Como melhorar a oratória e a comunicação? 7 dicas essenciais

[Como melhorar a oratória e a comunicação? 7 dicas essenciais]

Sabe aquele professor incrível, que dá uma aula super envolvente e que mantém a turma acordada mesmo sendo uma matéria difícil e complicada?

 

E aqueles artistas de palco que são verdadeiros mestres em conquistar a atenção da plateia do primeiro ao último minuto do espetáculo?

 

Mas, afinal, por que algumas pessoas são magistrais ao falar em público, ao contrário de outras?

 

A resposta está no domínio da oratória, ou seja, a capacidade de se comunicar perante várias pessoas de forma clara, objetiva e espontânea, cativando e transmitindo credibilidade aos ouvintes.

 

Para muitos, falar bem é uma habilidade natural, daí a sua facilidade.

 

No entanto, a oratória é uma competência que pode ser adquirida por qualquer pessoa por meio de treino e domínio de técnicas adequadas, elevando a outro patamar o seu poder de comunicação.

 

Mas como desenvolver essa capacidade de falar em público?

 

Fique com a gente neste artigo para saber mais sobre como melhorar a oratória, bem como entender a importância e os benefícios que desenvolver a capacidade de se comunicar bem diante de outras pessoas pode trazer para a sua vida profissional.

 

O que é oratória e qual é a sua importância?

 

Oratória pode ser entendida como a habilidade de falar em público de maneira eloquente e espontânea, imprimindo clareza, fluidez e credibilidade ao discurso, previamente elaborado com o objetivo de, dependendo da situação, informar, entreter ou influenciar a audiência.

 

Dessa forma, desenvolver a capacidade de oratória apresenta-se como uma necessidade real que deve ser desenvolvida por profissionais de todas as áreas, uma vez que, ao se comunicar bem diante do seu público, demonstram que se sentem seguros e confiantes em relação à mensagem que estão transmitindo. 

 

Entre as situações em que a oratória se faz necessária, estão:

 

  • reuniões de trabalho;
  • apresentação de projetos;
  • negociação com clientes;
  • venda de produtos e serviços;
  • entrevista de emprego e busca por promoção;
  • entre outras.

 

Da mesma forma, desenvolver a habilidade da oratória traz benefícios importantes ao profissional, tais como:

 

Inspira confiança nos interlocutores

 

A mensagem ganha credibilidade quando a pessoa fala de maneira calma e objetiva, demonstrando que possui conhecimento legítimo a respeito dos fatos apresentados.

 

Desenvolve poder de persuasão

 

A boa oratória aumenta a capacidade de persuasão do profissional. Ao mostrar pleno domínio sobre os argumentos de sua mensagem, o orador transmite segurança e gera empatia junto à audiência, tornando mais fácil o convencimento e adesão às suas ideias.

 

Melhora o relacionamento interpessoal

 

Quando o profissional possui uma boa capacidade de comunicação, as relações de trabalho com os líderes, colegas e subalternos tornam-se mais fluidas e transparentes, uma vez que há clareza nas mensagens, sem ruídos ou mal entendidos.

 

Como melhorar a oratória e tornar-se um bom comunicador

 

Desenvolver a capacidade de oratória é algo que deve ser construído ao longo do tempo, respeitando as características individuais de cada pessoa.

 

Existem técnicas e treinamentos que aceleram o processo. Mas, da mesma forma que acontece na conquista de outras competências, as características e habilidades individuais determinam a velocidade com que se alcança o objetivo.

 

Nesse contexto, o profissional deve ter calma e respeitar seus limites pessoais. O importante é estar determinado a tornar-se um bom orador.

 

As dicas a seguir irão ajudá-lo em seu objetivo de melhorar a oratória. Confira!

 

1. Busque o autoconhecimento

 

A dificuldade de falar em público normalmente tem origem em características pessoais da sua personalidade, como, por exemplo, timidez, vergonha ou até mesmo medo de expressar suas ideias.

 

Busque em você mesmo as raízes desse tipo de comportamento e procure enfrentá-las, encontrando formas de amenizar cada uma delas.

