Como fazer uma apresentação de slides simples, bonita e eficiente?

[Como fazer uma apresentação de slides simples, bonita e eficiente?]

Fazer uma apresentação de slides é algo muito comum devido ao avanço tecnológico, além do fato de que este recurso pode ser usado para os mais variados fins.

 

No entanto, poucas são as pessoas que usam essa ferramenta da melhor forma, gerando um conteúdo de qualidade e que realmente vai ajudar na explicação.

 

Se você quer ser uma delas, esse conteúdo é perfeito para você! Por meio dele, você acompanha com O GINEAD as melhores dicas de como fazer apresentação de slides simples, bonita e efetiva! Continue lendo e veja como!

 

Se inspire em outros layouts para criar algo único

 

A inspiração é o ponto inicial para criar algo único e de alta qualidade, mas lembre-se que existe diferença entre usar inspiração e copiar algo feito por outras pessoas!

 

Então a melhor forma de agir é buscar referências que atraiam a sua atenção, entender o motivo que torna aquela apresentação tão incrível e aplicar na que você está criando.

 

O mais recomendado é não usar templates ou modelos prontos da Internet, a menos que seja uma padronização da empresa que você trabalha, ok?

 

E para buscar referências, você pode usar as redes sociais e sites como o Behance ou Pinterest, entre outros que podem te ajudar nessa etapa.

 

Priorize a parte superior do slide

 

Mesmo que sem intenção, o nosso cérebro dá foco para informações e elementos que estão no topo do que estamos vendo. Consequentemente, a parte do meio, laterais e a parte inferior do slide recebem menos atenção.

 

E é por esse motivo que você deve colocar o que é de mais importante no topo da página em questão, garantindo que a mensagem será transmitida com a maior eficácia possível.

 

Menos textos a cada slide

 

Não é raro encontrar pensamentos de que, quanto mais texto um slide tiver, mais informativo ele será. Mas este é um erro gravíssimo que algumas pessoas ainda cometem!

 

Se a sua apresentação é recheada com enormes blocos de texto, é muito comum que as pessoas não queiram lê-lo e não o considerem importante, além de geralmente demonstrar que você não domina o assunto que está tratando. Além disso, pode fazer com que você apenas o leia, em vez de explicar e conseguir se soltar mais.

 

Logo, a ideia é que sejam usados os bullet points para destacar os principais tópicos a cada slide enquanto você aprofunda cada um deles conforme necessário, prendendo a atenção dos ouvintes.

 

Mais imagens (de alta qualidade!)

 

Somado à dica anterior, invista em elementos visuais como as imagens! Elas são ótimas para transmitir a sua mensagem, enriquecer, dar beleza e até mesmo para reforçar o que você deseja passar para as outras pessoas!

 

Prefira imagens com licença gratuita, que podem ser encontradas em diversos bancos de imagens, e lembre-se de sempre optar por elementos de alta qualidade e aquelas que transmitem exatamente o que você quer passar!

 

Feito isso e reduzindo os textos, seu slide já fica muito mais bonito e chama muito mais atenção, de uma forma totalmente positiva.

 

Use uma paleta com cores compatíveis

 

Não tente abranger todas as cores disponíveis! Isso pode atrapalhar a mensagem que você quer passar ou, por vezes, chamar atenção apenas para a coloração dos slides e tirar o foco do que você está falando.

 

A dica aqui é usar tons complementares e compatíveis, ajudando a reforçar a sua mensagem.

 

O lado bom é que existem boas ferramentas na Internet que podem te ajudar a encontrar cores que combinam. Para isso, você pode procurar pelo Color Hunt ou pelo Adobe Colors, criando o melhor arranjo!

 

Animações são boas, mas não em excesso

 

Tal qual as imagens, você pode optar por GIFs, aumentando a dinâmica e a interatividade nos seus slides. Essa é outra ótima maneira para distinguir uma boa apresentação das comuns.

 

O grande ponto de atenção, porém, é para não exagerar e selecionar adequadamente, evitando um amontoado de sons e movimentos. O motivo para esse cuidado é que isso, por si só, pode distrair as pessoas e atrapalhar o entendimento do que está sendo falado.

 

Cuidado com vídeos longos

 

Vídeos também têm sido ótimas saídas para explicar temas, dependendo do grau de complexidade. Mas cuidado para não escolher elementos que sejam muito longos!

 

É claro que isso depende do contexto que a sua apresentação está inserida. Por exemplo, um vídeo de 5 minutos sobre um tema muito complexo e de difícil compreensão, repleto de termos técnicos, pode apenas fazer com que as pessoas esqueçam o que você está falando ou percam o foco.

 

O tamanho pode ser outro problema quando analisado o peso do vídeo — principalmente se forem usadas ferramentas online para a criação dos slides. Dependendo do quão grande for o arquivo, é possível que demore muito a carregar, contribuindo para as pessoas dispersarem sua atenção.

 

Retome os principais pontos no último slide

 

A melhor finalização possível para uma apresentação é, sem dúvidas, uma recapitulação de tudo o que foi apresentado durante a aula ou palestra.

 

Assim, você contribui para as pessoas fixarem o tema na cabeça, revisando as informações e até mesmo fazendo novas anotações que ajudarão no entendimento.

 

Uma boa dica aqui é, nesse momento, abrir para tirar dúvidas ou incentivar que as pessoas participem. Isso torna tudo mais dinâmico e evita que alguém entenda incorretamente um tema.

 

Finalizou? Revise os textos!

 

Após terminar de escrever todos os trechos do texto — lembrando de não exagerar! —, revisar é a melhor forma de garantir que não existem erros.

 

Aqui, falamos sobre erros gramaticais, ortográficos, de concordância ou até mesmo sobre o tema, no sentido de serem apresentadas informações erradas ou alguma ficar faltando.

 

A revisão serve como uma análise minuciosa mesmo, onde você vê se tudo está como deveria ou se não. Se não estiver, ainda bem que você viu em tempo hábil para corrigir!

 

Este ponto é fundamental, pois um erro de gramática, por exemplo, pode tirar a atenção de quem está escutando. Preste bastante atenção nisso!

 

Se prepare contra possíveis imprevistos

 

Muito provavelmente você conhece alguém que usa o PowerPoint online, ou outras ferramentas virtuais do tipo, e não há nada de errado nisso, ok? Apenas lembre que existem algumas situações inesperadas que podem surgir.

 

Por exemplo, e se a Internet não estiver disponível por alguma razão? Para evitar não ter o que apresentar, a melhor forma de agir é ter algum backup! Então mesmo que você tenha utilizado o recurso pela web, baixe o arquivo para abri-lo manualmente se for necessário, tudo bem?

 

Quer melhorar ainda mais? Invista em um curso na área!

 

Se mesmo com essas dicas que trouxemos você ainda quiser saber mais, e melhor, sobre como fazer slides de qualidade, que serão totalmente eficientes na proposta de ajudar a compor a sua aula, palestra ou apresentação de resultados, os cursos são uma ótima ferramenta!

 

Seja por meio de formações gratuitas ou não, você pode aprender todos os conceitos e como usar corretamente o software, sempre visando a criação do melhor material possível.

 

Aqui no GINEAD, temos um Curso Online Grátis de PowerPoint Básico! Se ficar interessado, dê uma passada em nosso site e veja como podemos te ajudar a fazer os melhores slides!

 

E para mais dicas que vão te ajudar no seu dia a dia, confira o nosso blog e veja tudo o que temos separado para você por lá.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos