Como conseguir o primeiro emprego? Descubra por onde começar

[Como conseguir o primeiro emprego? Descubra por onde começar]

Ingressar no mercado profissional é sempre um desafio. Diversas empresas buscam novos colaboradores com experiência, mas não abrem espaço para quem precisa de uma primeira chance.

 

Como resultado, quem acabou de sair do ensino médio ou graduação precisa buscar alternativas para se destacar e conquistar o primeiro emprego. Para isso, o melhor caminho é apostar em diferenciais que estejam dentro da sua realidade.

 

Afinal, de nada adianta falarmos aqui sobre estratégias que demandam grandes investimentos financeiros ou sobre ideias mirabolantes que, na prática, não funcionam. 

 

O nosso objetivo é te ajudar de verdade a crescer profissionalmente, por isso, separamos 8 dicas sobre como conseguir o primeiro emprego. Vamos lá?!

 

1. Defina os seus principais objetivos para o futuro

 

O primeiro passo para conseguir o primeiro emprego é ter um objetivo.

 

A gente sabe que sair do ensino médio ou graduação com o futuro todo planejado é praticamente impossível. Mas, uma boa dica para começar é analisar quais são as matérias que você mais se identifica e tentar trilhar um caminho a ser seguido.

 

E por que isso é tão importante? Primeiramente, para que você possa pesquisar mais sobre a área em que deseja atuar e descobrir quais são as habilidades e competências necessárias. Além disso, saber onde você quer chegar é fundamental para se manter motivado.

 

2. Fique de olho em sites de emprego

 

Conseguir o primeiro emprego não é fácil e exige dedicação, disciplina e paciência. Para começar, faça uma lista com as empresas em que você gostaria de trabalhar e não tenha receio de entrar em contato e demonstrar o seu interesse.

 

A próxima etapa é ficar de olho em sites de emprego e no LinkedIn quanto às novas vagas que atendam ao seu perfil. Lembre-se de que nada adianta “atirar para todos os lados”, isto é, enviar o seu currículo para toda vaga que surgir. 

 

A falta de foco, certamente, te deixará frustrado e sem retorno por parte das empresas. Portanto, procure vagas que que tenham relação com as suas habilidades, competências e qualificações. E não desista. 

 

3. Elabore um bom currículo 

 

Agora que você já tem um objetivo e entendeu a importância de se manter focado, chegou a hora de mostrar o seu potencial da melhor maneira possível: com um currículo bem feito. Mostre, por meio do seu currículo, que você é o candidato ideal para a vaga.

 

Como? Primeiramente, inclua somente as informações que são realmente relevantes. Uma boa dica é adaptar o seu currículo de acordo com a vaga, deixando no documento apenas informações que tenham relação com a atividade daquela empresa.

 

Além disso, atente-se para também para:

 

  • Erros de ortografia e gramática;
  • Formatação (você pode montar um currículo incrível e criativo no Canva, por exemplo);
  • Não mita;
  • Acrescente dados de contato, como e-mail e telefone.

 

4. Busque por networking e indicações

 

Com certeza você já ouviu o ditado: “quem tem contatos, tem tudo!” e, de fato, uma indicação pode pesar muito na hora de conseguir o primeiro emprego. E como conquistar indicações? Primeiramente, faça um bom networking, ou seja, construa uma rede de relacionamentos. 

 

Converse com familiares, empreendedores e participe de eventos dentro da área em que você pretende atuar. Afinal, embora seu principal objetivo seja conseguir o primeiro emprego, é essencial ter uma rede de contatos

 

Até mesmo quem você nem imagina pode te auxiliar a conseguir o primeiro emprego.

 

5. Aposte em cursos e capacitações (inclusive, gratuitos)

 

Aproveite a sua disponibilidade de tempo para buscar qualificação profissional. Para isso, participe de cursos e treinamentos, tanto presenciais quanto online, para se destacar da concorrência e aprimorar suas habilidades.

 

Lembre-se do seu objetivo e veja quais qualificações você precisará para conquistar a vaga almejada. Por exemplo, se você quer ingressar na carreira administrativa, que tal começar por um curso online gratuito de auxiliar administrativo e um curso de Excel Avançado

 

Certamente, são qualificações importantes para as vagas na área. O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece mais de 240 cursos online e grátis em diferentes áreas do conhecimento com opção de certificado. Vale a pena conhecer!

 

Outra boa dica é, se possível, ingressar em uma graduação o quanto antes.

 

6. Estude uma nova língua 

 

Ainda falando sobre valorização do currículo e destaque profissional, precisamos conversar sobre a importância de saber uma segunda língua. Ter certificações em idiomas deixou de ser um diferencial e já é requisito para diversas vagas de emprego.

 

Para começar, você pode apostar também em cursos de idioma online e gratuitos com certificado. Além disso, busque outros meios para se tornar fluente, como assistir filmes e séries no idioma original. Acesse aqui e conheça algumas dicas para aprender inglês.

 

7. Faça trabalho voluntários

 

Novamente: aproveite a sua disponibilidade de tempo para conquistar diferenciais. Para isso, outra excelente opção é participar de trabalhos voluntários, sendo uma maneira para adquirir experiências, conhecer novas pessoas, permanecer ativo e ainda ajudar o próximo.

 

Além disso, muitos recrutadores valorizam candidatos com experiências em trabalhos voluntários. Ah! Participe também de eventos da universidade ou empresas juniores para conquistar experiência profissional.

 

8. Se prepare para a entrevista

 

Ser chamado para uma entrevista, de fato, gera grande expectativa no candidato, ainda mais para conseguir o primeiro emprego. Entretanto, é preciso manter a calma e se preparar. 

 

Comece pesquisando sobre a história, objetivos, valores e diferenciais da empresa e preocupe-se também em se vestir adequadamente. Além disso, peça conselhos para profissionais experientes e pratique uma entrevista com alguém próximo.

 

Na hora da entrevista, seja positivo e mostre entusiasmo, não faça comentários negativos sobre outras empresas ou pessoas. Depois da entrevista você pode enviar um e-mail para o recrutador agradecendo pela oportunidade de participar da seleção. 

 

Preparado para começar?!

 

Muita coisa, não é mesmo? Como vimos, para conseguir o primeiro emprego você precisará de um objetivo, um bom currículo, entrar em contato com muitas empresas e, claro, ter diferenciais e qualificação profissional.

 

A boa notícia é que atualmente conseguimos resolver e aprender quase tudo pela telinha de um computador. E você precisa saber aproveitar essa ferramenta. Para começar, que tal apostar em cursos online e gratuitos e conquistar diferenciais para o currículo? 

 

Estamos aqui preparados para te ajudar desde o primeiro passo até o sucesso. Conte com o GINEAD e conheça todos os cursos disponíveis.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos