Como conseguir horas complementares?

[Como conseguir horas complementares?]

As horas complementares são uma exigência MEC (Ministério da Educação) e são importantes para formação profissional dos alunos. Como próprio nome diz, as horas complementares são atividades que devem ser realizadas paralelamente às outras responsabilidades acadêmicas.

 

A realização dessas atividades é obrigatória e, sem elas, o aluno não pode se formar. Isso porque as horas complementares estão previstas por lei, objetivando a valorização da experiência extra classe.

 

Quer saber mais sobre o assunto e como conseguir horas complementares? Então, papel e caneta e vamos às dicas!

 

Para que serve as horas complementares?

 

As horas complementares - também chamadas de atividades complementares ou horas extracurriculares ou ACC - objetivam que o estudante acesse outras fontes de conhecimento para complementar seu estudo. Dessa forma, há um enriquecimento do aprendizado.

 

A ideia é que essas horas sejam cumpridas ao longo da graduação e que sejam relacionadas com a área de estudo do aluno. Por fim, é importante que o estudante não deixe para cumprir as horas complementares somente no fim do curso, uma vez que isso pode retardar a sua colação de grau.

 

Como funcionam as horas complementares?

 

Cabe a cada instituição de ensino definir as regras que envolvem as horas complementares, como carga horária mínima e quais atividades serão aceitas. Mas, de maneira geral, diversas atividades podem usadas para cumprimento de tal carga horária.

 

Por exemplo, estágio não obrigatório, iniciação científica, monitoria, palestras, eventos acadêmicos, entre outros. Além disso, as atividades complementares podem ser cumpridas a distância, como através de um curso online gratuito. 

 

Para evitar contratempos, é válido que o aluno solicite na coordenação acadêmica orientações sobre o cumprimento das atividades complementares. Depois da realização de horas extracurriculares, o aluno deve entregar na coordenação declarações ou comprovações das atividades realizadas.

 

Existe limite para horas complementares?

 

É importante saber que as atividades complementares costumam ser classificadas em categorias. E para cada categoria existe um limite de horas que podem ser usadas como ACC.

 

Normalmente, as atividades complementares são divididas de acordo com as seguintes categorias: 

 

  • extensão, por exemplo cursos; 
  • pesquisa, por exemplo, iniciação científica;
  • ensino, como monitoria. 

 

Afinal, como conseguir horas complementares?

 

As horas complementares devem ser vistas como fonte de conhecimento e crescimento profissional. Mas, afinal, como conquistá-las? Continue a leitura e veja algumas maneiras de como conseguir horas complementares.

 

Palestras

 

As palestras são uma excelente forma para conquistar horas complementares. Esses eventos costumam ser apresentados por grandes profissionais da sua área de formação, por isso, a grande maioria das palestras são enriquecedoras e inspiradoras.

 

Além disso, em palestras é possível, inclusive, entrar em contato com outros profissionais da sua área e começar um network. Esses contatos podem ser de grande utilidade ao longo da sua carreira.

 

Iniciação cientifica

 

Segundo o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) a Iniciação Científica representa mais do que o início da formação de pesquisadores. Na verdade, a IC proporciona a construção de melhores profissionais em qualquer área de atuação.

 

Isso porque o projeto de pesquisa proporciona ao estudante um grande aprofundamento em uma área de conhecimento. Por isso, a iniciação científica proporciona mais do que horas complementares, ela pode mudar a visão do aluno.

 

Estágios não curriculares

 

Estágios não curriculares são aqueles que não fazem parte da grade de estudo obrigatória do aluno. Portanto, esse tipo de estágio é realizado com o objetivo de ganhar experiência profissional e conquistar horas complementares. 

 

Esse tipo de estágio é conquistado diretamente pelo aluno e deve ser remunerado. Além disso, o contrato deve ter duração de um a dois anos.

 

Busque por eventos estudantis

 

Muitas vezes a própria universidade oferece diversos eventos que podem ser usados como horas complementares. Por isso, busque participar de simpósios, seminários, semanas acadêmicas, entre outros eventos.

 

Além do mais, entre em contato com professores e colegas de classe e busque oportunidades para participar como ouvinte em bancas de monografia, conferências, congressos e muito mais. 

 

Curso online com certificado

 

Os cursos online com certificado têm sido muito procurados por alunos, uma vez que permitem a flexibilização do tempo de estudo. Além disso, alguns instituições têm oferecido esse tipo de curso gratuitamente, mas sem perder a qualidade do ensino.

 

Com ampla difusão do curso online, há uma grande variedade de áreas ensinadas nessa modalidade de ensino. Dessa forma, até mesmo estudantes de diferentes formações conseguem encontrar um curso que complemente seu estudo. 

 

É válido ressaltar que, geralmente, os cursos gratuitos são aceitos em todas as instituições desde que tenham relação com área de formação do aluno. Contudo, para que o curso possa ser usado como atividade extracurricular faz-se necessário a obtenção do certificado com a quantidade de horas estudadas.

 

Vale a pena fazer curso online e gratuito?

 

Sim! Dentre as grandes vantagens do curso online destaca-se a obtenção de conhecimento somado a flexibilização do tempo. Atualmente, existem excelentes escolas que oferecem cursos gratuitos e online com alto nível de ensino.

 

Dessa forma, por meio do curso online e gratuito, o aluno consegue obter horas complementares sem sair de casa. Além disso, esse curso se adapta a rotina do estudante, uma vez que pode ser realizado a qualquer hora.

 

Onde fazer curso online e gratuito para conseguir horas complementares?

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - é uma instituição de ensino que oferece cursos 100% online e gratuitos para estudantes de todo o Brasil. A metodologia da escola é excelente e todos os cursos possuem boas avaliações dadas pelos estudantes.

 

Os cursos são oferecidos em ambiente moderno e podem ser acessados quando e onde você precisar, desde que tenha acesso à internet. Além disso, os cursos são oferecidos com material didático online e ficam disponíveis para download ou impressão.

 

E tem mais: o GINEAD entende a rotina e o tempo de cada aluno, por isso, os estudantes podem concluir o curso em até 365 dias, sem compromisso com horário ou data. É válido ressaltar que o GINEAD é associada a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância).

 

Atualmente, o GINEAD já oferece mais de 230 cursos gratuitos em diferentes áreas de conhecimento. Com certeza, temos o curso certo para você! Conheça os cursos do GINEAD. Ah! Caso queira obter o certificado do curso, o aluno deve realizar o pagamento de uma taxa.

 

E aí? Está esperando o que? Conheça os cursos grátis e online oferecidos pelo GINEAD e comece a conquistar suas horas complementares.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos