Aprenda como montar um currículo profissional

[Aprenda como montar um currículo profissional]

Certamente, montar um currículo profissional assertivo é o primeiro passo para conquistar a vaga de emprego almejada. No entanto, não planejar corretamente as informações que estarão no documento pode te colocar no fim da lista dos recrutadores.

 

Prova disso, foi uma pesquisa realizada pela Catho que evidenciou que 30% dos recrutadores eliminam o currículo em até 10 segundos. O estudo ainda diz que o profissional recebe cerca de 100 currículos e, em média, analisa somente 15 com maior cautela. 

 

Isso porque, com o “olhar treinado", o recrutador consegue avaliar as informações principais e definir se o perfil do candidato é ideal ou não para vaga. Por isso, na hora de montar o currículo é preciso selecionar somente as informações necessárias e ser objetivo.

 

Complicado, né?! Mas, fique tranquilo. Para te ajudar a montar o seu currículo, passo a passo, preparamos este conteúdo. Acompanhe.

 

A importância de um bom currículo para conquistar a vaga 

 

Eu sei que você tem potencial e pode contribuir muito para o sucesso da empresa que te contratar. Mas, para transmitir isso para o recrutador é preciso montar um bom currículo. 

 

O documento será a sua porta de entrada para as entrevistas, assim como, guiará a sua conversa com o profissional de RH. Portanto, na hora de fazer o seu currículo, pense com calma em tudo que você viveu e como isso pode contribuir para a sua contratação.

 

O currículo deve ser usado para conquistar a atenção do recrutador e te colocar na frente da concorrência. Preparado para começar?! Então, vamos ao passo a passo de como montar um currículo profissional. 

 

Passo a passo para montar um bom currículo

 

O currículo deve ser um resumo das suas características e habilidades profissionais. Esqueça fórmulas mágicas e não use mentiras. 

 

1. Seja objetivo

 

O primeiro passo para montar um currículo é apostar em um conteúdo objetivo. Tenha em mente que o principal propósito do documento é te garantir uma vaga na entrevista e lá você terá a oportunidade de falar mais sobre você e suas experiências.

 

Portanto, o currículo deve ter apenas as informações centrais e necessárias para a vaga. Prova disso, é que segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, um empregador leva, em média, sete segundos para ler um currículo. É esse o tempo que você tem para convencê-lo.

 

2. Atente-se para a formatação

 

Muitos candidatos buscam maneiras de inovar no currículo, muita das vezes, apostando em uma formatação diferenciada. No entanto, a não ser que você trabalhe com marketing, design, artes ou criatividade, é melhor apostar no estilo básico.

 

Um currículo em papel branco, com margens fixas, organizado em tópicos, com fonte legível e preta facilitará a leitura do recrutador. Use também negrito e sublinhado para os títulos e um bom espaçamento. Por fim, passe o documento para PDF para manter a formatação. 

 

3. Cuidados com erros de gramática e ortografia

 

Erros gramaticais ou ortográficos não costumam ser tolerados pelos recrutadores. Por isso, uma boa dica é usar o próprio corretor do Word para identificar qualquer erro.

 

Além disso, depois que finalizar o currículo, descanse um tempo e com os “olhos frescos” releia todo o conteúdo de maneira minuciosa. Peça também para amigos, mentores e familiares experientes avaliarem o documento e identificarem possíveis melhorias.

 

4. Campos do currículo

 

Mãos à massa? Então, vamos ao preenchimento de cada etapa do currículo.

 

1º Dados pessoais 

 

Preencha com o seu nome completo, idade, estado civil, endereço e informações de contato (como telefone e e-mail atualizados). Lembre-se de utilizar um e-mail com o seu nome, sem adjetivos ou apelidos.

 

Ah! E sabe aquele ditado “menos é mais”? Aqui ele também é válido. Inclua uma foto sua no currículo somente se ela for pertinente para a vaga. Também não há necessidade de informações de RG e CPF. 

 

2º Objetivo profissional

 

O “objetivo” pode ser um importante diferencial para o seu currículo. Afinal, é muito comum que os candidatos usem frases genéricas que pouco dizem sobre o real objetivo daquele profissional. 

 

Para se destacar, você deve escrever uma ou duas frases que resumem o tipo de oportunidade que você procura. Ah! Uma boa dica é sempre tentar adequar as informações de acordo com a vaga para qual o currículo será enviado. 

 

Se tiver procurando o primeiro emprego, você pode usar termos como: “procuro por desenvolvimento”, “crescimento”, “aprendizado”, entre outros.

 

3º Experiências

 

Insira o nome das empresas, os cargos e o período trabalhado. Na hora de escrever, é importante inverter a ordem cronológica. Portanto, comece pela experiência mais recente e a mais antiga fica para o final. 

 

Uma boa dica é descrever, de maneira sucinta, as suas responsabilidades e experiências de cada cargo. Se possível, fale sobre suas conquistas, por exemplo, “desenvolvemos o primeiro projeto sobre isso dentro da universidade" ou “o número de vendas aumentaram em 50%”.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, as suas experiências não precisam ser somente trabalhos formais. Adicione neste campo tudo que te fez crescer como profissional, por exemplo, trabalhos voluntários, freelancers e atuações dentro da universidade, por exemplo, empresas juniores.

 

4º Formação acadêmica 

 

Este é o seu espaço no currículo para falar sobre educação e diplomas, por exemplo, escolas, universidades e cursos acadêmicos, como pós-graduação e extensões de ensino. Adicione o nome da Instituição de Ensino, o curso e data de início e conclusão.

 

5º Informações adicionais ou complementares

 

É bem provável que você ainda tenha informações importantes, mas que não se encaixam nos tópicos acima. Por exemplo, premiações, palestras, cursos de idiomas ou certificados de qualificação profissional. 

 

Então, este é o momento para adicionar essas informações. Assim como nas demais etapas do currículo, é fundamental não mentir. Por exemplo, não inclua fluência em algum idioma, se você não tiver.

 

Certamente, todas essas informações fazem diferença na composição do seu perfil à empresa. Inclusive, muitos profissionais apostam em cursos online e gratuitos com opção de certificado para conquistarem destaque e qualificação profissional. 

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - é uma instituição de ensino de excelência que oferece cursos nesse formato. São quase 300 cursos em 15 áreas de estudo. Com certeza tem o curso certo para a sua carreira. Conheça agora os cursos GINEAD!

 

Preparado para montar o seu currículo?

 

Como montar um currículo profissional? Comece preenchendo suas informações pessoais, objetivo, suas experiências, formação acadêmica e habilidades adicionais. 

 

Agora, é só começar! 

 

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! :)

 

Ah! E se quiser dicas para conseguir o primeiro emprego, acesse o link. 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos