O que é e como melhorar o marketing pessoal

[O que é e como melhorar o marketing pessoal]

A ascensão no mercado de trabalho nem sempre depende apenas da qualificação do profissional. Em muitas ocasiões, saber demonstrar e promover seu talento é tão importante quanto a capacidade técnica.

 

É aí que entra o chamado marketing pessoal, uma espécie de “publicidade” destinada a promover a si próprio, realçando suas qualidades e atributos e, assim, se destacando em sua atividade e frente aos “concorrentes”. Trata-se de uma estratégia fundamental para quem almeja subir na carreira.

 

Mas como desenvolver o seu marketing pessoal e jogar luz sobre suas habilidades e competências de maneira a chamar a atenção de seus superiores e, até mesmo, de outras empresas que buscam novos talentos para suas equipes? É disso que vamos tratar nesse artigo. Continue a leitura!

 

 

O que é marketing pessoal?

 

Marketing pessoal são estratégias e ações que o profissional adota para melhorar e valorizar sua imagem no ambiente de trabalho.

 

Não se trata apenas de aparência. O marketing pessoal trabalha aspectos importantes como:

 

- bom relacionamento interpessoal;
- comportamento pró-ativo;
- capacidade de desenvolver networking;
- disposição para compartilhar conhecimento técnico.

 

Dessa forma, o profissional busca se destacar e se diferenciar frente a seus colegas e lideranças em seu ambiente de trabalho, visando alavancar sua carreira.

 

Para alcançar os resultados, o marketing pessoal se caracteriza pela exposição do indivíduo e valorização de suas habilidades e competências, sem adotar estratégias de caráter autopromocional, que se caracterizam por ações verbais explícitas que, muitas vezes, visam fazer comparações descabidas e desmerecer outras pessoas.

 

 

Que benefícios o marketing pessoal traz?

 

Uma premissa para que o marketing pessoal seja eficiente é o profissional conhecer seus pontos fortes e fracos. Isso permite que ele possa aperfeiçoar suas principais qualidade, ao mesmo tempo em que busca desenvolver soluções que possam corrigir suas fraquezas.

 

A partir dessa consciência, as estratégias de ação relacionadas ao marketing pessoal podem ter vários objetivos. Entre os principais, estão:

 

1) Atrair atenção para o seu trabalho

 

Diante da presença de tantos profissionais qualificados, é importante que a pessoa saiba valorizar e destacar claramente no Curriculum Vitae e nas mídias sociais suas qualificações, competências e habilidades.

 

Isso é fundamental especialmente ao buscar um novo emprego, a fim de chamar a atenção dos recrutadores.

 

2) Valorizar o histórico profissional

 

A apresentação de suas habilidades técnicas, criativas e comportamentais pode ser feita por meio da criação de portfólios.

 

Assim, as empresas interessadas na contratação de um profissional da sua área conseguem perceber e entender melhor o padrão de qualidade do seu trabalho antes de chamá-lo para uma entrevista presencial, o que aumenta significativamente as chances de ser contratado.

 

3) Conquistar a confiança de empresas e clientes

 

Ao fazer um bom marketing pessoal, o profissional não se limita a vender uma boa imagem ao mercado.

 

Muito mais do que isso, passa credibilidade em relação às suas habilidades e competências, aumentando a confiança no trabalho que desenvolve e nos bons resultados que alcança, abrindo novas portas para oportunidades futuras.

 

 

Dicas para construir um bom marketing pessoal

 

A construção de um marketing pessoal eficiente depende da adoção de uma série de estratégias.

 

Confira algumas das ações que irão dar visibilidade positiva ao profissional de qualidade que você é!

 

1) Definir um objetivo

 

O que você deseja? Ser contratado por uma empresa? Ser promovido? A partir dessa definição, trace os passos necessários para alcançá-lo.

 

2) Melhorar as habilidades de comunicação

 

Expressar-se de maneira clara e objetiva, em bom português, é importante para conquistar seu espaço no ambiente de trabalho. O mesmo vale para a comunicação escrita, em que deve prevalecer a linguagem sem erros gramaticais e de ortografia.

 

3) Buscar qualificação profissional

 

As habilidades comportamentais são essenciais para se destacar no ambiente de trabalho, mas elas de nada adiantam se as competências e o conhecimento técnico não estiverem em dia e atualizados.

 

Por isso, busque sempre realizar cursos presenciais ou online que agreguem mais valor e capacitação ao seu currículo.

 

4) Cuidar bem da aparência

 

Não se trata de usar roupas caras e de grife. A ideia é estar sempre bem trajado, atendendo às exigência do que o local de trabalho exige, e, principalmente, cuidar bem da higiene pessoal, com cabelos bem penteados, barba bem feita e um perfume suave.

 

No caso das mulheres, as dicas incluem o uso de roupas discretas sem serem provocantes, além de uma maquiagem que valorize o rosto.

 

5) Trabalhar bem em equipe

 

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais valorizadas e necessárias nas empresas.

 

Trata-se de uma habilidade que demonstra a capacidade da pessoa em ser flexível, adaptável e com disposição para manter bons relacionamentos interpessoais com os colegas e lideranças.

 

6) Demonstrar empatia

 

Quando o profissional demonstra ser capaz de “se colocar no lugar do outro”, seja um colega de trabalho ou um cliente, ele revela a sua disposição em resolver os problemas da melhor forma possível, o que é uma qualidade extremamente positiva para a sua imagem.

 

7) Construir uma boa imagem nos canais digitais

 

As redes sociais são cada vez mais uma realidade na vida das pessoas, a ponto de os recrutadores, gestores de empresas e colegas de trabalho verificarem os perfis do profissional para poder conhecê-lo melhor, inclusive do ponto de vista pessoal.

 

Por essa razão, é preciso saber construir uma imagem positiva nas redes. é importante dar destaque a postagens que valorizem a família, um relacionamento amoroso saudável, confraternizações com amigos sem excessos, conquistas acadêmicas, trabalhos voluntários e tudo o mais de positivo que puder ser agregado à sua imagem.

 

8) Mostrar que sabe resolver problemas

 

Saber resolver problemas e apontar soluções criativas representam habilidades que as empresas buscam em seus colaboradores.

 

Mas, para efeito de marketing pessoal, é importante que o profissional seja claro e objetivo ao apresentar algum ponto de melhoria a seus superiores, com argumentos consistentes que levem efetivamente à sua implantação. Isso vai aumentar a percepção de valor que as lideranças têm a seu respeito.

 

9) Demonstrar comprometimento

 

O comprometimento com as tarefas e responsabilidades é essencial para construir uma imagem positiva na empresa.

 

Isso vai desde o cumprimento de horários e prazos de entrega, até sua postura em relação aos objetivos da empresa e a respeito de sua disponibilidade para cumprir não apenas as atribuições atuais, mas também estar disposto a assumir novas tarefas e desafios.

 

10) Desenvolver networking

 

O profissional que deseja ascender deve estar sempre pronto a conhecer novas pessoas dentro da sua área.

 

Para isso, vale participar de eventos externos relacionados ao segmento, trocar cartões de visita, seguir profissionais de destaque nas redes sociais (especialmente no Linkedin), comentar postagens de maneira relevante e, com isso, começar a ser notado e lembrado.

 

 

Invista em conhecimento para melhorar sua imagem profissional

 

Uma das melhores maneiras de construir um bom marketing pessoal, de maneira a permitir que se conquiste um aumento salarial ou novas oportunidades profissionais mais vantajosas, é investir na aquisição de conhecimento.

 

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