 

E, mais importante ainda, conscientize-se de que as outras pessoas convivem com “problemas” semelhantes em relação a elas próprias. Isso faz com que não existam razões racionais para manter-se introvertido.

 

2. Conheça o seu público

 

Saber quem é o público-alvo da sua mensagem é fundamental para garantir que a narrativa chegue à audiência da maneira como se espera.

 

Ao conversar com as pessoas utilizando a linguagem que elas praticam e que as deixam confortáveis, você cria conexão com esse público, assegurando que o conteúdo seja bem assimilado e absorvido.

 

3. Planeje e construa os argumentos da sua mensagem

 

Você precisa transmitir segurança em relação ao assunto do seu discurso para gerar credibilidade junto à audiência.

 

A mensagem somente será “comprada” pelo público se as pessoas perceberem que existe fundamento em toda a sua argumentação.

 

Por isso, estude bastante o tema em questão, organize a apresentação de forma lógica e demonstre à plateia que você sabe do que está falando.

 

4. Treine diante do espelho

 

A boa oratória exige treino! Por isso, não hesite em treinar diante do espelho após elaborar um roteiro detalhado da apresentação.

 

Se puder, convide um amigo de confiança para assistir e até mesmo grave o ensaio. Dessa forma, você poderá identificar pontos que podem ser melhorados, aumentando sua segurança para quando o “grande momento” chegar.

 

5. Respire corretamente

 

A respiração é uma aliada poderosa da boa oratória. Se a pessoa se apresenta de maneira ofegante e engolindo palavras por não respirar direito, irá provocar grande desconforto na plateia, arruinando completamente a mensagem, por melhor que ela esteja construída.

 

Fazer exercícios respiratórios nos dias que antecedem a apresentação ajudam a relaxar a tensão, pois eles mostram como soltar o ar gradativamente, sem que os músculos da garganta se contraiam.

 

6. Mantenha a postura e controle a linguagem corporal

 

O corpo fala tanto quanto a nossa boca! Por essa razão, é fundamental tomar certos cuidados para que não se perca a espontaneidade.

 

Durante a apresentação, adote uma postura ereta, com os ombros relaxados, para demonstrar tranquilidade. Procure se movimentar (sem exageros) pelo espaço, sem ficar estático em único lugar.

 

Além disso, muito atenção à linguagem corporal, evitando movimentos como:

 

  • Cruzar os braços - transmite a sensação de que o orador está criando uma barreira que dificulta a comunicação.
  • Morder os lábios - denota medo e ansiedade.
  • Revirar os olhos - é uma demonstração de impaciência ou de estresse.
  • Coçar o nariz - indica que você está mentindo.
  • Olhos nos olhos - aqui vale o meio termo. Contato visual em demasia pode ser interpretado como intimidação. Por outro lado, não olhar nos olhos da plateia é um sinal de que não está falando a verdade ou quer sair logo da conversa.

 

7. Faça um curso de oratória

 

Como foi dito anteriormente, melhorar a oratória consiste em desenvolver uma habilidade comportamental, mas também passa pelo aprimoramento técnico da competência.

 

Por essa razão, um bom curso de oratória irá apresentar a você uma série de técnicas específicas que irão ajudá-lo no desenvolvimento da arte e da ciência de falar bem em público.

 

Conheça o curso de Comunicação e Oratória do GINEAD

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece o curso online grátis de Comunicação e Oratória.

 

O conteúdo foi especialmente elaborado por especialistas visando atender às necessidades de profissionais que necessitam falar bem em público em seu ambiente de trabalho.

 

O curso é 100% online, sendo que suas 30 horas-aula estão divididas em quatro módulos:

 

  1. Introdução à Oratória
  2. Etiqueta Pessoal e Comportamento no Ambiente de Trabalho
  3. Postura e Comunicação ao Telefone
  4. Técnicas de Oratória e Dicção

 

O GINEAD é uma das maiores instituições de ensino à distância do Brasil, com mais de 400 cursos livres em diversas áreas do conhecimento.

 

Os cursos são totalmente gratuitos e, ao final, o aluno pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

 

Venha para o GINEAD e adquira conhecimento para acelerar os passos da sua carreira!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos