Conheça 8 dicas para melhorar sua escrita

[Conheça 8 dicas para melhorar sua escrita]

O receio de escrever está presente em muitas pessoas. Isso pode se tornar um problema sério a ser resolvido, principalmente no caso de estudantes que estão se preparando para as provas do ENEM ou dos vestibulares, em que o peso da Redação na classificação final é muito alto.

 

Da mesma forma, profissionais que desejam subir na carreira sabem que a habilidade de se comunicar bem tanto na fala quanto na escrita é essencial para que possam crescer nas empresas.

 

Melhorar sua capacidade de escrever bem tem sido um desafio para você?

 

Então, continue com a gente nesse conteúdo, pois vamos te dar dicas valiosas para você praticar e melhorar sua habilidade de escrita!

 

 

Como melhorar a habilidade da escrita?

 

Não existe uma fórmula mágica para escrever bem. A escrita é uma habilidade que requer treino constante.

 

Sua prática deve ser diária, dando atenção a aspectos variados, como ortografia e gramática da Língua Portuguesa, encadeamento de ideias de forma lógica, utilização da linguagem culta em detrimento de termos coloquiais e gírias, desenvolvimento de um estilo de texto que seja agradável à leitura, entre outros.

 

Veja a seguir 8 dicas de como você pode melhorar sua comunicação escrita, para que esteja mais preparado a alcançar seus objetivos estudantis e profissionais. Confira!

 

1) Desenvolva o hábito de ler

 

O desenvolvimento da escrita começa com bons hábitos de leitura.

 

Ao consumir e devorar livros, jornais, revistas, artigos de blog, roteiros de filmes, entre tantos outros tipos de conteúdo, você passa a ter contato direito com o uso prático das normas gramaticais do idioma, a diferentes estilos de texto e a maneiras criativas de expressar idéias.

 

Tudo isso faz com que você enriqueça seu arsenal de conhecimento, para que possa colocar no papel seus pensamentos com mais desenvoltura.

 

Portanto, procure ler diariamente. Reserve um horário do dia para ler, de preferência em um local calmo e reservado, e desligue-se de outras coisas.

 

2) Pratique todos os dias

 

Como tudo na vida, somente a prática leva à excelência. Não é diferente com a escrita!

 

Portanto, se você quer escrever bons textos, pratique diariamente. Reserve alguns minutos do dia para escrever. Fique à vontade para redigir o que quiser: após ler uma notícia, escreva o mesmo conteúdo com suas próprias palavras; faça a redação de temas propostos em vestibulares de outros anos; escreva um diário com as atividades realizadas no dia; ou crie um blog sobre temas de seu interesse!

 

3) Seja crítico em suas leituras

 

Ao ler qualquer tipo de texto, dedique um tempo para analisar sua estrutura e identificar o que você gostou nele.

 

Que estilo, técnicas e recursos o autor utilizou? A ideia é que você entenda porque aquela obra chamou a sua atenção, para que você possa se inspirar nos textos que produzir dali em diante.

 

4) Escreva com clareza

 

Ao escrever, tente ser objetivo no texto, utilizando frases diretas (sujeito, verbo e predicado) e palavras simples, de fácil compreensão e que sejam do uso comum.

 

Fique tranquilo, pois a sofisticação da escrita virá com o tempo e a prática.

 

No momento da revisão, coloque-se no lugar de quem está lendo. A pessoa conseguirá entender tudo o que está ali? Por isso, procure eliminar sentenças e idéias dúbias, que possam deixar o leitor confuso.

 

5) Tenha em mente quem é o seu leitor

 

Procure ter em mente a quem seu texto se destina. Quem se interessa pelo tema que você está escrevendo? Onde o texto será publicado e lido?

 

Qual é a idade média dos leitores? Qual é o seu gênero? Esses são alguns elementos que você deve se questionar antes de escrever. Depois que isso estiver definido, escreva com uma linguagem apropriada para esse público.

 

6) Uma ideia em cada parágrafo

 

Parágrafos são uma das estruturas mais importantes de qualquer texto. Ele é responsável por dar um intervalo entre um assunto e outro, dentro de um mesmo tema.

 

Isso significa que, em um único parágrafo, não devem existir ideias que não se relacionem entre si. Isto é, deve haver uma ideia central, seguida de ideias secundárias que complementam o significado principal.

 

Se, ao escrever, você percebe que outra ideia central aparece, é hora de mudar de parágrafo.

 

Se, ao fazer a revisão final, perceber que a estrutura do texto foi comprometida pelo uso inadequado dos parágrafos, não tenha preguiça de reorganizar os diferentes trechos e, se necessário, reescrever todo o conteúdo.

 

Reescrever é um dos principais e mais eficientes exercícios para quem quer aprimorar sua escrita.

 

7) Evite o uso de generalizações

 

Usando um termo comum nestes tempos de redes sociais, não tente “lacrar” nos textos que escreve!

 

Quando você, por exemplo, atribui uma qualidade ou um defeito a um determinado grupo de pessoas, mesmo elas sendo diferentes entre si, automaticamente estará empobrecendo seu texto e incorrendo em erros ou acusações que você não pode provar.

 

É correto afirmar que “todas as pessoas irão morrer um dia". Mas não se pode dizer que “todas pessoas são ruins”, pois isso não é verdade.

 

Generalizações como essa tiram completamente a credibilidade do seu texto, prejudicando o desenvolvimento da sua habilidade de escrita!

 

8) Sempre revise seus textos

 

Antes de entregar seu texto para alguém ler ou publicá-lo no seu blog, faça uma revisão cuidadosa, lendo e relendo o que escreveu.

 

Você deve se atentar aos erros de ortografia e de gramática, principalmente quanto às concordâncias verbal e nominal.

 

Passada essa primeira camada, verifique se as ideias estão em uma sequência lógica e que, ao final, todo o conteúdo faça sentido para o seu leitor.

 

O texto deve trazer exatamente as ideias que você, como autor, deseja exprimir a seus leitores! 

 

Lembre-se de que todo e qualquer texto sempre pode ser melhorado! Então, use e abuse das revisões!

 

 

Conheça os cursos livres do GINEAD!

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância é uma das mais reconhecidas escolas de aprendizado online do Brasil, oferecendo mais de 400 cursos livres e gratuitos nas diversas áreas do conhecimento.

 

Ao se matricular em qualquer um dos cursos, além de ter acesso a um conteúdo de qualidade, você poderá praticar suas habilidades de escrita, fazendo resumos dos conteúdos e criando textos próprios relacionados ao tema que está estudando.

 

É ou não é uma grande oportunidade de aprimorar sua capacidade de escrever, permitindo que você tenha sucesso em seus desafios acadêmicos e profissionais!

 

Então, não perca mais tempo e venha para o GINEAD!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos