Como promover seu desenvolvimento pessoal e profissional?

[Como promover seu desenvolvimento pessoal e profissional?]

Se você está preocupado com o seu desenvolvimento, então certamente você está em busca de crescimento e evolução.

 

Mas dá para ser mais específico! Se o objetivo é desenvolvimento em sua vida pessoal, você quer aumentar suas capacidades individuais, ou melhor, suas habilidades comportamentais.

 

Já no lado profissional, o desenvolvimento também se faz necessário para quem deseja progredir na carreira. Aqui, as competências técnicas, aliadas a algumas habilidades comportamentais mais específicas e voltadas ao ambiente de trabalho, têm que merecer toda a atenção.

 

Mas como tornar isso possível e experimentar de fato o crescimento e a evolução na vida pessoal e na profissional? É sobre isso que vamos tratar neste artigo! Continue com a gente!

 

Esforço, foco e determinação: os ingredientes para quem deseja se desenvolver na vida!

 

O caminho para o sucesso que se almeja é construído aos poucos, por meio do desenvolvimento na vida pessoal e, também, na profissional.

 

É um caminho longo que pode ser comparado a uma maratona: a energia deve ser despendida ao longo do caminho nas doses certas, nunca de uma vez no início da jornada, sob o risco de não ter força suficiente para chegar ao final.

 

Mas o que é preciso estar atento e fazer para que o caminho do desenvolvimento pessoal e profissional aconteça da melhor forma?

 

Vamos conferir a seguir!

 

1)  Foque nos objetivos, mas não esqueça dos desafios:

 

Não tenha medo de sonhar, por maiores que sejam os seus sonhos. No entanto, é importante não se esquecer que todas as conquistas são acompanhadas de desafios que devem ser superados desde o primeiro momento.

 

Para ter uma melhor dimensão do que vem pela frente, escreva qual é o sonho a ser atingido, mas também descreva em detalhes quais são os desafios que irá enfrentar até alcançar o objetivo.

 

Dessa forma, você irá visualizar que, mesmo que o seu sonho seja grande, existem diversos pequenos desafios que precisam ser ultrapassados até chegar ao destino final.

 

2) Identifique os objetivos intermediários para se chegar ao objetivo final:

 

A metáfora da maratona é válida aqui. Você quer concluir os 42 km da corrida, mas só chegará à linha de chegada depois que superar a marca dos 10, 20, 30 e 40 km. Não existe outra forma de fazer isso.

 

É preciso identificar as etapas intermediárias necessárias para alcançar o objetivo final, encontrando as melhores maneiras de superar cada uma delas.

 

E isso somente é possível através do desenvolvimento pessoal e profissional conquistado por meio de atitudes voltadas ao crescimento, tais como o aperfeiçoamento de habilidades e competências, e o aproveitamento de oportunidades e de contatos profissionais que compõem um bom networking.

 

3) Seja pró-ativo e faça acontecer:

 

Agora que você conhece seus objetivos e desafios, é hora de planejar as ações de desenvolvimento que permitirão a sua realização. Por exemplo:

 

- encontre os cursos que farão você acumular conhecimento;
- busque formas de colocar em prática o que aprendeu;
- encontre pessoas com interesses semelhantes com quem possa trocar ideias e experiências;
- seja pró-ativo no seu trabalho de maneira a realizar tarefas que irão provocar novos aprendizados, ao mesmo tempo - em que farão com que você se destaque naquele ambiente;
- não deixe de cuidar da sua saúde, por meio de boa alimentação e atividade física regular.

 

Todas essas ações intermediárias são necessárias para que se alcance o objetivo final.

 

4) Busque sempre o autoconhecimento:

 

O autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa para o desenvolvimento pessoal. Procure identificar suas virtudes e defeitos, buscando encontrar formas de potencializar as qualidades e desenvolver os pontos fracos.

 

Entenda que determinadas habilidades comportamentais, como ser um bom ouvinte, podem ser muito úteis no ambiente de trabalho, pois demonstram engajamento e disposição para atuar em equipe.

 

Da mesma forma, se você é uma pessoa comunicativa e de fácil interação em sua vida social, transporte essa característica para o ambiente de trabalho e construa relacionamentos que irão pavimentar gradativamente o seu futuro profissional.

 

5) Desenvolva um plano de carreira

 

É importante se dedicar às pequenas metas que se colocam no curto e médio prazo, mas não se esqueça do objetivo maior que está lá na frente.

 

Para que tudo aconteça de maneira mais eficiente e o seu desenvolvimento profissional seja mais rápido, elabore um plano de carreira, detalhando as ações que devem ser realizadas ao longo do tempo.

 

Lembre-se que esse planejamento não pode ser engessado. Realize os ajustes e mudanças necessárias conforme objetivos forem alcançados ou imprevistos se interponham no caminho, de maneira a superá-los sem grandes sacrifícios.

 

Tudo isso é fundamental para manter o foco nos objetivos finais!

 

Invista sempre em aprendizado e conhecimento

 

Estar sempre em busca de novos conhecimentos é uma das virtudes mais importantes dos profissionais que se destacam no mercado de trabalho.

 

Ao investir em diferentes formações, você não está apenas enriquecendo o seu Curriculum vitae. Está agregando experiência à sua bagagem pessoal e profissional, aquela mesma que você deseja demonstrar às empresas nas quais você tem interesse em atuar.

 

Cursos de graduação e de pós-graduação são muito importantes, mas existem outras modalidades de ensino que também podem agregar muito conhecimento, ampliando suas perspectivas de colocação.

 

Cursos livres online relacionados a habilidades comportamentais e competências profissionais podem ser muito úteis na jornada em busca de novos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância é uma plataforma de cursos livres online que oferece mais de 400 títulos relacionados a todas as áreas do conhecimento.

 

Todos os cursos são gratuitos para matrícula e acompanhamento das aulas e, ao final, após aprovação em um teste de avaliação, o estudante pode solicitar seu Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento é reconhecido em todo o território nacional e pode ser anexado ao seu currículo, comprovando o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas.

 

Então, não perca mais tempo! Matricule-se no GINEAD e dê um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos