Entenda como funciona a promoção funcional para servidores

[Entenda como funciona a promoção funcional para servidores]

Conquistar reconhecimento e uma promoção no trabalho é objetivo de todo o profissional, inclusive, de quem atua em empresas públicas.

 

A boa notícia é que, ao contrário do que muita gente pensa, a carreira de um servidor público é repleta de oportunidades e, muitos profissionais, já ingressam na empresa com um plano de carreira montado.

 

Se você pretende ingressar na carreira pública ou já é um servidor e está em busca de crescimento profissional, você está no lugar certo! Neste texto, você vai entender o que é promoção funcional, como funciona e dicas para conquistá-la.

 

O que é progressão e promoção funcional?

 

A progressão funcional acontece quando o servidor público passa de um padrão para outro imediatamente superior, dentro da mesma classe ou categoria atual.

 

Basicamente, é o reconhecimento do bom desempenho do servidor, então há um aumento salarial, sem que haja mudança de classe.

 

Então, por exemplo, se ele for B.1, ele passa a ser B.2 (vide tabela). Ou seja, mesma classe, aumento do padrão.

 

Já a promoção funcional é a elevação de cargos dentro da carreira. Portanto, o servidor público passa de uma classe para outra imediatamente superior. O processo é muito semelhante à promoção que acontece no setor privado.

 

Por exemplo, se ele for B.7, ela passa a ser A.1 (vide tabela).

 

Tudo acontece de acordo com os critérios definidos pelo plano de cargos e salários do setor no qual o profissional está locado.

Entenda como funciona a promoção funcional para servidores

Fonte: INMETRO.

 

Tabela de exemplo de classe e padrão usada como referência para progressão e promoção funcional.

 

Qual a diferença entre promoção funcional e progressão de carreira?

 

A promoção funcional é um avanço vertical na carreira. Portanto, há um aumento salarial devido ao deslocamento de um cargo para o outro. Geralmente, a mudança envolve também um aumento das responsabilidades.

 

Já a progressão de carreira é um avanço horizontal de cargo. Ou seja, o servidor público não muda de nível hierárquico e continua realizando as mesmas atividades, mas tem um aumento salarial.

 

Como funciona a promoção funcional?

 

Qualquer servidor público que ainda não tenha atingido o topo da carreira para conquistar promoção funcional. No entanto, ela só acontece se o servidor público cumprir todos os requisitos básicos para a mudança de cargo. 

 

Para isso, ele deve cumprir o intervalo mínimo como titular efetivo do cargo que ocupa em cada padrão de progressão e ainda ter boas notas nas avaliações de desempenho individual.

 

Na hora de calcular o tempo como efetivo, é preciso considerar registros de afastamento ou ausências. 

 

Para conseguir crescer, também é recomendado que o profissional invista em conhecimento, principalmente, se ele tiver que competir com outros candidatos. Graduações e cursos de atualização ou aperfeiçoamento são grandes diferenciais.

 

Como se capacitar?

 

O servidor público tem direito a se capacitar. Inclusive, a cada 5 anos ele tem direito de usufruir de uma licença de até três meses para que ele possa estudar e aumentar as chances de conquistar sua progressão ou promoção funcional.

 

Fora desse período, o funcionário público também pode buscar por graduações, cursos de idiomas, especializações e cursos online para valorizar o currículo.

 

Algumas organizações, inclusive, incentivam o estudo e oferecem bolsas para os seus colaboradores que têm interesse em aprender mais.

 

No geral, antes de iniciar qualquer curso, o recomendado é que o servidor converse com o seu superior para verificar qual conhecimento agregará mais no seu trabalho e poderá aumentar as chances de um aumento salarial.

 

7 cursos online para servidores públicos

 

Não é novidade dizer que a qualificação profissional é o melhor caminho para quem quer crescer profissionalmente, tanto em uma empresa pública quanto privada.

 

Pensando nisso, separamos 7 opções de curso online para que você, servidor público, possa aumentar suas chances de conquistar uma progressão funcional. 

 

Todos os materiais que serão citados oferecem opção de certificado válido em todo o Brasil para que você possa comprovar seu conhecimento. Confira!

 

1. Licitações e contratos

 

O Curso Online Grátis Licitações e Contratos do GINEAD é a sua oportunidade para dominar um assunto tão importante dentro de empresas públicas. Saber o tema pode te colocar dentro de uma vaga para crescimento horizontal.

 

2. Gestão de pessoas e comunicação interna

 

O Curso Online Grátis de Gestão de Pessoas e Comunicação Interna do GINEAD é fundamental para servidores e funcionários públicos que trabalham na área administrativa e de RH dentro da organização.

 

O conhecimento permite que você se desenvolva dentro do ambiente de trabalho, melhore o relacionamento com a equipe e ainda conquiste qualificação profissional.

 

3. Desenvolvimento pessoal no trabalho

 

Outro Curso Online Grátis que pode ser uma excelente oportunidade para a sua carreira é o de desenvolvimento pessoal no trabalho

 

Além da certificação, o conhecimento vai garantir que você conheça mais sobre si mesmo e se desenvolva dentro da empresa.

 

4. Avaliação de desempenho

 

O Curso Online Grátis Avaliação de Desempenho do GINEAD vai permitir que você entenda melhor como funciona esse processo e quais são os critérios usados na maioria das avaliações. 

 

O estudo é válido tanto para quem aplica o teste, quanto para colaboradores que querem melhorar o próprio desempenho.

 

5. Empreendedorismo

 

Um dos perfis mais valorizados dentro das organizações é o de empreendedor. Por isso, o Curso Online Grátis de Empreendedorismo pode fazer de você um profissional de destaque dentro da instituição pública.

 

6. Licitações sustentáveis

 

Uma grande necessidade das empresas é capacitar seus colaboradores para que saibam como realizar diferentes tipos de licitações. No GINEAD, você encontrará Curso Online Grátis de Licitações Sustentáveis para aprender o tema de ponta-a-ponta.

 

7. Chefia e liderança

 

Se você pretende ocupar um cargo de liderança, esse curso é para você. No material, você entenderá qual é a diferença entre um chefe e um líder e como atuar para motivar a sua equipe todos os dias. Acesse o link e confira!

 

Pronto para conquistar sua promoção funcional?

 

Sonhando com a sua progressão ou promoção funcional? Aqui no GINEAD temos a oportunidade certa para você! São mais de 400 cursos online e gratuitos com opção de certificado para você sair na frente.

 

Acesse o link, conheça os demais cursos do site e escolha o que melhor combina com a sua carreira. Vamos juntos nessa?!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos