Profissões em alta 2021: conheça quais são as tendências

[Profissões em alta 2021: conheça quais são as tendências]

Não é novidade que o mercado de trabalho está mudando. Afinal, diariamente são desenvolvidas novas tecnologias que alteram a forma de trabalhar, assim como, as necessidades da população.

 

Por exemplo, se há alguns anos parecia improvável usar aplicativo de celular para alugar um imóvel, atualmente, é cada vez mais comum. Isso porque estamos vivendo uma revolução tecnológica, portanto, o mercado segue tendências nesse sentido. 

 

Por isso, as profissões em alta para 2021 estão atreladas a tecnologias e relacionamento com o público. Mas, com o mercado repleto de mudanças, é comum que novos profissionais se sintam inseguros na hora de escolher uma carreira para seguir.

 

Da mesma forma, aqueles que já possuem uma profissão, têm buscado se atualizar quanto às demandas do mercado. Até porque, na mesma velocidade em que a tecnologia cria novas oportunidades, ela substitui algumas profissões. 

 

Entendendo a importância deste assunto, separamos aqui as principais tendências do mercado explicitando algumas das profissões em alta para 2021. O objetivo aqui é esclarecer tudo sobre o tema e te ajudar a escolher a profissão certa. Vamos lá?!

 

Qual a importância de conhecer as profissões em alta?

 

Escolher uma carreira ou mudar de profissão não é fácil. Dúvidas como: "Há um bom mercado para essa área? Alcançarei uma boa remuneração? Eu poderei ser substituído por um robô em breve?” - são comuns.

 

Afinal, com o passar do tempo, algumas profissões acabam sendo extintas, principalmente, cargos operacionais. Por outro lado, a tecnologia cria novas oportunidades para profissionais com mão de obra mais qualificada.

 

Além disso, é preciso se manter atualizado para não perder espaço dentro da profissão. Para isso, o trabalhador deve acompanhar as tendências. Por exemplo, um eletricista já pode começar a se especializar em manutenção de redes inteligentes. 

 

Para quem está começando agora é válido entender que o mercado brasileiro tem seguido tendências internacionais. As profissões em alta são aquelas que apresentam um elevado nível de qualificação, novas ideias e uso de tecnologia.

 

Por fim, as altas taxas de desemprego que marcaram 2020 motivaram diversos profissionais a buscarem novas oportunidades e carreiras. Para tanto, vale a pena conhecer as demandas da população e investir na melhor oportunidade. 

 

Quais são as profissões em alta para 2021?

 

Agora que já entendemos a importância de conhecer as profissões em alta para 2021, vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas. Acompanhe.

 

1. Profissionais de TI

 

É evidente que a pandemia acelerou a digitalização dentro das empresas. Como resultado, os profissionais da área da tecnologia estão em destaque e ganharam um papel importante na manutenção dos empreendimentos. 

 

Nesse sentido, os profissionais que dominam a computação em nuvem, infraestrutura de TI, gerenciamento e segurança de dados, foram peça-chave para possibilitar o trabalho home-office, assim como, o desenvolvimento da tecnologia em todos os setores dentro de uma empresa.

 

Outras vertentes da tecnologia da informação que têm feito sucesso são os desenvolvedores de software, sites e e-commerce. Esses profissionais são responsáveis por permitir automação de tarefas, divulgação da marca e de vendas online, respectivamente.

 

Um dos grandes desafios de atuar como profissional de TI é manter-se atualizado. Parar de estudar por seis meses já é tempo suficiente para ficar defasado, segundo o professor e diretor acadêmico da FIAP, Wagner Sanchez. Portanto, siga estudando por meio de cursos online

 

A boa notícia é que segundo uma pesquisa realizada pelo site Você SA, a variação salarial de 2020 para 2021 do cargo de analista de segurança sênior, por exemplo, pode crescer 19%. A remuneração dos profissionais mais experientes deve alcançar a marca de R$18.700,00.

 

Conheça alguns cursos online e gratuitos na área da tecnologia da informação.

 

2. Marketing digital e customer success 

 

A tecnologia também alterou a forma de vender e divulgar produtos e serviços. Não é à toa que o marketing digital tem sido usado como estratégia principal para conquistar novos consumidores. Da mesma forma, o atendimento tem sido cada vez mais personalizado. 

 

Isso porque os profissionais de marketing são capazes de desenvolver estratégias  direcionadas, objetivando atingir o consumidor na hora certa. Portanto, esses profissionais não contam o “achismo” e fazem uso de dados big data para desenvolver estratégias assertivas.

 

Dentro do marketing digital, também podem ser consideradas profissões em alta para 2021 o profissional de social media e o gestor de tráfego pago também são considerados profissionais em alta para 2021. Tudo isso demanda do profissional muita habilidade digital, análise de tendências e personalização de metas.

 

Outra carreira que merece destaque é a de customer success (sucesso do cliente, em português), muito comum em e-commerce. O papel desse profissional é proporcionar toda a assessoria necessária para que o cliente tenha uma excelente experiência de compra e seja fidelizado.

 

Conheça alguns cursos na área de marketing digital e atendimento ao cliente.

 

3. Professores online

 

Assim como o mercado e as empresas, a educação também tem se digitalizado. O ensino EAD, que já era uma tendência, se tornou ainda mais importante com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Com o isolamento social, a educação online se tornou o único caminho.

 

Portanto, o professor online entrou na lista das profissões em alta para 2021. A boa notícia é que não importa qual seja a sua especialidade, se você está apto para transmitir conhecimento sobre determinado assunto você pode se tornar um professor online.

 

Mesmo após o fim da pandemia, a educação online tem sido vista como uma excelente oportunidade de alcançar novos alunos e educar de forma prática e acessível. Não é à toa que o mercado de cursos online tem crescido, apresentando alto nível de ensino.

Conheça alguns cursos online e gratuitos na área da educação.

 

4. Engenharias

 

É esperado um reaquecimento das engenharias para o ano de 2021. As principais profissões em alta nesse setor são de engenharia ambiental, civil, hospitalar e engenharia 3D. A primeira está muito relacionada com os impactos ambientais causados pelo homem nos últimos anos. 

 

Portanto, o engenheiro ambiental atua visando conciliar a tecnologia com a preservação do meio ambiente. Já a engenharia civil foi favorecida pela queda da taxa Selic e, consequentemente, aquecimento do mercado imobiliário.

 

Ainda falando sobre construção civil, o engenheiro e arquiteto devem ser capazes de projetar ambientes em 3D apresentando experiências cada vez melhores para os seus clientes. Por fim, o engenheiro hospitalar usa a tecnologia para solucionar diferentes problemas hospitalares.

 

Para todas essas áreas é preciso também investir em um bom conhecimento em inglês.

 

Conheça mais algumas profissões em alta para 2021:

  • Influenciadores digitais (creators);
  • Assessores de influenciadores;
  • Coach e coach esportivo;
  • Desenvolvedor de dispositivos wearables;
  • Gestor financeiro e contábil;
  • Áreas da saúde física e mental, como: farmácia, enfermagem, medicina, terapeutas e psiquiatras.

 

Por onde começar?

 

Como vimos, as principais profissões em alta para 2021 são aquelas que envolvem relacionamento e criatividade. Mas, a escolha da carreira certa é pessoal. Portanto, vai depender dos seus objetivos e do seu perfil. 

 

Afinal, não só a remuneração importa. É preciso também colocar na balança com o que você gostaria de trabalhar. Sendo assim, avalie as principais profissões em alta 2021 e entenda o que faz mais sentido para você. 

 

O próximo passo é escolher se você irá cursar uma graduação na área ou se prefere começar por um curso profissionalizante. A nossa dica é que você entenda bem o campo de estudo escolhido. Para isso, uma boa opção é optar, a princípio, por um curso online na área. 

 

Atualmente, já existem excelentes instituições EAD, inclusive, que oferecem ensino gratuito. Além disso, a atualização do conhecimento também é fundamental para o sucesso, portanto, ao longo da carreira invista em cursos profissionalizantes online e gratuitos. 

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - por exemplo, é uma das maiores instituições de ensino online do país. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente e o aluno ainda tem a opção de emitir o certificado digital mediante ao pagamento de uma pequena taxa. 


Conheça agora os cursos online e gratuitos do GINEAD e conquiste qualificação profissional!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos