vale a pena revisar o conteúdo.

 

5. Busque a sua motivação e mantenha o foco

 

Estudar para passar em um concurso público não é fácil e, em algum momento, você pode pensar em desistir. Por isso, tenha sempre em mente qual é o seu objetivo e a sua motivação para continuar se dedicando aos estudos. Lembre-se que o seu sucesso só depende de você.

 

Você precisará de muita disciplina. Portanto, será necessário se abdicar de alguns hábitos para ganhar mais tempo de estudo, assim como, dispensar alguns eventos que podem atrapalhar o seu cronograma. Leve o seu estudo como a sua principal prioridade.

 

6. Adapte um espaço para estudar

 

A organização e o conforto do espaço em que você irá estudar interferem diretamente na sua produtividade. Para começar, evite estudar em espaços que tenham distrações, como televisão ou muitas pessoas, e se possível reserve um ambiente exclusivo para o estudo. 

 

Outra boa dica é investir em uma cadeira confortável e na iluminação do ambiente. Procure também manter o espaço sempre limpo e tenha por perto tudo que precisa para estudar para passar em um concurso público: caneta, lápis, caderno e dispositivo com acesso à internet.

 

7. Tenha momentos de lazer e descanso

 

Não se esqueça de que descansar também é produtivo e que você precisa de uma vida social. Aliviar a sua mente vai te ajudar a absorver o que foi estudado, assim como, vai contribuir para o aumento da sua produtividade nos estudos.

 

De nada adianta sobrecarregar a sua mente se você já não estiver conseguindo aprender. Nesses casos, é muito melhor descansar, praticar uma atividade física e aumentar a qualidade dos estudos. Portanto, uma boa dica é reservar algumas horas do seu dia para fazer o que gosta. 

 

8. Faça cursos online e gratuitos

 

Como vimos, a internet pode ser usada como sua ferramenta de estudos, certo? Atualmente, já existem instituições que oferecem cursos online e gratuitos em diferentes áreas. Você pode aproveitar os materiais disponibilizados e usá-los para estudar para passar em um concurso.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza mais de 300 cursos online e gratuitos em 15 áreas de conhecimento diferentes. Certamente, temos o curso certo para te ajudar a passar no concurso dos seus sonhos!

 

Conheça agora todos os cursos online e gratuitos do GINEAD e se surpreenda com a qualidade do ensino!

 

Preparado para começar?

 

Infelizmente, não existe uma fórmula secreta de como estudar para passar em um concurso público. Mas, esperamos que as dicas tenham te ajudado! Que tal uma breve revisão do que aprendemos?

 

  • Comece pesquisando o edital do concurso para qual você pretende estudar (se o edital ainda não tiver saído, use como referência o último edital);
  • Veja o conteúdo programático e separe o que precisa ser estudado;
  • Crie uma rotina de estudos e siga o seu cronograma rigorosamente;
  • Use a tecnologia para encontrar questões antigas, apostilas e cursos online;
  • Use métodos de estudo, por exemplo, resumos, mapas mentais, técnica pomodoro e revise a matéria;
  • Mantenha-se motivado relembrando do seu objetivo e evite procrastinar (uma boa dica é guardar o celular dentro do armário!);
  • Tenha um espaço somente para estudo;
  • Tenha momentos de lazer, descanso, pratique atividades físicas e beba muito água;
  • Tire momentos para descansar sozinho ou com família e amigos;
  • Estude muito!

 

Ah! Se ainda ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Estamos dedicados em fazer o seu esforço valer a pena! 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos