Como se organizar para estudar online?

[Como se organizar para estudar online?]

A internet disponibiliza milhares de informações que podem ser usadas tanto para crescimento pessoal e profissional, quanto somente para distração. Portanto, é preciso saber se organizar para estudar online, objetivando garantir o máximo desempenho. 

 

Por meio da internet é possível dinamizar o estudo, adaptá-lo conforme a rotina e ainda conquistar qualificação para o currículo. Com a pandemia, essa modalidade de ensino se tornou ainda mais popular, através de cursos preparatórios, profissionalizantes e graduação. 

 

Atualmente, mais de 1,5 milhão de pessoas estudam à distância no Brasil e esse número não para de crescer. A expectativa é de que em 2023 mais alunos estejam matriculados em um curso EAD do que em um curso presencial, segundo o Sagah.

 

Mas, afinal, como se organizar para estudar online? O que fazer para se manter produtivo no ensino à distância? Para te ajudar, preparamos este conteúdo! Conheça a seguir as 9 dicas incríveis para se organizar. Vamos lá?!

 

1. Defina qual será o seu objetivo 

 

O primeiro passo para estudar online é determinar qual será seu objetivo. Você pretende valorizar o currículo? Aprender um novo hobby? Ser aprovado no vestibular ou em um concurso? Terminar a graduação? 

 

Determinar qual será o seu objetivo é fundamental para se manter motivado e realizar um planejamento. Por exemplo, se o seu objetivo for aprender uma nova profissão, comece com cursos mais básicos e depois busque por estudos mais específicos. 

 

2. Faça um planejamento

 

Estudar online exige organização. Para isso, conte com o auxílio de uma agenda (física ou online) e organize todas as datas de entregas de trabalhos e provas. Anote também qual será o conteúdo programático a ser estudado de cada disciplina. 

 

Presencialmente, é mais comum que o professor ou colegas de turma te avisem quanto aos prazos dos trabalhos e provas, no entanto, na modalidade online essa pressão externa é muito menor. Portanto, a responsabilidade de controle das datas é exclusiva do estudante. 

 

3. Determine um cronograma de estudos

 

No ensino à distância é você quem determina quais serão seus momentos de estudo. Sem um cronograma fixo para estudar, na maioria das vezes, a rotina do trabalho e as tarefas de casa acabam consumindo todo o seu tempo e o estudo sempre fica em segundo plano.

 

O cronograma ajuda a evitar o acúmulo de matérias e que você estude somente na véspera da prova ou que não estude hora nenhuma. O seu cronograma deve incluir os dias e os horários de estudos por semana e ele deve ser seguido rigorosamente.

 

Veja uma imagem exemplo de cronograma de estudos:

 

 

4. Desenvolva disciplina

 

Provavelmente, esse é um dos tópicos mais importantes quando o assunto é estudar online. Quando a modalidade de ensino é presencial e você está dentro da sala de aula, de uma maneira ou outra, você tem um contato com a matéria. 

 

Quando a modalidade é online, você precisa ter a disciplina de assistir às aulas. Afinal, de nada adianta um belíssimo cronograma, se você não cumprí-lo. Portanto, para se organizar para estudar online você deve assumir um compromisso com o seu futuro e sempre relembrar do seu objetivo, evitando a procrastinação.

 

5. Separe um local para estudo

 

Estudar em casa não é fácil, principalmente devido a grande quantidade de distrações. Nesse contexto, separe um espaço, especialmente, para o estudo. Assim, você e os outros moradores da casa entendem que aquele é o seu espaço e momento para estudar. 

 

Nesse local, é válido contar com uma mesa para apoio e uma cadeira adequada. Evite estudar em espaços desorganizados ou na cama ou no sofá, uma vez que isso tende a reduzir a produtividade. Se necessário, busque uma biblioteca pública para estudar.

 

6. Fuja das distrações

 

Se organizar para estudar online exige que você fuja de distrações. Por exemplo, a notificação do WhatsApp, curtidas no Instagram, lembretes de estreias na Netflix, são alguns exemplos que podem te dispersar e colocar em cheque o seu compromisso com a rotina. 

 

Portanto, na hora de estudar é preciso ter “postura de estudante”. Para isso, silencie as notificações do seu celular, feche todas as demais abas do seu navegador e direcione o seu foco para os estudos. Outra boa dica é contar com aplicativos que bloqueiam o acesso às redes sociais durante determinado período.

 

7. Mantenha boas práticas como estudante

 

Ao estudar online você, provavelmente, terá acesso à apostila do curso ou aos slides do professor. Nesses casos, apenas ler o material ou somente ouvir as aulas online não te trará o retorno esperado. É preciso, verdadeiramente, estudar.

 

Por isso, é muito importante que você tome anotações, com papel e caneta, e com as suas próprias palavras. Uma das grandes vantagens de estudar online é que você pode determinar o ritmo de estudo, portanto, pode pausar a aula ou a leitura e realizar anotações. Faça também exercícios.

 

8. Crie práticas de incentivo

 

Você também precisará de momentos de lazer, de descanso e de passar um tempo com a sua família e amigos. Isso é muito importante! Nesse sentido, uma boa dica é criar práticas de incentivo. Por exemplo: quando eu finalizar meu cronograma de hoje, assistirei uma série. 

 

Afinal, nem todos os dias você estará motivado para estudar e isso pode afetar o seu rendimento no estudo à distância. Sendo assim, use a criatividade e crie estratégias para se manter disposto, como intercalar entre matérias mais fáceis e mais complexas.

 

9. Escolha o curso ideal

 

Depois das dicas sobre como se organizar para estudar online, precisamos tomar uma decisão assertiva na hora de escolher o curso ideal. A internet é a ferramenta com maior número de informações disponíveis. Faça disso uma grande vantagem na hora de estudar.

 

Atualmente, existem diversas opções de conteúdos e instituições que disponibilizam cursos online para diferentes objetivos, como horas complementares e crescimento pessoal ou profissional. Uma boa dica para começar é apostar em um curso online e gratuito. 

 

Assim, você entenderá na prática como se organizar para estudar online sem demandar investimento financeiro. Além disso, algumas instituições de ensino EAD gratuito oferecem também a opção de certificado, portanto, você poderá comprovar o conhecimento.

 

O GINEAD, por exemplo, disponibiliza mais de 230 cursos online e gratuitos com opção de certificado de conclusão. São mais 4,4 milhões de matrículas. Antes de se matricular você terá acesso à matriz curricular do curso e entenderá o que será abordado.

 

Conheça agora os cursos online e gratuitos GINEAD e escolha o certo para a sua carreira!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos