Qual é a importância da Educação Física para crianças, jovens e adultos?

[Qual é a importância da Educação Física para crianças, jovens e adultos?]

Você certamente se lembra das aulas de Educação Física na escola, certo? Muitos as achavam divertidas e estimulantes, outros, nem tanto.

 

Mas o fato é que a Educação Física é uma das disciplinas mais importantes do currículo escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

Não tanto pelos ensinamentos a respeito de regras dos diferentes esportes ou do jeito certo de fazer um ou outro movimento durante uma partida de futebol, vôlei ou basquete.

 

A Educação Física escolar tem objetivos mais profundos por trás das aulas.

 

Ela é um importante instrumento pedagógico para desenvolver nas crianças e adolescentes atributos como espírito de equipe, convivência em grupo, compreensão e respeito às diferenças, solidariedade, cooperação, respeito ao próprio corpo e dos colegas, disciplina em relação a normas, competitividade sadia, entre outros conceitos de cidadania.

 

No entanto, os fundamentos da Educação Física ultrapassam os muros da escola e estão presentes em outros segmentos, como reabilitação de pacientes, ginástica laboral, recreação e, é claro, preparação física para a prática de esportes.

 

Neste artigo, você vai saber mais sobre o que é Educação Física e qual é a sua importância, conhecer o que é preciso para ingressar na área e tornar-se um educador físico. Continue a leitura!

 

 

O que é Educação Física?

 

A Educação Física é uma área do conhecimento que visa a promoção, prevenção, manutenção e reabilitação da saúde física e mental das pessoas, buscando também a melhoria da sua qualidade de vida.

 

Trata-se, portanto, de uma disciplina que estuda o ser humano de maneira integral, de maneira a abranger toda a complexidade dos aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e sociais dos indivíduos.

 

A face mais conhecida da Educação Física é aquela em que surge como disciplina escolar.

 

No entanto, ao longo dos últimos anos, vem conquistando espaço junto a públicos de todas as idades e em diferentes locais.

 

Além dos ambientes de práticas esportivas - como clubes e academias -, também marca presença em hospitais e clínicas de fisioterapia e recuperação física, que atendem pacientes com sequelas de alguma doença ou acidente.

 

Dessa forma, o profissional da área encontra diversas alternativas no mercado de trabalho: escolas infantis e dos níveis Fundamental e Médio; espaços de condicionamento físico e recreação para crianças e adultos; centros de reabilitação clínica; e até mesmo no segmento de turismo ecológico e de aventura.

 

 

Qual é a importância da Educação Física?

 

A Educação Física desempenha um papel fundamental na promoção da saúde física e mental. Através de práticas corretas e bem orientadas de exercícios físicos, essa disciplina contribui para fortalecer o organismo, prevenir doenças crônicas, controlar o peso, promover o equilíbrio emocional e melhorar o condicionamento físico. Ao investir na Educação Física, você estará priorizando o cuidado com o seu bem-estar de maneira abrangente.

 

Seja nas escolas, academias ou centros de reabilitação, os exercícios propostos pela disciplina têm o poder de trazer benefícios a cada pessoa individualmente.

 

Ao mesmo tempo, promove um senso de coletividade que estimula o pensamento crítico e a união do grupo para que as questões levantadas pelo educador sejam resolvidas em conjunto.

 

Assim, o foco das ações não se limita apenas aos aspectos físicos, uma vez que habilidades sociais são trabalhadas no sentido de desenvolver a boa convivência em sociedade e um estilo de vida saudável.

 

Entre os benefícios que a Educação Física proporciona, estão:

 

1) Desenvolvimento motor e cognitivo

 

As atividades propostas pela disciplina - como exercícios de ginástica e jogos com bastante movimentação do corpo, entre outros - estão os principais instrumentos que o educador físico utiliza para fortalecer a saúde física e mental dos alunos e outros praticantes.

 

Por meio deles, busca-se um melhor condicionamento físico e a prevenção de uma série de doenças, especialmente aquelas relacionadas ao sistema cardiovascular, como hipertensão, AVC e diabetes.

 

Da mesma forma, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono e promover uma sensação de bem-estar.

 

2) Socialização e cooperação

 

Desenvolver as habilidades de socialização e de boa convivência com as demais pessoas é outra das principais atribuições da Educação Física.

 

As atividades em grupo estimulam o espírito colaborativo, de solidariedade e de respeito às diferenças.

 

Tudo isso fortalece a consciência cidadã que deve ser construída e incentivada desde a infância, em busca de uma sociedade em que a harmonia esteja sempre presente.

 

Outros benefícios da socialização são o desenvolvimento da autoconfiança e do espírito esportivo. Nesse sentido, o sentimento de pertencimento a um grupo de pessoas com objetivos comuns é um fator de estímulo para o crescimento da autoestima pessoal.

 

3) Desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes

 

A Educação Física nas escolas possui um papel fundamental no desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social de crianças e jovens de até 17 anos.

 

Por meio da disciplina, os alunos realizam atividades individuais e em equipes, tendo sempre como pano de fundo elementos como empatia, responsabilidade, solidariedade, confiança (em si próprio e nos colegas) e senso de justiça, entre outros fundamentos responsáveis por moldar o caráter e a personalidade.

 

Da mesma forma, as práticas propostas colocam os estudantes para exercer diferentes papéis, como líderes, liderados e árbitros, em situações envolvendo desafios, competição e criatividade.

 

 

Quais são as áreas de atuação para a Educação Física?

 

Além das escolas, o profissional de Educação Física encontra oportunidades de trabalho em diversos outros locais onde pode construir sua carreira, dependendo de seus objetivos profissionais. Confira!

 

1) Academias e clubes de prática esportiva

 

Faz o acompanhamento e o treinamento de atletas ou de praticantes de diferentes esportes (coletivos e individuais) ou, ainda, de atividades essencialmente físicas, como yoga e danças.

 

2) Preparação física

 

Planeja e executa o trabalho de preparação física de atletas profissionais ou amadores, levando em consideração os objetivos esportivos e de ganhos de saúde, mas sem perder de vista os limites de cada indivíduo. O mercado de trabalho inclui clubes, academias e, até mesmo, atuação individual como personal trainer.

 

3) Reabilitação de pacientes

 

Clínicas de fisioterapia e de reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos ou que se recuperam de acidentes que tenham sua mobilidade comprometida são opções de mercado para o educador físico.

 

4) Recreação

 

O profissional pode trabalhar em clubes, centros de lazer e escolas, desenvolvendo e coordenando atividades recreativas e lúdicas, para públicos de todas as idades.

 

5) Ginástica laboral

 

Empresas de todos os segmentos e portes que possuem políticas e ações internas voltadas ao bem-estar dos funcionários contratam o educador físico para desenvolver os projetos, que visam, entre outros objetivos, diminuir os afastamentos por estresse e doenças laborais de esforço repetitivo.

 

 

Como ingressar no mercado de trabalho?

 

Para se tornar um profissional da área, é necessário concluir o curso de graduação de Educação Física, conforme determina o Ministério da Educação (MEC).

 

No entanto, para começar a dar os primeiros passos no sentido de se informar com mais profundidade sobre os fundamentos que norteiam a profissão, as habilidades e competências necessárias a um educador físico e as atividades que ele desempenha, o estudante interessado pode realizar cursos livres online sobre o tema.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece mais de 400 cursos gratuitos nas diversas áreas do conhecimento, entre os quais aqueles voltados à compreensão das atividades que fazem parte dos profissionais de Educação Física, especialmente nas escolas.

 

Conheça alguns deles:

 

Todos os cursos são gratuitos para matrícula e realização do teste final de avaliação.

 

Uma vez aprovado, o aluno pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, efetuando o pagamento de uma pequena taxa de emissão. O documento serve de comprovação do conhecimento adquirido, podendo ser anexado ao currículo do aluno.

 

Se interessou pela carreira de educador físico! Então, acesse os cursos do GINEAD e dê início a uma grande carreira!


 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos