Como ser um bom vendedor? Aprenda a se destacar!

[Como ser um bom vendedor? Aprenda a se destacar!]

Vender é quase sempre um grande desafio mas, ao contrário do que muita gente pensa, é possível aprender a ser um bom vendedor. 

 

Para isso, o profissional deve desenvolver técnicas de vendas, boa argumentação, ser resiliente, ter disciplina, entre outras habilidades.

 

Mas, como conquistar tudo isso? Calma, que a gente te ajuda!

 

Se você é vendedor, empresário, profissional autônomo ou pretende atuar no ramo de vendas, este conteúdo é para você! 

 

Aqui você vai aprender as principais estratégias de como ser um bom vendedor e se destacar frente à concorrência. Vamos lá?!

 

Quais são as qualidades de um bom vendedor?

 

Todo mundo já teve a experiência de encontrar um vendedor incrível empenhado em proporcionar ao cliente exatamente o que ele precisava, certo?!

 

Do mesmo modo, não é difícil encontrar vendedores que pressionam o cliente e só pensam em fechar a venda a qualquer custo e aumentar a comissão.

 

Comportamentos como esses diferenciam um grande vendedor de um vendedor regular. Confira a seguir mais algumas características de um bom vendedor:

 

  • Organização;
  • Resiliência;
  • Paciência;
  • Otimismo;
  • Comunicação;
  • Ética;
  • Honestidade;
  • Competitividade;
  • Sede por conhecimento.

 

Além disso, um bom vendedor deve ter como principais objetivos entregar valor para o cliente e prestar um atendimento incrível

 

Tais habilidades podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, desde que se tenha dedicação e comprometimento. Portanto, todo profissional tem potencial para ser um bom vendedor. Entenda mais a seguir.

 

8 dicas de como ser um bom vendedor

 

Os vendedores são o “carro-chefe” da grande maioria das instituições, por isso, quando bem preparados, eles são disputados no mercado de trabalho

 

Então, se você quer vender mais e bater metas, conheça a seguir 8 dicas para isso.

 

1. Tenha um processo de vendas

 

Vender é um processo que vai muito além de convencer qualquer pessoa a qualquer momento. Na verdade, o bom vendedor é aquele que tem uma estratégia de venda dividida em etapas, de acordo com a jornada de compra do cliente.

 

Isso porque, ao contar com um processo de vendas bem definido, você conseguirá compreender melhor cada cliente, a fim de antecipar suas necessidades. Como resultado, fica muito mais simples criar estratégias de persuasão.

 

2. Conheça o seu produto/serviço

 

Impossível aumentar o número de vendas se você não conhecer ou acreditar no produto/serviço que vende. Por isso, o primeiro passo é estudar sobre a empresa e os principais pontos fortes da solução vendida.

 

Assim você passará confiança na hora de transmitir informações para o consumidor e ainda estará preparado para responder às diferentes perguntas que ele pode fazer. Tudo isso colabora para que você conduza bem a venda.

 

3. Entenda o seu cliente

 

A próxima dica de como ser um bom vendedor é conhecer o seu cliente. Pergunte sobre as necessidades e desejos dele e imagine como os produtos ou serviços da empresa podem ajudar.

 

O ideal é que o time de vendas faça um estudo sobre os perfis dos clientes da empresa e entenda quais são suas dores, como eles agem, o que pode dificultar o fechamento das vendas, quais são as principais dúvidas, entre outras questões.

 

Esse conhecimento permite que você crie uma abordagem mais personalizada, o que guiará o seu discurso e contribuirá para o fechamento da venda. Outra boa dica é utilizar um script de venda, mas que seja adaptável durante cada conversa.

 

4. Use técnicas de persuasão

 

A persuasão vai muito além de usar palavras bonitas para tentar convencer o cliente. Na verdade, ela envolve um conjunto de técnicas que podem (e devem) ser estudadas para potencializar os resultados do vendedor.

 

Portanto, treine e estude para que você consiga convencer pessoas e driblar os empecilhos que podem atrapalhar a venda. Em alguns casos é necessário, inclusive, “educar o cliente” ensinando a ele sobre os benefícios e aplicabilidades do produto.

 

Outra boa dica é aproveitar o seu conhecimento sobre o cliente para criar uma conexão com ele conversando sobre um assunto que vocês tenham em comum. Por exemplo, cidades que já moraram ou time do coração. 

 

Isso porque as pessoas compram de quem elas gostam e confiam.

 

5. Seja empático e honesto

 

Essas duas características são fundamentais tanto para a vida pessoal quanto profissional de qualquer pessoa. Dentro de um processo de vendas, ter empatia representa entender a necessidade do cliente e não forçar uma venda.

 

Portanto, escute o que o seu cliente tem a dizer, entenda como a sua solução pode ajudá-lo e conduza a venda nesse caminho. E a honestidade também é fundamental para que você conquiste credibilidade para a sua carreira como vendedor.

 

6. Meça seus resultados

 

Um dos processos que não podem faltar na rotina de quem quer ser um bom vendedor é avaliar métricas e indicadores (KPIs). Afinal, sem dados consistentes é impossível acompanhar a evolução do profissional e o que ainda precisa ser melhorado.

 

Os números vão te mostrar em qual etapa do processo de vendas você precisa melhorar e te ajudar a pensar em estratégias de como aumentar o número de vendas. O ideal é fazer esse acompanhamento mensalmente.

 

7. Aprenda sobre técnicas de negociação

 

Até aqui já vou ficar fácil de entender que para ser um bom vendedor é preciso muito mais do que “lábia”. Na prática, é necessário ouvir mais do que falar e mostrar para o cliente como a sua solução realmente pode impactar na vida ou na rotina dele.

 

A negociação, portanto, tem um papel muito importante na conversão da venda. Inclusive, ela te ajuda na hora de negociar um possível desconto sem comprometer a sua comissão. Se quiser saber mais sobre técnicas de negociação, acesse o link.

 

8. Busque aprendizado contínuo

 

Não há como desenvolver novas habilidades sem estudar, certo?! Por isso, a busca constante por conhecimento é o primeiro passo para quem quer ser um bom vendedor. 

 

Por isso, busque conhecimento: vá a palestras, faça cursos online, participe de congressos, ou seja, se torne um especialista na área que você atua. A boa notícia é que estamos na era de informação e é possível fazer tudo isso até sem sair de casa.

 

Conheça o Curso Online Grátis de Técnicas de Vendas

 

Como vimos, uma das ações mais importantes para ser um bom vendedor é aprimorar o conhecimento. Deve-se, portanto, revisar as técnicas de vendas, treinamentos e estar sempre disponível para mudanças. E é aí que entram os cursos online. 

 

Eles podem ser um grande aliado dos vendedores e colaborar para o desenvolvimento de novas habilidades. Além disso, existem excelentes cursos online que possibilitam que você estude no seu ritmo: sem sair de casa e na hora de preferir. 

 

Inclusive, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece uma série de cursos online de como ser um bom vendedor. Conheça alguns deles:

 

 

Não vai perder essa chance, né?! Todos os cursos oferecem opção de certificado válido em todo o Brasil. A emissão do documento é opcional e paga, mas certamente, um grande diferencial para a carreira do vendedor.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos