Como empreender do zero: 7 dicas para começar!

[Como empreender do zero: 7 dicas para começar!]

O empreendedorismo corre na veia do brasileiro, não é mesmo? São milhares de pessoas que sonham diariamente em abrir o próprio negócio e conquistar autonomia na hora de trabalhar. 

 

Especialmente com a chegada da pandemia, causada pelo coronavírus, que estimulou inúmeros trabalhadores a se reinventarem para sobreviverem à crise. O fato é que ideias não faltam, mas muitos ainda não sabem como empreender do zero. 

 

Sem contar que em um país burocrático e em que muitas informações são omitidas, empreender ainda carrega muitos desafios. 

 

Prova disso é que mais de 70% das empresas fundadas no país fecham as portas em menos de dez anos de atividade antes mesmo da crise causada pela pandemia, segundo o IBGE. 

 

Uma das principais causas desse cenário é a falta de preparação e planejamento resultantes da falta de habilidade e conhecimento sobre o empreendedorismo.

 

Então, como empreender do zero? Calma. Estamos aqui para te ajudar. Neste conteúdo, separamos dicas que vão desde a criação do planejamento do negócio até a divulgação da sua empresa. Portanto, siga a leitura até o fim, combinado?!

 

1. Invista na sua capacitação

 

A primeira dica para começar a empreender do zero é desenvolver as habilidades e competências necessárias para construir um negócio, caso ainda não as tenha. Você não precisa ter uma graduação em administração de empresas para começar seu negócio.

 

Você pode aprender a empreender através de um curso online sobre empreendedorismo. Com ele, você aprende sobre os fundamentos básicos do empreendedorismo, fundamentos financeiros, plano de marketing, pesquisa de mercado, plano de negócios - conhecimentos essenciais para construir um negócio de sucesso.  

 

Caso queira se aprofundar, pode investir também em conhecimentos sobre Gestão de Equipes de trabalho, Gestão Empresarial, Gestão do tempo, Pesquisa de Mercado, Chefia e liderança, Administração de Marketing, Distribuição e Logística,  dentre outros.

 

2. Analise o mercado no qual deseja atuar

 

É importante que você também analise o mercado no qual deseja atuar. Pois isso ajudará a identificar as oportunidades em que você pode investir. Bem como encontrar o melhor público para oferecer seus produtos e serviços. 

 

Além de ajudá-lo a definir quais são esses produtos ou serviços. Isso é essencial para que você aposte em uma ideia de negócio que realmente vai dar certo e, com isso, reduzir suas perdas financeiras. 

 

Portanto, faça pesquisas na internet ou no seu bairro e identifique potenciais problemas que você pode resolver. Também verifique se os potenciais concorrentes são capazes de sanar esses problemas. E, então, veja como você pode ser melhor do que eles.

 

3. Defina os produtos ou serviços que vai oferecer

 

Após conhecer melhor o mercado no qual deseja atuar, é hora de definir os produtos ou serviços que deseja oferecer ao mercado. Para tanto, lembre-se de levar em consideração o seu público-alvo e as lacunas não preenchidas pela concorrência. 

 

Suponha que você esteja pensando em investir em uma clínica de estética. Pois é uma das áreas que mais cresceu nos últimos meses. E, o seu público-alvo são mulheres de classe média alta, super preocupadas com a estética facial. Levando isso em consideração, o que você pode oferecer?

 

Aplicação de botox, preenchimento labial, harmonização facial e muitos outros serviços, não é? Quais os diferenciais que os seus serviços terão no mercado? Qualidade do produto usado nas aplicações? Ou bom custo-benefício? No nosso exemplo, certamente é a qualidade. 

 

4. Faça seu planejamento financeiro 

 

Mais uma dica importante sobre como empreender do zero é fazer um planejamento financeiro. Pois a falta dele levará a sua empresa a correr sérios riscos que podem culminar na falência no longo prazo.

 

Por isso, faça um planejamento financeiro e ele deve ser muito bem executado. E, o que você precisa abordar nele? Precificação correta dos produtos ou serviços, previsão de vendas, previsão de despesas com salário de funcionário e aluguel.

 

Além de potenciais gastos com marketing. O registro dessas informações deve virar um hábito. Por isso, uma dica extra é: aprenda como fazer um fluxo de caixa além de um planejamento financeiro bem feito. 

 

5. Valide a sua ideia de negócio

 

Há uma diferença entre uma boa ideia na qual as pessoas teoricamente gastariam seu dinheiro e uma ótima ideia que elas realmente comprariam. Você só saberá se uma ideia é ótima até colocá-la à venda. Por isso, a próxima dica é validar a sua ideia de negócio.

 

Como você pode fazer isso? Primeiro, comece conversando com seus potenciais clientes para se certificar que os problemas realmente são reais e que sua solução é capaz de resolvê-los. Depois mostre a eles como isso acontece. 

 

No nosso exemplo, citado acima, você pode oferecer um tratamento estético. Depois disso, ouça o feedback, colete informações e alinhe seus serviços de acordo com as expectativas do seu público-alvo. Viu como é simples validar uma ideia de negócio?

 

6. Legalize sua empresa para ter mais oportunidades

 

Dependendo do tipo de empresa que você vai abrir, o processo de legalização é muito simples. Por exemplo, se pretende atuar sozinho ou com a ajuda de apenas um funcionário e se o faturamento anual previsto não ultrapassar R$81 mil você pode se legalizar com MEI. 

 

Todo o processo é feito pelo Portal do Empreendedor e é realizado em alguns minutos. Mas lembre-se: devido à quantidade de funcionários e o limite de faturamento, essa é uma opção para quem está começando a empreender. 

À medida que o negócio crescer você deve se adequar aos diferentes tipos de regime tributário. Pois, além de estar dentro da lei, você poderá contar linhas de crédito facilitadas e pagamento de menos impostos, dentre outras vantagens de se legalizar o negócio da maneira correta.

 

7. Aposte no digital para divulgar seu negócio

 

Por fim, nossa última dica sobre como empreender do zero é apostar no digital para divulgar o seu negócio antes mesmo do primeiro produto ser vendido ou serviço ser oferecido. Para isso, comece com um perfil nas redes sociais e planeje o tipo de conteúdo que será compartilhado.

 

Se for necessário, crie um site ou blog para reforçar suas estratégias digitais. Para escalar seu negócio, aposte em anúncios pagos. Lembrando que o seu negócio for local, não deixe de apostar também nas estratégias offline, como divulgação em revistas e por meio de flyers.

 

Agora que você já sabe como empreender do zero, está na hora de começar a agir. Então, não perca mais tempo e dê seu primeiro passo. Para te ajudar, criamos um curso sobre empreendedorismo. Com ele, você será capaz de desenvolver habilidades e competências para ter um negócio bem-sucedido. 

 

Venha conhecer nosso Curso Online Grátis de Empreendedorismo! Aproveite para conferir também nosso catálogo repleto de cursos de administração gratuito EAD para você desenvolver habilidades e competências onde estiver.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos